Unidade Curricular:Código:
Psicossociologia do Conflito, Negociação e Mediação780PCNM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Promover os conhecimentos teórico-práticos sobre a problemática do conflito, da negociação e da mediação, com o intuito de possibilitar a sua resolução construtiva em diferentes níveis da realidade.
Apresentar um conjunto diversificado de metodologias e técnicas de intervenção de cariz psicossociológico aplicadas na gestão de conflitos, negociação e mediação, com o sentido de desenvolver no aluno as competências necessárias para enfrentar os conflitos da realidade intrapessoal e interpessoal.
Conteúdos Programáticos:
1. A análise psicossocial do conflito. Natureza do conflito – conceito e abordagens. Conceito de "justiça de proximidade".
2. A gestão de conflitos e o movimento RAL. O movimento RAL - Resolução Alternativa de Litígios. Estilos de gestão de conflitos. Competências de gestão construtiva de conflitos.
3. A Negociação. Natureza e características da negociação. Factores estruturais do processo de negociação. Estratégias e táticas de negociação – definição e categorias.
4. Processos cognitivos na negociação e na mediação. A tomada de decisão e o processamento de informação. Os efeitos e os enviesamentos cognitivos na negociação e na mediação.
5. A Mediação. Conceito e campos de actuação. Modelos de mediação e sua aplicação. Estrutura, fases e características do processo. Papéis e competências do mediador. Ética e deontologia do mediador.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Unidade Letiva I será alvo de exposição descritiva e organizativa no âmbito das aulas teórico-práticas e os seus conteúdos serão ainda explorados no contexto de orientações tutoriais que permitam aos alunos organizarem leituras e sistematizarem conhecimentos específicos dentro de variados contextos de intervenção da justiça.
A Unidade Letiva II, que é de índole marcadamente prática, será alvo, numa primeira fase, de uma exposição teórica da perspetiva da gestão construtiva de conflitos, assim como das competências práticas envolvidas no processo em questão. Haverá a realização de exercícios de treino de competências práticas e de exercícios de dinâmica grupal de desenvolvimento de características pessoais e relacionais que possam cultivar a postura adequada à resolução de situações conflituais, dando-se assim oportunidade de aplicação das competências em aprendizagem.
A Unidade Letiva III funcionará através da exposição teórica dos conceitos principais sobre negociação e das compet
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Contínua e final
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objetivos formulados para a unidade curricular dado que apostam no desenvolvimento do estudo orientado, de modo a que os estudantes apliquem conhecimentos e demonstrem capacidade de compreensão sobre o conflito, a gestão construtiva do mesmo, a negociação e a mediação e a sua aplicação na “justiça de proximidade”. Por outro lado, procura-se que os alunos saibam selecionar as diferentes técnicas de gestão construtiva de conflitos em diferentes âmbitos, demonstrando serem capazes de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos.
Bibliografia:
Cunha, P. (2008). Conflito e Negociação. Porto: Asa, 2ª edição.
Cunha, P. e Leitão, S. (2012). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos. Porto: Edições UFP, 2ª edição.
Jaca, L. M. & Díaz, F.J.M. (2005). Gestión del Conflicto, Negociación y Mediación. Madrid: Pirámide.
Mastenbroek, W. (1991). Development of Negotiating Skills. In V. A. Kremenyuk. International Negotiation: Analysis, Approaches, Issues. San Francisco: Jossey-Bass Publishers.
Parkinson, L. (2008). Mediação Familiar. Lisboa: Ministério Justiça - Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios.
Pruitt, D. G. & Carnevale, P. J. (1993). Negotiation in Social Conflict. Buckingham: Open University Press.
Serrano, G. & Rodríguez, D. (1993). Negociación en las Organizaciones. Madrid: Eudema.
Docente (* Responsável):
Luís Santos (lsantos@ufp.edu.pt)