Unidade Curricular:Código:
Criminalidade, Desenvolvimento e Segurança Comunitária878CDSC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Os alunos que finalizem este curso deverão:
a) Conhecer a origem e características do paradigma da prevenção da criminalidade de base comunitária e relacioná-lo com o modelo de polícia comunitária.
b) Ser capazes de analisar de forma crítica programas de prevenção do crime de base comunitária.
c) Construir programas de segurança comunitária aplicados a problemáticas específicas.
d) Comunicar de forma oral e escrita os conhecimentos adquiridos e as suas aplicações.
e) Saber ilustrar a relação entre desenvolvimento e criminalidade.
Conteúdos Programáticos:
U.L1: Introdução à segurança comunitária.
Antecedentes do conceito de segurança comunitária. Ordem pública e segurança cidadã. O sentimento subjetivo de segurança: o grande delito, o delito ordinário e os comportamentos não cívicos. Problemas tipicamente urbanos e participação cidadã. O paradigma da prevenção e o papel da comunidade.
U.L.2: Modelo de policiamento comunitário e prevenção do crime.
Modelo de policiamento proativo vs. modelo de policiamento reativo. Modelo de polícia comunitária ou de proximidade. Princípios e objetivos do policiamento comunitário. Experiências internacionais de policiamento comunitário. Programas de prevenção do crime baseados no paradigma da segurança comunitária.
U.L.3: Desenvolvimento socioeconómico e crime.
As primeiras luzes sobre a relação desenvolvimento-crime: escola cartográfica de Quetelet e Guerry. Crescimento económico e oportunidades criminais. Crescimento económico e sensação de segurança.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Esta unidade curricular tem por objectivo que os alunos diferenciem o paradigma da segurança comunitário de outros paradigmas de segurança e conheçam as suas vantagens e limitações na prevenção do crime e que saibam analisar a relação entre crescimento económico e crime. Os conteúdos centram-se nas características da segurança comunitária que a diferenciam de outros modelos de segurança. Os conteúdos incluem também a análise de programas de segurança comunitária desde uma perspectiva crítica que permita os alunos a compreender as dificuldades inerentes a uma prevenção do crime de base comunitária.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As metodologias de ensino centram-se a exposição teórica de conteúdos relativos aos diferentes paradigmas de segurança, a análise crítica de textos e programas de segurança comunitária e a elaboração de uma proposta de programa de segurança comunitária que tente ultrapassar as limitações dos já existentes.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Uma vez que se pretende que os alunos conheçam as bases do paradigma da segurança comunitária e as suas limitações na prevenção do crime, a metodologia de ensino centra-se, especialmente, no trabalho em sala de aula de análise crítica de relatórios e programas e na elaboração e comunicação oral e escrita de uma proposta de programa na qual os alunos possam demonstrar a sua compreensão das bases deste tipo de programas.
Bibliografia:
A docente fornecerá material suplementar (artigos científicos em inglês e português) e relatórios institucionais.
Ferreira, E.V. (1998). Crime e insegurança em Portugal: padrões e tendência. Oeiras: Celta.
Leal, J.M. (2007). O sentimento de insegurança da discursividade sobre o crime. Coimbra: Coimbra Ed. Separata da Revista Portuguesa de Ciência Criminal, Ano 17 N.º 3.
Machado, C. (2004). Crime e insegurança: discursos do medo, imagens do “outro”. Lisboa: Ed. Notícias.
Skolnick, J. e Bayley, D.H. (2002). Policiamento Comunitário: Questões práticas através do Mundo. Trad. Ana Luísa Amêndola Pinheiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.
Squires, P. (2006). Community Safety: Critical Perspectives on Policy and Practice. Bristol: Policy Press at the University of Bristol
Tilley, N. e Sidebottom, A. (2017-2nd edition). Handbook of Crime Prevention and Community Safety. Editora: Routledge
Docente (* Responsável):
Lígia Afonso (ligiaa@ufp.edu.pt)