Unidade Curricular:Código:
Gestão da Informação e Comunicação Estratégica1104GICE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing)4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
A disciplina tem como principal objectivo familiarizar o aluno com os principais objectivos e áreas de actuação da gestão estratégica de comunicação. Pretende-se, igualmente, dotar os alunos de conhecimentos específicos sobre as técnicas comunicacionais que tanto contribuem para o alcance de objectivos organizacionais globais.
Conteúdos Programáticos:
Informação e comunicação estratégica
Stakeholders engagement
Comunicação de crise
Assessoria de Imprensa
Gestão de instrumentos above e below the line
O plano de comunicação e a gestão de meios
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Unidade Curricular na articulação entre os objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos descritos permitirá aos discentes:
- Obter conhecimentos e capacidade de compreensão na área especifica da U.C.
- Aplicar os conhecimentos
- Resolver problemas relacionados às temáticas da U.C.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Teste e trabalhos
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição conceptual, juntamente com a discussão de pontos de vista e estudos de caso permite aos alunos o conhecimento e análise critica dos temas abordados. Simultaneamente as temáticas e natureza dos trabalhos individuais potenciam o amadurecimento dos discentes relativamente às temáticas bem como ao alcance de competências gerais, profissionais e teóricas.
Bibliografia:
Cornelissen, J. (2017). Corporate Communication: A Guide to Theory and Practice. SAGE.
Argenti, P. (2012). Corporate Communication. McGrawHill. ISBN-13: 9780073403175
Villafañe, J. (1998). Imagem Positiva. Lisboa, Edições Silabo.
Ribeiro, V. (2015) Os bastidores do poder : como spin doctors, políticos e jornalistas moldam a opinião pública portuguesa Coimbra, Almedina
Ribeiro, V. (2015). Assessoria de imprensa : fundamentos teóricos e práticos. Novas Edições Acadêmicas
Ruler, B e outros (2017). How Strategic Communication Shapes Value and Innovation in Society. Emerald