Unidade Curricular: | Código: | ||
Arte e Cultura Pop | 150ACPO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Estudos Culturais | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Promover conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que, sustentando-se nos conhecimentos de nível secundário, os desenvolva e aprofunde. Assim, a UC visa desenvolver a capacidade crítica de identificação do domínio conceptual de cultura e da produção cultural, nomeadamente do movimento Pop, como parte das dinâmicas socais da época a que se reporta. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1- CULTURA Cultura e sistemas representacionais; cultura como partilha de sentidos/significados diferentes tipos de cultura; cultura e capital social: Pierre Bourdieu e A Distinção a escola de Frankfurt: Adorno; Benjamim; 2- POP ART o que é a Pop-Art? Origens e influências Pop art nos USA e na Grã-bretanha Os objetivos, filosofia e métodos da Pop Art artistas famosos: USA & Grã-Bretanha Neo-Pop K-pop | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Aquisição da capacidade de entendimento e problematização do conceito de cultura como aplicado à produção artística e seu consumo (UL1) Capacidade de definir a Pop Art como corrente estética mas também como contra-cultura (UL2); aquisição dos conhecimentos base sobre a corrente artística em questão (UL2). Tal estratégia de leccionação/aprendizagem visa desenvolver nos discentes capacidade de identificação e resolução de questões no âmbito da sua área de estudo, bem como capacidade de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Ensino com base aulas teóricas de caráter expositivo visionamento de documentários sobre a corrente em questão um teste escritos (30%) dois trabalhos (30%+40%). A avaliação relevará da capacidade do discente em aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, que deve evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A natureza da Unidade Curricular é eminentemente teórica o que se coaduna com o tipo de aulas e com as capacidades de análise e compreensão a desenvolver. Os discentes devem assim desenvolver: capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais científicos e éticos relevantes; desenvolver competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como não especialistas. | |||
Bibliografia: | |||
(Portugues) 1- BARTHES, R. (1998) A Camara Clara, Lisboa: Ed 70. 2- COLLINS, B (2012) Pop Art. Paris: Phaidon. 3- MOUTINHO, Ana Viale (2000), “Andy Warhol e a era da reprodutividade técnica”.In: Revista da UFP nº 5 p. 187-195 4-BERGER, J (1996), Modos de ver. Lisboa : Edições 70 (outras) 1-DE NIEVES, R; MINTER, M; ZHEN, X; BERNSTEIN, F; BACHER, L WILSON, F. (2018),“Warhol six times” in Art in America. Vol. 106 Issue 10, p68-75. 2 -HONNE, K (2015) Pop Art (Basic Art), Berlin:Taschen ADDOFF, S H, (1997) Pop Art: A Critical History. Berkeley: University of Berkeley California Press 3- POWER, Kevin (1990) Andy Warhol : a vida como estilo / Kevin Power In: Artes & Leilões, 1990. - Lisboa. - A. 2, n. 6 (Out./Nov. 1990). - p.36-46 4- PRODGER M. (2015) “Outside the bubble: there was more to pop art than soup cans and Whaam!” In: New Statesman.Vol. 144 Issue 5280, p70, |