Unidade Curricular: | Código: | ||
Evolução da Comunicação Publicitária | 1104ECPB | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Ciências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing) | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Aprofundar e desenvolver os conhecimentos sobre a evolução histórica e contextualização contemporânea do fenómeno publicitário, sustentando-se em aptidões previamente adquiridas no 1º ciclo. Desenvolver a leitura crítica e original de produções publicitárias de diferentes períodos do século XX e XXI e de bibliografia com elas relacionada, nomeadamente em contexto de investigação. Analisar as produções publicitárias enquanto documentos de estudo das sociedades, integrando conhecimentos e lidando com conceitos complexos, emitindo juízos de valor devidamente fundamentados, nomeadamente sobre questões éticas e sociais relacionadas com a área de atuação da publicidade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Fundamentos e evolução da publicidade 1.1. O conceito de publicidade 1.2. Marcos essenciais da história da publicidade 1.3. A evolução do fenómeno publicitário: a escrita e a produção publicitária 2. Comunicação publicitária e sociedade: o anúncio enquanto mensagem socialmente construída. 2.1. O funcionamento da publicidade 2.1.1. A psicologia da publicidade 2.1.2. A sociologia da publicidade 2.1.3. Perspetivas culturais sobre a publicidade 2.1.4. Estudos mediáticos e publicidade 3. Publicidade, cultura e valores 3.1. Ética e publicidade 4. A comunicação publicitária no século XXI 4.1. Novas tendências, novos públicos e novas abordagens | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos da primeira parte da unidade curricular privilegiam o contacto com textos científicos e produções publicitárias que promovem o conhecimento da evolução histórica da publicidade. Os conteúdos programáticos da segunda parte da unidade curricular privilegiam a discussão teórica com vista a fundamentar uma leitura crítica de produções publicitárias e a adquirir uma sólida base conceptual que permita analisar as produções publicitárias enquanto documentos sociais relevantes e representativos da vida em sociedade. Os alunos deverão demonstrar capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos, alargando-os a conceitos menos familiares, mas sempre relacionados com a área da publicidade. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas consistirão na exposição de matérias, na leitura e discussão de textos e na análise de documentos publicitários, promovendo-se a partilha dos resultados. A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita de forma contínua, através de dois trabalhos individuais, com a seguinte ponderação: 1º trabalho: 50% + 2º trabalho: 50%. Para os alunos que não realizem a u.c. por avaliação contínua, o exame final é uma opção. Para além da realização do exame escrito, o aluno deverá igualmente elaborar um trabalho escrito. A ponderação de ambos os elementos, no exame final, será a seguinte: exame escrito: 70% + trabalho escrito: 30% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino, baseadas na leitura prévia de bibliografia, promovem a aquisição de competências teóricas para a discussão de documentos publicitários produzidos em diferentes períodos da nossa história, para a investigação independente na área de estudo da Comunicação Publicitária. A discussão e comentários no espaço de aula incentivam a capacidade dos alunos de comunicar as suas conclusões, conhecimentos e raciocínios subjacentes tanto a públicos familiarizados com a área como a públicos não-especialistas, de um modo claro e apelativo. Ao proporcionar aos alunos competências específicas sobre como utilizar a bibliografia de modo eficaz e sobre como comunicar conclusões de forma clara, enfatizam-se as suas capacidades de autonomia, auto-estudo e de auto-aprendizagem, numa atitude heurística que futuramente permitirá a prossecução de estudos mais avançados, de modo tendencialmente independente. | |||
Bibliografia: | |||
Altstiel; Grow; Jennings. 2019. Advertising Creative: Strategy, Copy, Design. McGraw Hill (UFP: 659.1/ALT) Belch, G.E. & Belch, M.E. 2017. Advertising and Promotion. New York: McGraw-Hill. [UFP - BFP 659.1/BEL/100439] Cluley, R. 2017. Essentials of Advertising. Logan: Kogan Page. Cook, G. 2001. The Discourse of Advertising. London: Taylor & Francis. [UFP] Myers, G. 1994. Words in Ads. London: Edward Arnold. [UFP] Rodgers, S. & Thorson, E. (eds) 2019. Advertising Theory, Second Edition. London: Taylor & Francis. Simões Lucas Freitas, E. 2008. Taboo in Advertising. Amsterdam & Philadelphia: John Benjamins. [UFP] Perloff, R.E. 2017. The Dynamics of Persuasion: Communication and Attitudes in the 21st Century. London: Taylor & Francis. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Elsa Simões (esimoes@ufp.edu.pt) |