Unidade Curricular:Código:
A Crença e o Poder292CPOD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoEstudos Culturais (Estudos Antropológicos)8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
O objectivo desta Unidade Curricular é introduzir os discentes numa problemática que relaciona a religião com os discursos, rituais e exercício do poder. Desde o poder religioso, exercido pelas instituições e responsáveis religiosos, ao poder politico, analisa-se algumas das formas de utilização do religioso para afirmação do poder. Como seja no campo do género e da sexualidade, da arte, etc., os discentes serão convidados a ler trabalhos em diferentes áreas do saber que tratam estes temas. Também se dará particular importância à presença da religião nas sociedades contemporâneas, com os temas
Conteúdos Programáticos:
1ª Unidade - Introdução. Apresentação da Unidade Curricular. Metodologias de Trabalho e de Avaliação.
2ª Unidade – A crença religiosa e a sua influência nas práticas sociais e no mundo cognitivo dos crentes. 2.1. A crença religiosa. 2.2. Crença, cognição e emoções. 2.3. A criação do mundo religioso. 2.4. A arte religiosa e sua simbólica.
3.ª Unidade – A religião como narrativa e prática do poder. 3.1. As instituições religiosa e o exercício do poder em P. Bourdieu. 3.2. A apropriação da simbólica e ritualística religiosa pelo poder politico. 3.3. A identificação étnica pela religião e os processo de exclusão social. 3.4. A relação entre o trono e o altar. 3.5. A religião e a gestão da violência: a vítima, o sacrifício e a “civilização” humana.
4.ª Unidade – Religião, género e sexualidade. 4.1. A mulher e o religioso. 4.2. O poder feminino e a marginalização social. 4.3. Da sublimação ao controlo do corpo.
5ª Unidade – A Secularização e as sociedades modernas. 5.1. O processo d
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da antropologia e sociologia da religião. Isso permite aos discentes adquirir os conceitos básicos e o campo de reflexão que lhes permite abordar noutros campos disciplinares a problemática da relação entre crença e poder.
2 – Os conteúdos tratam a relação entre a crença, as emoções e o mundo cognitivo.
3 – Os conteúdos tratados nesta parte são os que transmitem aos discentes os principais problemas e desafios que enfrenta a sociedade contemporânea na sua relação com as manifestações da religião e o seu uso pelo poder.
4 – Os conteúdos darão uma particular atenção à influência da religião nos discursos sobre a sexualidade e as estratégias de poder no controlo do corpo.
5 – Análise crítica aos desafios colocados pela secularização, pela democracia e pelo fundamentalismo religioso.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na pontualidade e a assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de trabalho; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas da crença e do poder Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização de cada temática. Discussão e apresentação oral de fichas de leitura. Integrar exemplos e situações que esclareçam os assuntos em análise. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados Unidade 3 – Exposição teórica de conteúdos para caracterização de cada temática. Discussão e apresentação oral de fichas de leitura. Integrar exemplos e situações que esclareçam os assuntos em análise. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados Unidade 4 – Exposição teórica de conteúdos para caracterização de cada temática. Discussão e apresentação oral de fichas de leitura. Integrar exemplos e situações que esclareçam os assuntos em análise. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados Unidade 5 – Exposição teórica de conteúdos para caracterização de cada temática. Discussão e apresentação oral de fichas de leitura. Integrar exemplos e situações que esclareçam os assuntos em análise. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados.
Bibliografia:
ADORNO, Theodor and Max Horkheimer (1993). “The Culture Industry: Enlightenment as Mass Deception.” The Cultural Studies Reader. Simon During (ed). New York, London: Routlege, 1993, 29-43.
AGAMBEN, Giorgio (2009). “What is an apparatus?” What is an Apparatus and Other Essays. Stanford: Stanford UP, 1-24.
ANDERSON, “Imagined Communities”
APPADURAI, Arjun (1990). Modernity at Large. Minneapolis: University of Minnesota Press.
BARKER, Chris (2008). Cultural Studies: Theory and Practice. 3rd ed. Los Angeles CA: Sage.
BARTHES, “Myth Today”
BAUDRILLARD, “The Precession of Simulacra”
BENJAMIN, Walter (?). “The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction”
BENNETT, Tony (2007). Critical Trajectories: Culture, Society, Intellectuals. Malden: Blackwell.
BOURDIEU, Pierre. (19
Docente (* Responsável):
Álvaro Campelo (campelo@ufp.edu.pt)