Unidade Curricular:Código:
Comportamento Adaptativo e Atividade Motora Adaptada1063CAAM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Pós-GraduaçãoEducação Especial (Domínio Cognitivo e Motor)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português52
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que o aluno:
- adquira conhecimentos sobre comportamento adaptativo, as suas componentes e áreas de influência;
- adquira conhecimentos que permitam a aquisição de competências na avaliação do comportamento adaptativo, que para além de residirem no domínio dos conceitos e das técnicas, implicam o rigor e a conduta pessoal inerentes às medições biológicas em indivíduos.
Conteúdos Programáticos:
1. Comportamento Adaptativo;
1.1. Componentes e áreas
1.2. Capacidades, Envolvimento e Funcionalidade
1.3. A influência do sono, da alimentação e da actividade física
1.4. Escalas de Avaliação do Comportamento Adaptativo
2. Actividade Motora Adaptada: Movimento, Corpo, Meio e Capacidade de Adaptação
2.1. Mobilidade Funcional e Independência
2.2. Actividades da Pessoa com Deficiência Motora e outras deficiências
2.3. Acessibilidade e Mobilidade;
2.4. Adaptação Criação, Cultura, Desporto e Lazer
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos ajudam na compreensão do conceito biopsiossocial de atividade motora adaptada, nomeadamente na pessoa com deficiência motora, através do desenvolvimento do espírito crítico do aluno.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A avaliação será contínua e incluirá um relatório sobre uma situação prática e a análise crítica de um artigo científico. A falta ou a desistência a qualquer uma das avaliações implica a classificação de zero valores nessa prova.
O aluno é considerado “aprovado” à unidade curricular com classificação igual ou superior a 10 valores. Os alunos com classificações inferiores poderão apresentar-se ao exame de recurso, desde que tenham cumprido a percentagem de frequência obrigatória.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A unidade curricular tem uma carga horária semanal correspondente a aulas teórico-práticas, de forma descontinuada. As aulas terão essencialmente características de seminário, onde serão analisados e discutidos com os alunos, os conteúdos programáticos. Os alunos realizarão trabalho de pesquisa e cruzamento de informação, a partir de situações de trabalho em grupo e outras formas de aprendizagem participada, que a docente considerar conveniente no momento.
Bibliografia:
Fonseca V. 2000. Comportamento adaptativo. Revista de educação especial e reabilitação; 7/1:37-46.
Freitas R, Silva M.-R.G. 2018. Athletes’ attitudes about food and supplementation in adapted sports. Desporto e Atividade Física para Todos, Revista científica da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, 4(1):56-63.
Santos S. 2000. Escala de comportamento adaptativo. Revista de educação especial e reabilitação; 7/2: 103-112.
Santos S. 2001. Comportamento adaptativo II. Revista de educação especial e reabilitação; 8/1: 73-78.
Santos S. 2002. Comportamento adaptativo, qualidade de vida e “self-advocacy”; 9/1-2: 53-63.
Santos S. 2003. Comportamento adaptativo e psicomotricidade. A psicomotricidade; I(2): 34-40.
Silva, Maria-Raquel G.; Paiva, Teresa. 2015. Sono, Nutrição, Ritmo Circadiano, Jet Lag e Desempenho Desportivo. Lisboa: Federação de Ginástica de Portugal/ IPDJ.