Unidade Curricular:Código:
História do Pensamento Criminológico780HPCR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
a) Conhecer e identificar as diferentes etapas do pensamento criminológico, as ideias principais de cada uma delas e os autores de referência.
b) Identificar as diferenças fundamentais entre as diferentes etapas do pensamento criminológico e as diferentes perspectivas que dessa evolução surgiram.
c) Compreender a problemática da medição do fenómeno criminal e as suas implicações.
d) Desenvolver uma compreensão holística do fenómeno criminal.
Conteúdos Programáticos:
Unidade letiva I - Evolução histórica do pensamento criminológico
1.1. A etapa pré-científica da criminologia.
1.2. A Criminologia clássica.
1.3. As primeiras orientações científica.
1.4. A etapa científica da Criminologia.
Unidade letiva II – A Criminologia como ciência.
2.1. O objeto de estudo da Criminologia.
2.2. A Criminologia como ciência empírica e multidisciplinar.
2.3. O problema da medida.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos desta disciplina percorrem a concepção que as sociedades mantiveram sobre o crime e o delinquente ao longo dos séculos. Pretende-se com isto que o aluno saiba contextualizar as diferentes perspetivas e compreenda as bases históricas da criminologia actual. Analisando as diferentes formas de interpretação do fenómeno criminal que surgiram ao longo dos séculos o aluno poderá desenvolver uma visão holística desta problemática.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino estará focalizada na exposição teórica de conteúdos e na leitura de textos e elaboração de exercícios. A avaliação inclui as seguintes componentes: (a) uma prova escrita de avaliação de conhecimentos teóricos e (b) exercícios nos quais os alunos terão aplicar determinados conteúdos aprendidos nas aulas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino esta focalizada na exposição teórica de conteúdos e na leitura de textos e elaboração de exercícios e pretende favorecer a compreensão das ideias principais sobre a criminalidade de cada época e os autores principais e a forma como essas ideias foram evoluindo desde uma época denominada de pré-científica até a criminologia atual. A leitura de textos e a elaboração de reflexões permitirá ao aluno aplicar de forma prática os conteúdos teóricos e ganhar capacidade de argumentação sobre o fenómeno criminal.
Bibliografia:
1. Adler, F., Mueller, G. O., & Laufer, W. S. (2004). Criminology and the criminal justice system (5th Ed.). New York: McGraw-Hill.
2. Cusson, M.( 2007). Criminologia. Cruz Quebrada: Casa das Letras
3. Dias, J. F., & Andrade, M. C. (Eds.). (1997). Criminologia: O homem
delinquente e a sociedade criminógena. Coimbra: Coimbra Editora.
Docente (* Responsável):
Ana Sacau (pssacau@ufp.edu.pt)