Unidade Curricular: | Código: | ||
A Crença e o Poder | 292CPOD | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Estudos Culturais (Estudos Antropológicos) | 8 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 104 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objectivo desta Unidade Curricular é introduzir os discentes numa problemática que relaciona a religião com os discursos, rituais e exercício do poder. Desde o poder religioso, exercido pelas instituições e responsáveis religiosos, ao poder politico, analisa-se algumas das formas de utilização do religioso para afirmação do poder. Como seja no campo do género e da sexualidade, da arte, etc., os discentes serão convidados a ler trabalhos em diferentes áreas do saber que tratam estes temas. Também se dará particular importância à presença da religião nas sociedades contemporâneas, com os temas | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1ª Unidade - Introdução. Apresentação da Unidade Curricular. Metodologias de Trabalho e de Avaliação. 2ª Unidade – A crença religiosa e a sua influência nas práticas sociais e no mundo cognitivo dos crentes. 2.1. A crença religiosa. 2.2. Crença, cognição e emoções. 2.3. A criação do mundo religioso. 2.4. A arte religiosa e sua simbólica. 3.ª Unidade – A religião como narrativa e prática do poder. 3.1. As instituições religiosa e o exercício do poder em P. Bourdieu. 3.2. A apropriação da simbólica e ritualística religiosa pelo poder politico. 3.3. A identificação étnica pela religião e os processo de exclusão social. 3.4. A relação entre o trono e o altar. 3.5. A religião e a gestão da violência: a vítima, o sacrifício e a “civilização” humana. 4.ª Unidade – Religião, género e sexualidade. 4.1. A mulher e o religioso. 4.2. O poder feminino e a marginalização social. 4.3. Da sublimação ao controlo do corpo. 5ª Unidade – A Secularização e as sociedades modernas. 5.1. O processo d | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da antropologia e sociologia da religião. Isso permite aos discentes adquirir os conceitos básicos e o campo de reflexão que lhes permite abordar noutros campos disciplinares a problemática da relação entre crença e poder. 2 – Os conteúdos tratam a relação entre a crença, as emoções e o mundo cognitivo. 3 – Os conteúdos tratados nesta parte são os que transmitem aos discentes os principais problemas e desafios que enfrenta a sociedade contemporânea na sua relação com as manifestações da religião e o seu uso pelo poder. 4 – Os conteúdos darão uma particular atenção à influência da religião nos discursos sobre a sexualidade e as estratégias de poder no controlo do corpo. 5 – Análise crítica aos desafios colocados pela secularização, pela democracia e pelo fundamentalismo religioso. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação, na execução de um trabalho prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na pontualidade e a assiduidade do aluno. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de trabalho; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas da crença e do poder Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização de cada temática. Discussão e apresentação oral de fichas de leitura. Integrar exemplos e situações que esclareçam os assuntos em análise. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados Unidade 3 – Exposição teórica de conteúdos para caracterização de cada temática. Discussão e apresentação oral de fichas de leitura. Integrar exemplos e situações que esclareçam os assuntos em análise. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados Unidade 4 – Exposição teórica de conteúdos para caracterização de cada temática. Discussão e apresentação oral de fichas de leitura. Integrar exemplos e situações que esclareçam os assuntos em análise. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados Unidade 5 – Exposição teórica de conteúdos para caracterização de cada temática. Discussão e apresentação oral de fichas de leitura. Integrar exemplos e situações que esclareçam os assuntos em análise. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados. | |||
Bibliografia: | |||
ADORNO, Theodor and Max Horkheimer (1993). “The Culture Industry: Enlightenment as Mass Deception.” The Cultural Studies Reader. Simon During (ed). New York, London: Routlege, 1993, 29-43. AGAMBEN, Giorgio (2009). “What is an apparatus?” What is an Apparatus and Other Essays. Stanford: Stanford UP, 1-24. ANDERSON, “Imagined Communities” APPADURAI, Arjun (1990). Modernity at Large. Minneapolis: University of Minnesota Press. BARKER, Chris (2008). Cultural Studies: Theory and Practice. 3rd ed. Los Angeles CA: Sage. BARTHES, “Myth Today” BAUDRILLARD, “The Precession of Simulacra” BENJAMIN, Walter (?). “The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction” BENNETT, Tony (2007). Critical Trajectories: Culture, Society, Intellectuals. Malden: Blackwell. BOURDIEU, Pierre. (19 | |||
Docente (* Responsável): | |||
Álvaro Campelo (campelo@ufp.edu.pt) |