Unidade Curricular:Código:
Metodologia do Trabalho Científico817MTC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2MestradoCriminologia4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Dominar as diferentes etapas e respetivos procedimentos, no desenvolvimento de um quadro de investigação científica;
(ii) Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências que permitam planear uma investigação científica;
(iii) Aplicar esses conhecimentos no planeamento e ao desenvolvimento de uma investigação científica;
(iv) Desenvolver e aplicar o quadro geral da metodologia científica no estabelecimento dos diferentes desenhos de estudo;
(v) Caracterizar/Distinguir a forma como se estabelecem os limites da metodologia científica às múltiplas situações e domínios.
Conteúdos Programáticos:
1ª Unidade letiva = Introdução à Metodologia de Investigação - FASE CONCEPTUAL
1. Questões introdutórias
1.1. A Criminologia como ciência
1.2. Modalidades/paradigmas de investigação
1.3. Fases do processo de investigação
1.4. Questões éticas implicadas numa investigação
1.5. Algumas considerações acerca da proposta de uma tese
2. Planeamento de uma investigação
2.1. Escolher e formular um problema de investigação
2.2. Revisão da literatura e construção do marco teórico
2.3. Recursos bibliográficos
2.4. Delimitar o objetivo de investigação, as suas questões ou as hipóteses
2ª Unidade letiva = FASE METODOLÓGICA
3. O desenho da investigação
4. Os métodos de amostragem
5. Métodos de recolha de dados
3ª Unidade letiva = FASE EMPÍRICA
6. Análise de dados: orientações gerais e problemas frequentes
7. Apresentação dos resultados: orientações gerais e problemas frequentes
8. Comunicação dos resultados: do relatório de investigação à sua difusão
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do conhecimento científico; Exposição, apresentação e debate sobre as vantagens e as limitações das investigações qualitativas e quantitativas; Debate individual e em grupo das diferentes opções entre os métodos quantitativa, qualitativo ou da complementaridade dos dois; Demonstrações; Exercícios práticos com base nos próprios projetos de pesquisa dos alunos;
Unidade 2 e 3 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da investigação quantitativa/qualitativa; Exposição, apresentação e debate sobre as diferentes formas de recolha e de tratamento de dados quantitativos/qualitativos; Demonstrações e exercícios práticos sobre a opção pelo método quantitativo/qualitativo, com base nos próprios projetos de pesquisa dos alunos;
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa e discussão dos projetos de pesquisa dos alunos. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de um trabalho individual escrito e de uma prova oral de aferição de conhecimentos, assim como na execução de tarefas práticas em sala de aula, e na pontualidade e a assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A vertente mais expositiva adequa-se principalmente à unidade I e, posteriormente, a unidade II será alvo de uma abordagem mais prática Unidade 1 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do conhecimento científico; Exposição, apresentação e debate sobre as vantagens e as limitações das investigações qualitativas e quantitativas; Debate individual e em grupo das diferentes opções entre os métodos quantitativa, qualitativo ou da complementaridade dos dois; Demonstrações; Exercícios práticos com base nos próprios projetos de pesquisa dos alunos; Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da investigação científica; apresentação e debate sobre as diferentes formas de recolha e de tratamento de dados; Demonstrações e exercícios práticos sobre opções metodológicas.
Bibliografia:
Coutinho, C. P. (2013). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas - Teoria e Prática. 2ª Edição. Coimbra: Almedina
Fortín, M. (2009). O processo de investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociência.
Kumar, R. (1999). Research methodology: a step-by-step for beginners. London: Sage publications.
León. O. G. & Montero, I (1998). Diseño de investigaciones. Introducción a la lógica de la investigación en Psicología y Educación. 2º Edición. Madrid: McGraw-Hill.
Martins, G. A., & Theóphilo, C. R. (2007). Metodologia da investigação científica para ciências sociais. Aplicadas. São Paulo: Editora Atlas.
Quivy, R., & Campenhoudt, L. V. (2008). Metodologias de investigação em ciências sociais. Gradiva.
Sampieri, R. H., Fernández-Collado, C. & Lucio, P. B. (2006). Metodología de la investigación. 4ª edición. México: McGraw-Hill.
Docente (* Responsável):
Ana Isabel Sani (anasani@ufp.edu.pt)