Unidade Curricular:Código:
Etnicidade, Identidade e Memória Cultural292EIMC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoEstudos Culturais (Estudos Antropológicos)8 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês104
Objectivos de Aprendizagem:
Os objectivos serão dois principais: apresentar a estreita relação entre os conceitos de etnicidade, identidade e memória cultural; compreender as diversas acepções e utilizações conceptuais desses conceitos, operacionalizados na investigação contemporânea. Os alunos deverão ser capazes de usar de forma correcta e precisa os conceitos enunciados, nos seus vários contextos, bem como aplicar esses conceitos a contextos precisos de investigação.
Conteúdos Programáticos:
A definição dos conceitos de etnicidade, identidade e de memória cultural, bem como as relações processuais entre estes conceitos. A aplicação destes conceitos nos processos de investigação e de rentabilização social dos elementos patrimoniais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos dotam os alunos de conhecimentos básicos sobre os aspectos estruturantes das comunidades humanas, articulando-os internamente a cada cultura, e comparativamente com as demais
Os conteúdos permitem ao aluno entender a importância das culturas enquanto elementos unificadores dos diversos grupos sociais, e enquanto criadores de realidades sociais
Os conteúdos apresentam ao aluno as dicotomias entre as sociedades como resultantes dos processos identitários.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino constará de exposição teórica, pesquisa tematica, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. Serão visualizados documentários temáticos com qualidade adequada, como suporte de exposição e de discussão de conceitos e realidades. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho teórico individual e de um trabalho prático em grupo, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na participação do aluno em tarefas teórico-práticas em sala de aula e em atividades científicas fora de aula (participação em seminários, conferências na Universidade).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Módulo 1: Introdução e definição e conceitos sobre Etnicidade, sobre Identidade, e sobre Memória Cultural. Neste módulo serão utilizados documentários alusivos, como apoio e ilustração de algumas temáticas, em complemento da leccionação, e como mote para discussão. Os alunos consultarão bibliografia selecionada a qual, junto com a visualização de documentários, suportará discussão em grupo e elaboração de ensaio temático. Módulo 2: Abordagem às relações e às interações entre a Etnicidade, a Identidade e a Memória Cultural. Neste módulo serão utilizados documentários alusivos, como apoio e ilustração de algumas temáticas, em complemento da leccionação, e como mote para discussão. Os alunos consultarão bibliografia selecionada a qual, junto com a visualização de documentários, suportará discussão em grupo e elaboração de um ensaio temático. Módulo 3: Os contextos e as aplicações do trabalho antropológico, e das opções nas políticas de estudo e de intervenção. O potencial das instituições de memória na construção e na manutenção das identidades. Neste módulo serão utilizados documentários alusivos, como apoio e ilustração de algumas temáticas, em complemento da leccionação, e como mote para discussão. Os alunos consultarão bibliografia selecionada a qual, junto com a visualização de documentários, suportará discussão em grupo e elaboração de ensaio temático.
Bibliografia:
Arnold, John, Davis, Kate and Ditchfield, Simon (eds.) (1998) History & Heritage. Consuming the past in Contemporary Culture. Dorset, Donhead.
Connerton, Paul (1995) How Societies Remember, Cambridge, Cambridge University Press.
Hems, Alison and Blokey, Marion (eds.) (2006) Heritage Interpretation. Abingdon, Routledge.
Kaplan, E. S. Flora (ed) (1996) Museums and the making of "Ourselves", London, Leicester University Press
Docente (* Responsável):
Vítor Teixeira (vrteixeira@ufp.edu.pt)