Unidade Curricular:Código:
Perspectivas Sociológicas do Crime780PSCR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A presente unidade curricular tem como objectivo primordial dotar os alunos de conhecimentos fundamentais acerca das perspectivas sociológicas do crime e suas especificidades. Para além da explanação de diversas abordagens teóricas, pretende-se estimular o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica ao fenómeno criminal, bem como uma atitude geral de investigação, reflexão crítica e busca activa de conhecimento de base empírica.
Conteúdos Programáticos:
1. Teorias da Anomia:
1.1. Teoria da Anomia (Merton)
1.2. Teoria da Privação de Estatuto (Cohen)
1.3. Teoria da Oportunidade Diferencial (Cloward & Ohlin)
2. Teorias da Aprendizagem Social:
2.1. Teoria da Associação Diferencial (Sutherland)
2.2. Teoria da Identificação Diferencial (Glaser)
2.3. Teoria do Reforço Diferencial (Akers)
3. Teorias do Controlo Social:
3.1. Teoria da Contenção (Reckless)
3.2. Técnicas de Neutralização (Sykes & Matza)
3.3. Teoria do Vínculo Social (Hirshi)
3.4. Teoria do Auto-Controlo (Gottfredson & Hirshi)
4. Teoria da Etiquetagem Social.
5. Teorias Ambientais:
5.1. Teoria das Actividades Rotineiras (Felson)
5.2. Teoria das Escolha Racional (Clarke)
5.3. Teoria dos Padrões Criminais (Brantingham & Brantingham)
6. Escola de Chicago.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram seleccionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância para a área em estudo. A inclusão de diversas abordagens sociológicas ao crime fornece aos alunos uma perspectiva compreensiva do real alcance desta área de estudo. Assim, os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, actualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento sobre as perspectivas sociológicas do crime, encorajando uma investigação mais aprofundada, bem como a aplicação dos modelos teóricos apresentados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A execução pedagógica consta de aulas teórico-práticas com (1) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (2) demonstração da aplicação prática dos conceitos apresentados; e (3) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada.
A avaliação consta de duas provas teóricas escritas, com o peso de 50% da nota final, cada.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição dos modelos teóricos, assim como o debate dos mesmos, é fundamental para a compreensão dos alunos. A exposição é acompanhada de exemplos de aplicações práticas dos modelos teóricos apresentados, e é solicitado aos alunos que apresentem mais exemplos. Estas metodologias estimulam o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica aos modelos apresentados, bem como de uma atitude geral de investigação, de reflexão crítica e de busca de conhecimento. Dos métodos de avaliação escolhidos para esta unidade curricular, a prática específica, em que os alunos são chamados a realizar um estudo de caso complexo, analisando um caso à luz dos modelos apresentados, facilita o atingir dos objectivos propostos. A prova oral permite uma avaliação da medida em que os objectivos propostos foram cumpridos.
Bibliografia:
Akers, R. L., & Sellers, C. S. (2012). Criminological theories: Introduction, evaluation and application (6th ed.). Oxford, UK: Oxford University Press.
Gonçalves, R. A. (2008). Delinquência, crime e adaptação à prisão (3.ª ed. revista). Coimbra, Portugal: Quarteto.
Maguire, M., Morgan, R., & Reiner, R. (Eds.). (2012). The Oxford handbook of criminology (5th ed.). Oxford, UK: Oxford University Press.
Newburn, T. (2012). Criminology. New York, NY: Routledge.
Docente (* Responsável):
José Soares Martins (jsmartin@ufp.edu.pt)