Unidade Curricular: | Código: | ||
Antropologia, Comunicação e Documentarismo | 150ACD | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Estudos Culturais | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 65 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
obtenção de formação base quanto ao lugar do registo e arte cinematográficos na ciência e intervenção social; problematizar de modo reflexivo a utilização e produção deste meio de registo. Competências a Adquirir capacidade de análise crítica do registo cinematográfico documental | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
UL1 1. Cultura como sentidos partilhados 2.A arte cinematográfica: a câmara e a representação do real 2.1.sistemas de representação e tecnologias de registo visual 2.1.1.o poder da imagem: susan Sontag e Roland Barthes 3.ficção vs documentário – problematização UL2 2.o documentário social:raízes (estilos, objectivos, narrativas e públicos) 2.1. os grandes sistemas coloniais 2.2. a tradição ‘documentarizante’ 2.2.1. O cinema soviético: Eiseinstein e Vertov 2.2.2.A Alemanha Nacional Socialista: Leni Riefenstahl 2.2.O realismo romântico Robert Flaherty 2.3. o realismo social o documentarismo britânico John Grierson e a Empire Marketing Board/General Post Office 2.4.O cinema observacional o documentarismo antropológico Jean Rouch UL3 3.1. o documentarismo português: passado e presente 3.2. o documentarismo social na actualidade 3.2. o documentarismo social na actualidade | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Análise do papel do registo cinematográfico nas ciências e intervenção social; O registo cinematográfico: evolução técnica e correntes estéticas. O documentarismo. O filmar o 'real': a questão da autenticidade e da autoria. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Ensino com base aulas teóricas de caráter expositivo dois testes escritos (50% + 50%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A natureza da Unidade Curricular é eminentemente teórica o que se coaduna com o tipo de aulas e com as capacidades de análise e compreensão a desenvolver. | |||
Bibliografia: | |||
BARNOW, Erik, (1983), Documentary- A history of the non-fictional film, (1974), Oxford University Press, 1983 COSTA, Catarina Alves (2015) “Dos dispositivos de resposta à experiência etnográfica”, Barbosa, Andrea et al (eds.) A Experiência da Imagem na Etnografia, São Paulo: Coleção Antropologia Hoje, Ed. Terceiro Nome. pp 325-333 COSTA, Catarina Alves (2015) “Perspectivas, caminhos e políticas de futuro para a antropologia visual” em Peixoto, C. E Copque, B. (orgs.) Etnografias Visuais. Análises Contemporâneas. Ed. Garamond, Rio de Janeiro. pp. 181-189. HOCKINGS, Paul, (ed), (1976), Principles of Visual Anthropology, Mouton Publishers, 1976 LOIZOS, Peter, (1993), Innovation in Ethnographic Film : From Innocence to Self-Consciousness, 1955-85, University of Chicago Press, 1993 PENAFRIA, Manuela (org), (2016) Propostas para a Teoria do Cinema - Teoria dos cineastas, Covilhã: Livros Labcom.IFP |