Unidade Curricular:Código:
Terrorismo e Medidas de Segurança780TMSG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão de conceitos, teorias e conhecimentos na área do Terrorismo;
Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a permitir uma correta avaliação de casos de terrorismo e a adoção de medidas de segurança que permitam reduzir o seu impacto;
Desenvolver capacidades para fundamentar soluções e juízos emitidos na análise de assuntos relacionados com a segurança e na tomada de medidas anti-terroristas;
Aperfeiçoar competências de comunicação escrita;
Desenvolver uma atitude reflexiva crítica e autocrítica, bem como adoptar valores éticos e deontológicos; aprender a distinguir valores relativos de valores absolutos como os direitos humanos e a desenvolver características de empatia que permitam observar o fenómeno do terrorismo de vários pontos de vista.
Conteúdos Programáticos:
1.Formas e dinâmicas da atividade terrorista
1.1 Diferente tipos de terrorismo
2. Conceptualização do terrorismo
2.1 Conceito normativo
2.1 Conceito criminológico
3. Tendências recentes da prática terrorista
4. Contributos criminológicos sobre as causas do terrorismo
4.1. Abordagens socio-estruturais
4.2 Abordagens psico-individuais
4.3 Abordagens psico-sociais
4. Financiamento da atividade terrorista e práticas criminais acessórias
5. Prevenção e medidas de segurança na luta contra o terrorismo
5.1 Estratégias nacionais
5.2 Estratégias internacionais
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área do Terrorismo, permitindo deste modo atingir os objetivos da unidade curricular, mais especificamente: possuir conhecimentos e capacidade de compreensão para o estudo do fenómeno do terrorismo; saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos na avaliação de situações e na implementação de medidas de segurança anti-terrorista.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias teórico-práticas onde se combina a exposição estruturada e articulada de conteúdos científicos sobre os diferentes pontos do programa com a promoção de discussões em grupo, previamente agendadas, para que os alunos sejam capazes de aplicar os seus conhecimentos a casos e situações concretas.
- Dois Testes Escritos
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A utilização de uma metodologia teórico-prática nos termos acima descritos permite aos alunos adquirir conhecimento (por exemplo, através da leitura dos textos incluídos na bibliografia e da sua presença nas aulas), demonstrar a sua capacidade de reflexão crítica e de aplicação de conceitos a situações práticas (por exemplo, através das discussões de grupo) e de perspetivar analiticamente os conteúdos (designadamente, através dos testes escritos).
Bibliografia:
Hobsbawm, Eric (2008). Globalização, Democracia e Terrorismo. Lisboa: Editorial Presença.
Hoffman, Bruce (2006). Inside Terrorism. Nova Iorque: Columbia University Press.
Kushner, Harvey (1998). The future of terrorism: violence in the New Millennium / ed. Harvey W. California: Sage Publications.
Martin, Clarence Augustus (2016). Understanding Terrorism: Challenges, Perspectives, and Issues. California: Sage Publications.
Moreira, Adriano (Ed) (2004). Terrorismo. Coimbra: Almedina.
Newburn, Tim (2013). Criminology. Abingdon: Routledge.
Schmid, Alex (Ed) (2011). The Routledge handbook of terrorism research. Abindgon: Routledge.
Torres, José (2009). Terrorismo islâmico. Gestão dos Riscos para a Segurança Nacional. Lisboa: Universidade Autónoma Editora.
Valente, Manuel Guedes (2010). Direito penal do inimigo e o terrorismo: o “progresso ao retrocesso”. Coimbra: Almedina.
Docente (* Responsável):
Paulo Batista Ramos (pbatista@ufp.edu.pt)