Unidade Curricular:Código:
Teorias e Métodos em Estudos Antropológicos292TMEA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoEstudos Culturais (Estudos Antropológicos)8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
Exercitar os alunos na prática da Antropologia aplicada e na produção científica. Promover o conhecimento e correcta manipulação dos princípios teóricos na análise dos dados antropológicos. Dotar o aluno de capacidade de análise para o entendimento da dimensão e da utilidade social da Antropologia no âmbito dos novos problemas colocados pela vida moderna, e mormente pela globalização.
Conteúdos Programáticos:
O percurso histórico da Antropologia, mormente ao longo dos séculos XIX e XX, bem com o das teorias e correntes que lhe foram moldando a evolução até ao presente. A importância da modelação teórica na estruturação de qualquer trabalho. Práticas de pesquisa e os seus instrumentos de observação, registo e interpretação. O discurso académico e a complexidade da escrita. A aplicação da Antropologia a teorias e práticas socialmente úteis.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos dotam os alunos de conhecimentos básicos sobre os aspectos estruturantes das comunidades humanas, articulando-os internamente a cada cultura, e comparativamente com as demais
Os conteúdos permitem ao aluno entender a importância das culturas enquanto elementos unificadores dos diversos grupos sociais, e enquanto criadores de realidades sociais
Os conteúdos apresentam ao aluno as dicotomias entre as sociedades urbanas e as rurais como o resultado de um processo histórico interactivo, fruto das dinâmicas internas e externas dos grupos sociais
Os conteúdos permitem cultivar no aluno uma postura de articulação e de tolerância relativamente às diversificadas percepções do fenómeno religioso e crenças no sobrenatural inerentes aos indivíduos e às culturas diferentes com as quais venha a contactar ao longo da vida.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino constará de exposição teórica, pesquisa tematica, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. Serão visualizados documentários temáticos com qualidade adequada, como suporte de exposição e de discussão de conceitos e realidades. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho teórico individual e de um trabalho prático em grupo, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na participação do aluno em tarefas teórico-práticas em sala de aula e em atividades científicas fora de aula (participação em seminários, conferências na Universidade).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Módulo 1: O percurso histórico da Antropologia e a sua interacção com as outras disciplinas. As diferenças enquanto promotoras de curiosidade face ao outro, e a sua abordagem no quadros dos mundos coloniais. O evolucionismo e a forma como reconfigurou a imagem das diferenças e preparou a globalização. Neste módulo serão utilizados documentários alusivos, como apoio e ilustração de algumas temáticas, em complemento da leccionação, e como mote para discussão. Os alunos consultarão bibliografia selecionada a qual, junto com a visualização de documentários, suportará discussão em grupo e elaboração de ensaio temático. Módulo 2: As principais correntes da Antropologia, os seus paradigmas, e a forma como determinam a visão da realidade antropológica. Neste módulo serão utilizados documentários alusivos, como apoio e ilustração de algumas temáticas, em complemento da leccionação, e como mote para discussão. Os alunos consultarão bibliografia seleccionada a qual, junto com a visualização de documentários, suportará discussão em grupo e elaboração de um ensaio temático. Módulo 3: O trabalho de campo enquanto olhar sobre a realidade antopológica. Os instrumentos de trabalho do antropólogo. Neste módulo serão utilizados documentários alusivos, como apoio e ilustração de algumas temáticas, em complemento da leccionação, e como mote para discussão. Os alunos consultarão bibliografia selecionada a qual, junto com a visualização de documentários, suportará discussão em grupo e elaboração de ensaio temático. Módulo 4: Os espaços da Antropologia Aplicada e os seus potenciais de rentabilização social. Neste módulo serão utilizados documentários alusivos, como apoio e ilustração de algumas temáticas, em complemento da leccionação, e como mote para discussão. Os alunos consultarão bibliografia selecionada a qual, junto com a visualização de documentários, suportará discussão em grupo e elaboração de ensaio temático.
Bibliografia:
Ember, Carol R.; Melvin Ember (2000)- Cross-Cultural Research Methods. Oxford, AltaMira Press.
Eriksen, Thomas H.; Nielsen, Finn S. (2001)- A History of Anthropology. London, Pluto Press
Foster, G.; Scudder, T.; Colson, E; Kemper, R. (eds.) (1979)- Long-term Field Research in Social Anthropology. New York, Academic Press.
Geertz C. (1966)- Religion as a cultural system. in Banton, Michel (ed.), Anthropological Approaches to the Study of Religion. London, Tavistock, 1-46.
Kuklick, H. (2007)- A New History of Anthropology. Oxford, Blackwell Publishers.
Pink, Sarah (Edt.) (2005) Applications of Anthropology. Oxford, Berghahn Books.
Shah, Tahir (Edit.) (1993) Cultural Research: Papers on Regional Cultures and Culture-Mixing. London, Octagon Press.