Unidade Curricular: | Código: | ||
Criminologia Biossocial e Questões de Género | 817CBQG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Criminologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
(i) Promover a aquisição e aprofundamento de conhecimentos sobre os mais recentes desenvolvimentos no âmbito da teorização do fenómeno criminal; (ii) Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a permitir uma correta análise e avaliação dos vários fenómenos criminais perpetrados, no feminino e masculino; (iii) Desenvolver capacidades para fundamentar soluções e juízos emitidos na análise de aspetos sociais, científicos e éticos relevantes; (iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; (v) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica, bem como adoptar valores éticos e deontológicos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1.ª Unidade lectiva. 1. Do contributo das perspetivas biossociais: 1.1. Genética e crime; 1.2. Neurociências e crime; 1.3. Psicologia evolutiva e crime; 1.4. Implicações preventivas das perspetivas biossociais. 2. Temas e debates da criminologia feminista: 2.1. Diferentes correntes feministas; 2.2. Diferentes concetualizações sobre o sexo/género e suas implicações no crime. 3. Temas e debates da criminologia cultural: 3.1. Etnicidade, cultura e crime; 3.2. Vitimação e cultura; 3.3. Crime nos media 2.ª Unidade lectiva: 4. Género e crime: perspetiva evolutiva: 4.1. Crime no feminino e suas causas 4.2. Masculinidade, crime e vitimação. 4.3. Género e sistema de justiça criminal: 4.3.1. Modelos de sistemas jurídicos em matéria de relações de género | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
1. ª Unidade: Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas, permitindo, deste modo atingir os objetivos da unidade curricular, mais especificamente: promover a aquisição e aprofundamento de conhecimentos sobre os mais recentes desenvolvimentos no âmbito da teorização do fenómeno criminal; e desenvolver capacidades para fundamentar soluções e juízos emitidos na análise de aspetos sociais, científicos e éticos relevantes 2.ª Unidade: Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento da aplicação prática dos modelos, teorias e conhecimentos na área, permitindo, deste modo atingir os objectivos da unidade curricular, mais concretamente: permitir uma correta análise e avaliação dos vários fenómenos criminais perpetrados no feminino e masculino; Revelar capacidade de comunicação oral e escrita; Mostrar autonomia e conduta responsável na intervenção do fenómeno criminal. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na execução de um trabalho de revisão da literatura (70%), na apresentação e discussão oral desse trabalho (30%), assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula, e na pontualidade e a assiduidade do aluno. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
1.ª Unidade: Exposição teórica das diferentes abordagens explicativas do crime feminino e masculino; Apresentação de casos; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas; Demonstrações de forma a promover a aquisição e aprofundamento de conhecimentos sobre os mais recentes desenvolvimentos no âmbito da teorização do fenómeno criminal; e desenvolver capacidades para fundamentar soluções e juízos emitidos na análise de aspetos sociais, científicos e éticos relevantes. Unidade 2 - Exposição teórica dos conteúdos teóricos; Exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências na análise, interpretação e explicação da criminalidade feminina e masculina; Estudos de caso com o objetivo de ser capaz de integrar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos, para demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita; Mostrar autonomia e conduta responsável na prática. | |||
Bibliografia: | |||
Beleza, T. (2010). Direito das mulheres e da igualdade social. A construção jurídica das relações de género. Coimbra: Almedina. Barnes et al. (2016). Contemporary Biosocial Criminology: A Systematic Review. B-on. Beaver (2019). Biosocial Criminology: A primer (4th edition). Kendall/Hunt Pub. Co Brown et al. (2015). Criminology. Explaining crime and its context (9th ed.). London: Routdlege Caridade, S., Sani, et al. (2019). Abordagens contemporâneas de vitimação, violência e crime. Lisboa: Editora Coisas de Ler - BFP Maia, R., Nunes, L., et al. (2016). Dicionário Crime, Justiça e Sociedade. Lisboa: Edições Sílabo - BFP. McLauglhin et al.(Eds., 2nd edition) (2009). Criminological perspectives. A reader. London: Sage publications - BFP Vaske, J.(2017). Policy implications of biosocial criminology. An Introduction to the Special Issue. Criminal Justice and Behavior, 44(8), 989-992.- B-on |