Unidade Curricular:Código:
Antropologia do Corpo, da Saúde e da Doença150ACSD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEstudos Culturais5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
1. Ser capaz de reflectir o corpo,bem como a sua componente simbólica, cultural e social e, na actualidade, sobre a sua «extensão» tecnológica.
2. Conhecer e compreender a dimensão holística da saúde.
3. Adquirir as bases teóricas e metodológicas de trabalho/investigação em Antropologia da saúde/doença.
4. Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidades que permitam discutir e avaliar a alteração de paradigma na análise da saúde e da doença, tanto nos espaços sanitários como nas comunidades sociais.
5. Conhecer e compreender as dimensões da estrutura social que influenciam a saúde
6. Provide students with knowledge to understand the social experience of the disease in its various dimensions.
Conteúdos Programáticos:
1. A Antropologia
1.1. Os conceitos.
1.2. Os fundamentos
1.3. Os métodos
2. A Antropologia do Corpo.
2.1 Perspetiva naturalista
2.2 Perspetiva construtivista
2.3 Perspetiva fenomenológica
2.4 Corpo e emoções; a dor e o sofrimento
2.5 O corpo como projeto.
2.6 O corpo e a tecnologia.
3. A experiência social da doença
3.1. A influência da estrutura social
3.1.1. o género
3.1.2. o ciclo vital
3.1.3. a classe social
3.1.4. a etnicidade
3.1.5. As crenças
3.1.6. estilos de vida e habitus incorporado
3.2. A doença «vivida»
3.2.1. A perspectiva interaccionista
3.2.2. O sentido de desordem material, quotidiana e biográfica
3.2.3. identidade deteriorada e estigma
3.2.4. A situação de deficiência
4. Políticas de saúde e desenvolvimento comunitário
4.1 Perspetiva estruturalista.
4.2 Perspetiva marxista
4.3 Perspetiva da nova direita
4.4 Novas tecnologias e sustentabilidade
4.5 A saúde/doença como espaço da cidadania.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade. 1 O seu conteúdo privilegia o aprofundamento dos conceitos básicos e fundamentos da Antropologia. Os discentes adquirem assim os conceitos básicos e um campo de reflexão mais vasto para a abordagem da problemática da saúde, da doença e do corpo.
Unidade 2 – O seu conteúdo contempla os grandes temas que tratam a relação entre o corpo, a doença, a e as expressões socioculturais, emocionais e simbólicas.
Unidade 3 – O seu conteúdo transmite aos discentes os principais problemas que enfrenta a sociedade na sua relação com a saúde. Tem-se em particular atenção a influência das estruturas sociais, bem como a experiência vivida da doença. Os discentes compreenderão assim a dimensão holistica da saúde.
Unidade 4 – O seu conteúdo dará atenção às teorias que informam as politicas sociais de acesso à saúde e a sua importância para o desenvolvimento comunitário e cidadania.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será baseada na realização de dois testes com a ponderação de 50% na nota final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Un.1 Método activo. A exposição teórica dos conceitos, fundamentos e métodos da Antropologia proporcionará aos discentes o conhecimento e competências necessárias para reflectirem sobre uma visão mais ampla sobre a saúde, sobre a doença e sobre o corpo, tendo em conta as dimensões social, cultural e política. Un. 2 Método activo. A exposição teórica das perspectivas sobre o corpo conferirá aos discentes o conhecimento e competência para a reflexão e posterior debate sobre as componentes simbólica, social e cultural Un. 3 Método activo. A exposição teórica de variáveis estruturais da saúde/doença e da experiência social destas em cada indivíduo proporcionará aos alunos o conhecimento e competência para refletir e debater depois esta dualidade. Un. 4 Método activo. A exposição teórica das perspetivas teóricas sobre as políticas de saúde proporcionará aos discentes o conhecimento e competência para posterior reflexão e participação em debate sobre as políticas de saúde, a justiça destas e seus valores éticos, a importância para o desenvolvimento comunitário e para a cidadania, bem como sobre as ideologias que lhes estão associadas.
Bibliografia:
Abdelmalek, A. & Gérard, J. (1999), Ciências humanas e cuidados de saúde : manual para profissionais de saúde, Lisboa, Instituto Piaget.
Alves, F. (coord.) (2013), Saúde, Medicina e Sociedade. Uma Visão Global, Lisboa, Factor.
Boquinhas, J. (2012), Políticas e Sistemas de Saúde, Coimbra, Almedina.
Breton, D. (2007), Compreender a dor, Cruz Quebrada, Estrela Polar.
Breton, D. (2010), Sociologia do Corpo, Rio de Janeiro, Vozes.
Giddens, A. (1997), Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
Goffman, E. (1988), Estigma. Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada, Rio de Janeiro, LTC.
Keck,F. & Linterys, C. (2019). The Anthropology of Epidemics. London, Routledge.
Martine, I. & Wiedman (2021), Anthropology in Medical Education, California, Springer.
Rabelo, M. et al. (1997), Experiência de doença e narrativa, Rio de Janeiro, Fiocruz.
Silva, L. (2004), Sócio-antropologia da saúde : sociedade, cultura e saúde-doença, Lisboa, Universidade Aberta.