Unidade Curricular:Código:
Criminalidade Sexual e Género780CSXG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A presente unidade curricular tem como objectivo primordial dotar os alunos de conhecimentos fundamentais acerca da criminalidade sexual, suas especificidades, formas, contextos e atores, em articulação com o género. Para além da explanação de diversas abordagens teóricas, tipológicas e etiológicas, pretende-se estimular o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica a este fenómeno, bem como uma atitude geral de investigação, reflexão crítica e busca ativa de conhecimento de base empírica.
Conteúdos Programáticos:
Perspectiva etiológica da agressão sexual. Abordagens tipológicas da violação. Abordagens tipológicas do abuso sexual de menores. Comportamento predatório de ofensores violentos e sexuais. Variações sobre sexo e género.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram seleccionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância para a área em estudo. A inclusão de diversas abordagens fornece aos alunos uma perspectiva compreensiva do real alcance desta área de estudo. Assim, os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, actualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento, encorajando uma investigação mais aprofundada, bem como a aplicação dos modelos teóricos apresentados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Duas provas teóricas escritas (50% cada da nota final)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A execução pedagógica consta de aulas teórico-práticas com (1) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (2) demonstração da aplicação prática dos conceitos apresentados; e (3) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. A avaliação consta de duas provas teóricas escritas, com o peso de 50% da nota final, cada.
Bibliografia:
Gartner, R., & McCarthy, B. (Eds.). (2014). Gender, Sex, and Crime. New York: Oxford University Press.
Peterson, D., & Panfil, V. (Eds.). (2014). Handbook of LGBT Communities, Crime, and Justice. New York: Springer.
Rebocho, M. F. (2007). Caracterização do violador português. Coimbra, Portugal: Almedina.
Rebocho, M. F. (2013). The hunter and the hunted: A comparative study of the hunting behavior of rapists and child molesters. Saarbrucken: Scholar’s Press.
Docente (* Responsável):
Luís Santos (lsantos@ufp.edu.pt)