Unidade Curricular:Código:
Comunicação Gráfica, Audiovisual e Multimédia1104CGAM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCiências da Comunicação (Relações Públicas, Publicidade e Marketing)6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular pretende promover os conhecimentos teóricos e práticos sobre Comunicação Gráfica, Audiovisual e Multimédia; demonstrar a integração das diversas temáticas abordadas fornecendo ferramentas para a sua aplicação prática. Finalmente, proporcionar os modelos e instrumentos que permitam ao aluno/a continuação da aprendizagem autónoma ao longo da vida.
Competências a desenvolver: no final da unidade curricular o/a aluno/a deverá dominar os conhecimentos sobre esta temática de modo a poder aplicá-los na prática, quer ao nível da investigação, quer ao nível empresarial. Especificamente saber integrar conhecimentos no sentido de resolver problemas no âmbito da Comunicação Gráfica, Audiovisual e Multimédia. Desenvolver a capacidade para comunicar os seus conhecimentos em contacto académico e empresarial. E, finalmente manter a aprendizagem sobre esta área ao longo da vida, e desenvolver uma aplicação autónoma desta temática.
Conteúdos Programáticos:
1. A Comunicação gráfica
1.1 Os elementos utilizados na comunicação gráfica.
1.2 Composição gráfica: equilíbrio e harmonia, tipologias de layout.
1.3 Aplicações do design gráfico: publicidade impressa, publicidade exterior, embalagem.
1.4. Elaboração de exercícios para consolidação de conhecimentos, na componente prática.
2. Comunicação audiovisual
2.1 Etapas de criação de um anúncio publicitário audiovisual
2.2 A utilização da animação na publicidade audiovisual
2.3 Tipologias de abordagens criativas na publicidade audiovisual
2.4. Elaboração de exercícios para consolidação de conhecimentos, na componente prática.
3. Multimédia e webdesign
3.1. Planeamento de um projecto de webdesign: objectivos do projecto, definição dos destinatários.
3.2 Definição de conteúdos e estrutura: definição dos conteúdos, arquitectura de informação, princípios gerais de navegação.
3.3 Design e desenvolvimento: conceito criativo e design
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos de cada unidade lectiva favorecem o aprofundamento de matérias teóricas e práticas na área da comunicação gráfica, audiovisual e multimédia, promovendo, deste modo, a aquisição e integração dos conceitos e técnicas relativos a estas áreas. Procura-se, assim, transmitir um conjunto de ferramentas de aplicação prática em sintonia com panorama profissional atual.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos e técnicas relativos à comunicação gráfica, audiovisual e multimédia, com base na bibliografia da unidade curricular.
A avaliação dos conhecimentos adquiridos será feita através de um trabalho individual de carácter teórico-prático.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dado que se trata de uma unidade curricular teórico-prática, procura-se cumprir com estas duas vertentes. As aulas expositivas permitem aprofundar toda a componente conceptual e técnica da unidade curricular. A componente de aplicação prática é exercitada no trabalho de grupo, sempre sob o acompanhamento do docente.
Bibliografia:
Dabner, David; Stewart, Sandra; Vickress, Abbie (2017). Graphic design school : the principles and practice of graphic design, New Jersey : John Wiley & Sons Inc.
Fernando Ferreira, Fernando (2017). Web design para todos. Lisboa: Dirigir & Formar.
MARQUES, V. (2015). Video Marketing. Lisboa: Conjuntura Atual Editora.
MARQUES, V. (2018). Marketing digital 360. Lisboa: Conjuntura Atual Editora.
MESQUITA, F. (2014). Comunicação Visual, Design e Publicidade. Lisboa: Media XXI.
Müller-Brockmann, Josef (2007). Grid systems in graphic design : a visual communication manual for graphic designers, typographers and three dimensional designers. Suiça: Niggli.