Unidade Curricular:Código:
Crime: Prevenção e Reinserção Social780CPRS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
No fim do semestre, o aluno deverá ser capaz de:
1. Identificar e analisar as necessidades criminogenas presentes numa comunidade ou zona geográfica.
2. Identificar e seleccionar as necessidades de intervenção do grupo-alvo, assim como os contextos onde estes poderiam ser contactados.
3. Definir os objectivos e metas da intervenção
4. Seleccionar um plano de intervenção mais adequado para conseguir atingir as metas e objectivos seleccionados, através de estratégias baseadas na evidência.
5. Avaliar o sucesso da intervenção.
Conteúdos Programáticos:
A prevenção da criminalidade. A avaliação das necessidades de prevenção. Estratégias de prevenção da criminalidade local baseadas na evidência. Sustentabilidade das estratégias e programas de prevenção da criminalidade. O crime e reinserção social dos delinquentes. Desistência do crime e prevenção da reincidência. Planificação e implementação de programas de reinserção. Os programas de reinserção em contexto prisional. Avaliação das necesidades de intervenção em reclusos. A preparação para a liberdade. Programas de liberdade condicional. Os programas de reinserção para menores ofensores. Os programas de reintegração para grupos específicos de delinquentes
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram seleccionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância para a área em estudo. A inclusão de diversas abordagens fornece aos alunos uma perspectiva compreensiva do real alcance desta área de estudo. Assim, os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, actualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento, encorajando uma investigação mais aprofundada, bem como a aplicação dos modelos teóricos apresentados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A execução pedagógica consta de aulas teórico-práticas com (1) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (2) demonstração da aplicação prática dos conceitos apresentados; e (3) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição dos modelos teóricos, assim como o debate dos mesmos, é fundamental para a compreensão dos alunos. A exposição é acompanhada de exemplos de aplicações práticas dos modelos teóricos apresentados, e é solicitado aos alunos que apresentem mais exemplos. Estas metodologias estimulam o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica aos modelos apresentados, bem como de uma atitude geral de investigação, de reflexão crítica e de busca de conhecimento.
Bibliografia:
Gonçalves, R. (2008). Delinquência, crime e adaptação à prisão.Coimbra:Quarteto
UNDOC (2010). Medidas privativas y no privativas de libertad. El sistema penitenciario
Manual de instrucciones para la evaluación de la justicia penal. Disponível em:
http://www.unodc.org/documents/justice-and-prison-reform/crimeprevention/The_Prison_System_Spanish.pdf
UNDOC (2011). Criterios para la formulación y evaluación de los programas de reforma de la justicia de menores. Disponível em:
http://www.unodc.org/documents/justice-and-prison-reform/crimeprevention/V1187524.pdf
UNDOC (2011). Instrumento de evaluación de necessidades en materia de prevención de la delincuencia. Disponível em: https://www.unodc.org/documents/justice-and-prison-reform/crimeprevention/CrimePreventionAssessemntToolSpani
Docente (* Responsável):
Gloria Jólluskin (gloria@ufp.edu.pt)