Unidade Curricular: | Código: | ||
Cultura e Criminologia Comparada | 817CCC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Criminologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Objetivos de aprendizagem da 1ª Parte 1º Proporcionar conhecimento sobre os diferentes sentidos e conceitos de cultura, entendendo estes nas diferentes perspetivas teóricas da Antropologia; 2º Proporcionar conhecimento sobre os conceitos de Etnocentrismo; enculturação, aculturação, interculturalismo e multiculturalismo; 3º Proporcionar competências para a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos objetivos 1 e 2 no âmbito do debate das dualidaes Universalismo/Relativismo Cultural e norma/desvio. 4 º Proporcionar conhecimento sobre os principais enquadramentos teóricos adstritos ao estudo das culturas juvenis e suas características. _____________________ Capacidade de análise da perspectiva criminal nas diferentes culturas. Comparação entre o sistema criminal Brasileiro e Português A- | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. O conceito de Cultura Diferentes sentidos e enquadramentos teóricos 2. Conceitos de Etnocentrismo; Enculturação; Aculturação; interculturalismo e multiculturalismo. As dinâmicas culturais, a norma e o desvio 3. A dualidade universalismo/ relativismo e a identidade As potencialidades e os custos de cada uma das posições. 4. Conceito de jovem e juventude Perspetivas teóricas e características das subculturas juvenis ___________________ 1- Noção de cultura e perspectiva criminal 2- Comparação de diferentes sistemas Penais 3- Os problemas do multiculturalismo 4- Entrada e circulação de pessoas em países de acolhimento. o sistema de vistos 5- Breve exploração da ameaça do estado islâmico. suas origens e consequências | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A coerência entre os objetivos de aprendizagem é demonstrada pela correspondência explícita entre os 4 pontos pelos quais se enunciam os objetivos de aprendizagem e os respetivos 4 pontos que configuram os conteúdos programáticos. Os conteúdos programáticos nas suas várias vertentes, refletem por um lado as grandes questões que colocam em paralelo a cultura e a criminalidade e por outro comparam os dois sistemas juridico /penais português e brasileiro. A questão dos movimentos migratórios associados à criminalidade internacional, são abordadas do ponto de vista do sistema Schengen quanto ao seu enquadramento legal, mas também do ponto de vista do combate ao tráfico de seres humanos e ao auxilio à imigração ilegal . A questão do Estado Islâmico proporciona a oportunidade para a análise dos sistemas juridico/penais islâmicos em comparação com os sistemas de carácter ocidental e democrático. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Método expositivo e ativo 1 teste com 50% de ponderação na nota final. ___________________________________ 1 teste com os restantes 50% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Tratando-se de uma UC inserida em 2º ciclo e recurso aos métodos expositivo e ativo, permite, não só expor os conhecimentos que os alunos deverão adquirir, mas também promover a reflexão, debate e comunicação sobre aos temáticas lecionadas. Tratando-se dum curso de mestrado , a metodologia baseia-se sobretudo na apresentação de casos, debate e análise, apelando à participação activa de todos os alunos. A utilização de meios audivisuais é também priveligiada. | |||
Bibliografia: | |||
1- Cuch, D. (2006), A noção de cultura nas ciências sociais, Lisboa, Fim de Século Edições. 2- Goldberg, D. (1994), Multiculturalism : a critical reader, Oxford, Blackwell. 3- Kramer, R. (2020). Culture, Crime and Punishment. London, Macmillan Education Limited. 4- Taylor, C. et al. (1998), Multiculturalismo : examinando a política de reconhecimento, Lisboa, Instituto Piaget. 5- Aldeia Global- Karl Popper 6- Jiadismo Global - Pathé Duarte 7- Criminologia, teoria social e cultura: mapeando territórios discursivos apostos ao crime e desvio- papper de Rita Joana Basílio de Simões-Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra 8- Social Exclusion : Towards a n Analytical and Operative Frame work - BhallaA. and Lapeyre, F 9- Escape from Violence: Conflict and the Refugee Crisis in the Developing World .- Zolberg, A.R, et al . Oxford University Press |