Unidade Curricular: | Código: | ||
Antropologia do Corpo, da Saúde e da Doença | 150ACSD | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Estudos Culturais | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Ser capaz de reflectir o corpo,bem como a sua componente simbólica, cultural e social e, na actualidade, sobre a sua «extensão» tecnológica. 2. Conhecer e compreender a dimensão holística da saúde. 3. Adquirir as bases teóricas e metodológicas de trabalho/investigação em Antropologia da saúde/doença. 4. Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidades que permitam discutir e avaliar a alteração de paradigma na análise da saúde e da doença, tanto nos espaços sanitários como nas comunidades sociais. 5. Conhecer e compreender as dimensões da estrutura social que influenciam a saúde 6. Provide students with knowledge to understand the social experience of the disease in its various dimensions. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A Antropologia 1.1. Os conceitos. 1.2. Os fundamentos 1.3. Os métodos 2. A Antropologia do Corpo. 2.1 Perspetiva naturalista 2.2 Perspetiva construtivista 2.3 Perspetiva fenomenológica 2.4 Corpo e emoções; a dor e o sofrimento 2.5 O corpo como projeto. 2.6 O corpo e a tecnologia. 3. A experiência social da doença 3.1. A influência da estrutura social 3.1.1. o género 3.1.2. o ciclo vital 3.1.3. a classe social 3.1.4. a etnicidade 3.1.5. As crenças 3.1.6. estilos de vida e habitus incorporado 3.2. A doença «vivida» 3.2.1. A perspectiva interaccionista 3.2.2. O sentido de desordem material, quotidiana e biográfica 3.2.3. identidade deteriorada e estigma 3.2.4. A situação de deficiência 4. Políticas de saúde e desenvolvimento comunitário 4.1 Perspetiva estruturalista. 4.2 Perspetiva marxista 4.3 Perspetiva da nova direita 4.4 Novas tecnologias e sustentabilidade 4.5 A saúde/doença como espaço da cidadania. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade. 1 O seu conteúdo privilegia o aprofundamento dos conceitos básicos e fundamentos da Antropologia. Os discentes adquirem assim os conceitos básicos e um campo de reflexão mais vasto para a abordagem da problemática da saúde, da doença e do corpo. Unidade 2 – O seu conteúdo contempla os grandes temas que tratam a relação entre o corpo, a doença, a e as expressões socioculturais, emocionais e simbólicas. Unidade 3 – O seu conteúdo transmite aos discentes os principais problemas que enfrenta a sociedade na sua relação com a saúde. Tem-se em particular atenção a influência das estruturas sociais, bem como a experiência vivida da doença. Os discentes compreenderão assim a dimensão holistica da saúde. Unidade 4 – O seu conteúdo dará atenção às teorias que informam as politicas sociais de acesso à saúde e a sua importância para o desenvolvimento comunitário e cidadania. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será baseada na realização de dois testes com a ponderação de 50% na nota final. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Un.1 Método activo. A exposição teórica dos conceitos, fundamentos e métodos da Antropologia proporcionará aos discentes o conhecimento e competências necessárias para reflectirem sobre uma visão mais ampla sobre a saúde, sobre a doença e sobre o corpo, tendo em conta as dimensões social, cultural e política. Un. 2 Método activo. A exposição teórica das perspectivas sobre o corpo conferirá aos discentes o conhecimento e competência para a reflexão e posterior debate sobre as componentes simbólica, social e cultural Un. 3 Método activo. A exposição teórica de variáveis estruturais da saúde/doença e da experiência social destas em cada indivíduo proporcionará aos alunos o conhecimento e competência para refletir e debater depois esta dualidade. Un. 4 Método activo. A exposição teórica das perspetivas teóricas sobre as políticas de saúde proporcionará aos discentes o conhecimento e competência para posterior reflexão e participação em debate sobre as políticas de saúde, a justiça destas e seus valores éticos, a importância para o desenvolvimento comunitário e para a cidadania, bem como sobre as ideologias que lhes estão associadas. | |||
Bibliografia: | |||
Abdelmalek, A. & Gérard, J. (1999), Ciências humanas e cuidados de saúde : manual para profissionais de saúde, Lisboa, Instituto Piaget. Alves, F. (coord.) (2013), Saúde, Medicina e Sociedade. Uma Visão Global, Lisboa, Factor. Boquinhas, J. (2012), Políticas e Sistemas de Saúde, Coimbra, Almedina. Breton, D. (2007), Compreender a dor, Cruz Quebrada, Estrela Polar. Breton, D. (2010), Sociologia do Corpo, Rio de Janeiro, Vozes. Giddens, A. (1997), Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Goffman, E. (1988), Estigma. Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada, Rio de Janeiro, LTC. Keck,F. & Linterys, C. (2019). The Anthropology of Epidemics. London, Routledge. Martine, I. & Wiedman (2021), Anthropology in Medical Education, California, Springer. Rabelo, M. et al. (1997), Experiência de doença e narrativa, Rio de Janeiro, Fiocruz. Silva, L. (2004), Sócio-antropologia da saúde : sociedade, cultura e saúde-doença, Lisboa, Universidade Aberta. |