Unidade Curricular:Código:
Arte e Cultura Pop150ACPO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEstudos Culturais5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Promover conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que, sustentando-se nos conhecimentos de nível secundário, os desenvolva e aprofunde. Assim, a UC visa desenvolver a capacidade crítica de identificação do domínio conceptual de cultura e da produção cultural, nomeadamente do movimento Pop, como parte das dinâmicas socais da época a que se reporta.
Conteúdos Programáticos:
1- CULTURA
Cultura e sistemas representacionais;
cultura como partilha de sentidos/significados
diferentes tipos de cultura; cultura e capital social: Pierre Bourdieu e A Distinção
a escola de Frankfurt: Adorno; Benjamim;
2- POP ART
o que é a Pop-Art?
Origens e influências
Pop art nos USA e na Grã-bretanha
Os objetivos, filosofia e métodos da Pop Art
artistas famosos: USA & Grã-Bretanha
Neo-Pop
K-pop
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Aquisição da capacidade de entendimento e problematização do conceito de cultura como aplicado à produção artística e seu consumo (UL1) Capacidade de definir a Pop Art como corrente estética mas também como contra-cultura (UL2); aquisição dos conhecimentos base sobre a corrente artística em questão (UL2). Tal estratégia de leccionação/aprendizagem visa desenvolver nos discentes capacidade de identificação e resolução de questões no âmbito da sua área de estudo, bem como capacidade de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino com base aulas teóricas de caráter expositivo visionamento de documentários sobre a corrente em questão um teste escritos (30%) dois trabalhos (30%+40%). A avaliação relevará da capacidade do discente em aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, que deve evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A natureza da Unidade Curricular é eminentemente teórica o que se coaduna com o tipo de aulas e com as capacidades de análise e compreensão a desenvolver. Os discentes devem assim desenvolver: capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes; desenvolver competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas.
Bibliografia:
(Portugues)
1- BARTHES, R. (1998) A Camara Clara, Lisboa: Ed 70.
2- COLLINS, B (2012) Pop Art. Paris: Phaidon.
3- MOUTINHO, Ana Viale (2000), “Andy Warhol e a era da reprodutividade técnica”.In: Revista da UFP nº 5 p. 187-195
4-BERGER, J (1996), Modos de ver. Lisboa : Edições 70
(outras)
1-DE NIEVES, R; MINTER, M; ZHEN, X; BERNSTEIN, F; BACHER, L WILSON, F. (2018),“Warhol six times” in Art in America. Vol. 106 Issue 10, p68-75.
2 -HONNE, K (2015) Pop Art (Basic Art), Berlin:Taschen
ADDOFF, S H, (1997) Pop Art: A Critical History. Berkeley: University of Berkeley California Press
3- POWER, Kevin (1990) Andy Warhol : a vida como estilo / Kevin Power
In: Artes & Leilões, 1990. - Lisboa. - A. 2, n. 6 (Out./Nov. 1990). - p.36-46
4- PRODGER M. (2015) “Outside the bubble: there was more to pop art than soup cans and Whaam!” In: New Statesman.Vol. 144 Issue 5280, p70,