Unidade Curricular: | Código: | ||
Perfis Criminais e Prognóstico da Criminalidade: Fatores de Risco e Proteção | 817PCPC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Criminologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1) Perspetivar os modelos e instrumentos de avaliação de risco de reincidência, permitindo o desenvolvimento de competências de avaliação e investigação na área. 2) Desenvolver a capacidade de realizar a avaliação e gestão do risco de reincidência, destinados a diferentes públicos-alvo e problemáticas específicas, desde a avaliação inicial até à avaliação final, desde uma perspetiva multidisciplinar. 3) Desenvolver a capacidade para formular soluções problemas complexos relacionados com a avaliação e gestão do risco, integrando conhecimentos, desenvolvendo soluções, e refletindo sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais derivadas das soluções tomadas. 4) Desenvolver a capacidade de comunicar as conclusões sobre o risco de reincidência a especialistas e leigos de uma forma clara e sem ambiguidades; 5) Desenvolver competências que permitam aos alunos uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo autónomo, relativa à avaliação e gestão do risco. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. A avaliação do risco de reincidência 1.1 – Os fatores de fatores de risco e proteção de reincidência criminal 1.2. A predição da reincidência criminal através de instrumentos baseados na evidência 1.3. Métodos, técnicas e instrumentos de avaliação da reincidência 1.3.1. O julgamento clínico estruturado 1.3.2. O julgamento atuarial 1.4. O Modelo de Risco-Necessidade-Responsividade de Andrews e Bonta 1.5. A avaliação predictiva do risco e a gestão do caso 1.5.1. O Good Lives Model como paradigma para a redução do risco de reincidência 1.5.2. A avaliação das necessidades não criminógenas e o seu papel na gestão do risco 2. Elaboração de perfis como técnica de investigação criminal: Definição, tipos e aplicações 2.1. Profiling psicológico. 2.2. Profiling geográfico | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos foram seleccionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância actual para a área em estudo. Assim, os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, actualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento sobre perfis criminais e prognóstico criminal, encorajando uma investigação mais aprofundada, bem como a aplicação dos conteúdos apresentados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A exposição dos conteúdos, assim como o debate dos mesmos, é fundamental para a compreensão dos alunos. A exposição é acompanhada de exemplos de aplicações práticas dos conteúdos apresentados, e é solicitado aos alunos que apresentem mais exemplos. Estas metodologias estimulam o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica aos conteúdos apresentados, bem como de uma atitude geral de investigação, de reflexão crítica e de busca de conhecimento. A metodologia utilizada permite uma avaliação da medida em que os objectivos propostos foram cumpridos, assim como a aplicação de um método ativo, em que se conjugará uma vertente expositiva com a mais prática e de aplicação aos estudos dos alunos de mestrado. A avaliação consistirá numa prova oral de aferição de conhecimentos (50% da avaliação) e um exercício prático (50%) no qual o aluno deverá demonstrar os seus conhecimentos e capacidades relacionada com a realização da avaliação de risco da criminalidade. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A exposição dos conteúdos, assim como o debate dos mesmos, é fundamental para a compreensão dos alunos. A exposição é acompanhada de exemplos de aplicações práticas dos conteúdos apresentados, e é solicitado aos alunos que apresentem mais exemplos. Estas metodologias estimulam o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica aos conteúdos apresentados, bem como de uma atitude geral de investigação, de reflexão crítica e de busca de conhecimento. A metodologia utilizada permite uma avaliação da medida em que os objectivos propostos foram cumpridos, assim como a aplicação de um método ativo, em que se conjugará uma vertente expositiva com a mais prática e de aplicação aos estudos dos alunos de mestrado. | |||
Bibliografia: | |||
Andrews, D.A. & Bonta, J. (2016). The Psychology of Criminal Conduct. New York: Routledge. Andrews, D.A., Bonta, J. & Wormith, S. (2010). The Risk-Need-Responsivity (RNR) Model: Does Adding the Good Lives Model Contribute to Effective Crime Prevention? Crim. Justice and Behavior, 38(7),735-755. Barbosa, F., Quadros, F. & Ribeiro, L (2012). Reincidência Criminal. Tópicos de Avaliação e Intervenção Psicossocial. Porto: Livpsic. Canter, D. & Young, D. (2016). Principles of Geographical Offender Profiling. New York: Routledge Kemshall, H. (2020). Risk in Probation Practice. New York: Routledge Paulino, M. e Alho, L. (2018). Comportamento Criminal e Avaliação Forense. Lisboa: Pactor Simões, M., Almeida, L. & Gonçalves. O. (2017). Psicologia forense : instrumentos de avaliação. Pactor. |