Unidade Curricular:Código:
Criminologia e Vitimologia780CRVI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
(i) Contribuir para o conhecimento de conceitos e teorias na área da criminologia e da Vitimologia;
(ii) Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidades que permitam uma correta avaliação de problemáticas específicas de crime e violência;
(iii) Desenvolver o interesse pela investigação e intervenção nestas áreas;
(iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
(v) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica, bem como adotar valores éticos e deontológicos.
Conteúdos Programáticos:
UL 1 = Criminologia (3 ECTS)
Módulo I: Criminologia: Da psicologia criminal à sociologia do crime. O papel das diferenças individuais na explicação da delinquência. A emergência do social nas teorias do crime: subculturas, aprendizagem e controlo social do crime.
Módulo II. O surgimento da vítima nas teorias criminológicas. O interacionismo simbólico. O paradigma da reacção social. A criminologia crítica.
UL 2 = Vitimologia (3 ECTS)
Módulo I – O conceitos e o estatuto de vítima; História da Vitimologia; Perfis de vitimação e teorias da Vitimologia; Os inquéritos de vitimação e as cifras negras do crime; As consequências da vitimação; Orientações gerais para intervenção com vítimas. Vitimologia atual.
Módulo II - Tipologias de vitimação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
UL 1 – Os conteúdos privilegiam a compreensão e a análise crítica da criminologia como ciência. Assim, pretendem-se atingir os objectivos e competências propostos, especialmente a compreensão da evolução da criminologia, a familiarização com a terminologia específica e a aquisição de um pensamento crítico. Os conteúdos estão relacionados com as diferentes perspetivas na explicação do crime e facilitar o desenvolvimento de um pensamento crítico assim como a capacidade de aplicação dos conhecimentos a contextos reais e de investigação.
UL 2 – Os conteúdos privilegiam o conhecimento de matérias teóricas e práticas da Vitimologia, permitindo, deste modo a desenvolver conhecimentos, competências e capacidades para o estudo da vítima; Apoiar a compreensão das principais técnicas e metodologias usadas na avaliação de casos de vitimação para apoiar a resolução das situações apresentadas; Revelar autonomia e conduta responsável na intervenção com vítimas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de provas escritas de avaliação, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
UL 1 - Discussão dos tópicos presentes nos conteúdos para que o aluno aprenda a desenvolver uma análise crítica e madura dos mesmos e assim afiançar elementos de argumentação teórica. A unidade letiva conta com a elaboração de exercícios práticos que permitam o aluno a aplicação dos conteúdos leccionados a contextos reais. UL 2 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da área de atuação; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas; Demonstrações; Exercícios práticos com o objetivo de demonstrar conhecimentos e competências na avaliação e/ou intervenção em casos de vitimação infantil, juvenil e adulta; Mostrar autonomia e conduta responsável na prática.
Bibliografia:
Adler, F., Mueller, G. O., & Laufer, W. S. (2006). Criminology (5th Ed.). NewYork: McGraw-Hill.
Burgess, A. W., Regehr, C. & Roberts, A. (2010). Victimology. Theories and applications. 1ª edição. Boston: Jones and Bartlett Publishers.
Daigle, L. E. (2012). Victimology. A text/reader. London: Sage.
Dias, J. F., & Andrade, M. C. (Eds.). (1997). Criminologia: O homem delinquente e a sociedade criminógena. Coimbra: Coimbra Editora.
Doerner, W. & Lab, S. (2008). Victimology. 5ª edição Cincinnati: Anderson Publishing.
Goodey, J. (2005). Victims and Victimology: research, policy and practice. London: Pearson Education.
Neves, S. e Fávero, M. (2010). Vitimologia: ciência e activismo. Coimbra: Editora Almedina.
Newburn, T. (2009). Key readings in Criminology. Devon: Willan Publishing.
Sani, A. I. (2011). Temas de Vitimologia: realidades emergentes e respostas sociais. Coimbra: Editora Almedina.
Docente (* Responsável):
Ana Sacau (pssacau@ufp.edu.pt)
Joana Torres (joanat@ufp.edu.pt)