Unidade Curricular:Código:
Crime e Adições780CADI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade de Crime e Adições visa levar o aluno da licenciatura de Criminologia a:
a) Conhecer/Distinguir as principais vertentes explicativas do fenómeno droga-crime;
b) Conhecer/Distinguir as principais explicações droga-violência;
c) Compreender as interações implicadas, e respetivas consequências, no perfil droga-crime;
d) Identificar as principais características de funcionamento do indivíduo droga-crime.
Conteúdos Programáticos:
I - Contextualização histórica e epistemológica – as primeiras hipóteses e os primeiros estudos a respeito da relação droga-crime. O toxicodependente como delinquente e como vítima. Risco e proteção.
II - As abordagens deterministas da relação droga-crime. As explicações baseadas na relação causal.
III - As abordagens centradas nas estruturas do indivíduo como estando subjacentes à relação droga-crime.
IV - As abordagens centradas nos processos de instalação e desenvolvimento da relação droga-crime. O toxicodependente delinquente – análise funcional. O perfil e os “estilos” toxicodependente, delinquente e “especialista” droga-crime.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam:
I – Aprofundamento de conceitos básicos a respeito da dependência de drogas e da concomitante prática delituosa permitindo, deste modo preparar a posterior identificação e compreensão do especialista droga crime. Especificamente, conhecer e distinguir as explicações do fenómeno droga-crime
II, III, IV – Aprofundamento de conhecimentos a respeito do funcionamento do toxicodependente enquanto delinquente. Especificamente, compreender as interações implicadas, e respetivas consequências, no perfil droga-crime; e identificar as principais características de funcionamento do indivíduo “especialista droga-crime”.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico-práticas e pesquisa bibliográfica com leitura e interpretação de textos, transmitindo as bases teóricas respeitantes aos principais pontos do programa, para posterior aplicação a casos específicos e de teor prático, através da elaboração de pequenos trabalhos cuja execução será acompanhada em contexto de sala de aula. Criação de espaços abertos ao debate sobre os trabalhos realizados.
A avaliação obedecerá a um processo contínuo e periódico de avaliação que integrará os seguintes elementos: a realização de uma prova escrita de avaliação obrigatória, com um peso de 60% sobre a classificação final; um trabalho prático individual e obrigatório - Execução de um poster científico a respeito de um tema a escolher pelo aluno, e que inclua as questões droga / crime - com um peso de 40% sobre a classificação final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Exposição teórica de conteúdos; Apresentação de exemplos que possibilitem a reflexão e a clarificação dos conceitos; Debate individual e em grupo de casos para distintas problemáticas; Demonstrações; Exercícios.
Bibliografia:
Agra, C. (2002). Entre droga e crime (2ª ed.). Lisboa: Editorial Notícias.
Bennett, T. & Holloway, K. (2005a). Disaggregating the relationship between drug misuse and crime. Australian and New Zeland Journal of Criminology, 38 (1), 102-121. doi: 10.1375/acri.38.1.102
Bennett, T. & Holloway, K. (2009). The causal connection between drug misuse and crime. British Journal of Criminology, 49 (4), 513-531. doi: 10.1093/bjc/azp014
Brochu, S. (2003). Drogue et violence: deux mots surcharges d’emotion. Toxicodependências, 9 (2), 61-70.
Maia, R., Nunes, L., Caridade, S.,... Afonso, L. (2016). Dicionário Crime, justiça e sociedade. Lisboa: Edições Sílabo.
Nunes, L. (2011). Droga-Crime: (Des)Construções. Porto: Edições UFP.
Nunes, L. & Trindade, J. (2016). Crime e drogas. Relações psicológicas, comportamentais e jurídicas. Porto Alegre: A Livraria do Advogado.
Sani, A. & Caridade, S. (2016). Práticas de intervenção na violência e no crime. Lisboa: Pactor.
Docente (* Responsável):
Laura Nunes (lnunes@ufp.edu.pt)