Unidade Curricular:Código:
Metodologia das Ciências Sociais780MCSO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Desenvolver a capacidade de entender as especificidades do conhecimento científico nas Ciências Sociais, particularmente o papel do método no mesmo
Promover o entendimento do caráter aplicado do conhecimento produzido pelas CS
Conteúdos Programáticos:
1.Ciências Sociais: definição
1.1. O surgimento das Ciências Sociais; o Iluminismo e o projecto da Modernidade; as ciências morais
(JJ-Rousseau e Augusto Comte)
2. o conhecimento
2.1. conhecimento: diferentes sistemas de conhecimento
2.2. O conhecimento científico: características
2.2. 1. conhecimento do senso comum vs conhecimento da ciência
3. Conhecimento científico : Epistemologia e a validação do conhecimento
3.1.método: definição e centralidade na ciência
3.2. Thomas Khun: a estrutura das revoluções científicas
3.3. O mito do Racionalismo
4. Metodologias nas Ciências Sociais
4.1. Metodologias qualitativas vs metodologias quantitativas
4.2. Tipos de Estudos
4.3. Formas de recolha de dados
4.3.1. tipos de amostras
4.3.2. Entrevistas vs questionários
4.4.Tipos de estatísticas
5. Teorias e métodos relevantes nas Ciências Sociais - análise de alguns exemplos
(Durkheim; Mauss; Bourdieu; Goffman; Becker;Foucault)
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Desenvolver a capacidade de entender as especificidades do conhecimento científico nas Ciências Sociais (pontos 1, 2 e 3), particularmente o papel do método no mesmo (ponto 2)
Promover o entendimento do caráter aplicado do conhecimento produzido pelas CS (ponto 2 e 3)
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Ensino com base aulas teóricas de caráter expositivo
Testes escritos de modo a testar aquisição de conhecimentos, mas particularmente capacidade de apreensão devidamente estruturada das teorias abordadas – o que se deve reflectir numa elaboração escrita igualmente estruturada
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A natureza do programa é eminentemente teórica o que se coaduna com o tipo de aulas; a avaliação por via de testes escrito visa o desenvolvimentos das capacidades enunciadas nos Objetivos.
Bibliografia:
CAMPENHOUDT, Luc Van, (2003), Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva
DORTIER, J-F, (1998), Les sciences humaines – panorame des connaissances, Auxerre, Sciences Humaines Editions
HALL, S e GIEBEN, R (org) (1992) Formations of Modernity, Cambridge, Open University NUNES, Sedas Pedro, (1977), Questões preliminares sobre as ciências sociais, Lisboa, Editorial Presença
Docente (* Responsável):
Paula Mota Santos (pmsantos@ufp.edu.pt)