Unidade Curricular:Código:
Psicologia Social780PSSO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que os alunos obtenham uma visão global das principais contribuições da Psicologia Social no âmbito dos processos de pensamento social e influência social.
Desta forma, pretende-se que os alunos sejam capazes de:
(i) Adquirir e integrar os conceitos, modelos, teorias no domínio da psicologia social;
(ii) Caracterizar os processos de pensamento social e comportamento social;
(iii) Identificar e compreender os processos de influência social;
(iv) Capacidade de análise e resolução de problemas no âmbito do diagnóstico e intervenção nos contextos sociais;
(v) Capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal;
(vi) Demonstrar uma atitude de investigação e desenvolvimento auto-orientado.
Conteúdos Programáticos:
1ª Unidade. 1. Introdução. 1.1. Objeto e objetivos de estudo da psicologia social. 1.2. Grandes temas da psicologia social. 1.3. Métodos de investigação em psicologia social
2ª Unidade. 2. Processos básicos em psicologia social. 2.1. Categorização social. 2.2. Representações sociais. 2.3. Atitudes. 2.4. Identidade social e processos grupais
3ª Unidade. 3. Influência Social. 3.1. Princípios básicos da influência social 3.2. Normalização 3.3. Conformismo. 3.4 Obediência à autoridade. 3.5. Inovação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da psicologia social, permitindo, deste modo atingir os objetivos da unidade curricular; nomeadamente, conhecimentos relativos ao objeto, história e metodologias da psicologia social, processos básicos em psicologia social e processos de influência social.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá pesquisa teórica, leitura, discussão de bibliografia específica, debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de conhecimentos, na execução de um trabalho teórico-prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
No sentido de alcançar os objetivos pedagógicos definidos para as diferentes unidades letivas, as metodologias de ensino incluem: exposição teórica de conteúdos; leituras individuais; debates, em grupo, estudos de caso; visionamento de vídeos; apresentações temáticas realizadas pelos alunos. Pretende-se com esta metodologia que o aluno adquire os conhecimentos teóricos relevantes sobre a temática e que, posteriormente, os aplique a casos práticos que poderão ocorrer na sua prática profissional futura.
Bibliografia:
Cerclé, A. & Somat, A. (2001). Manual de Psicologia Social. Lisboa: Instituto Piaget.
Franzoi, S. L. (2003). ). Psicología social. México: McGraw-Hill.
Leyens, J.P. & Yzerbyt, V. (1999). Psicologia Social (2ª Ed.) Lisboa: Edições 70
Morales, J. F. (2009). Psicología Social. Madrid: McGraw-Hill.
Myers, D. G. (2005). Psicología social. México: McGraw-Hill.
Neto, F. (2000). Psicologia social (Volume I e II). Lisboa: Universidade Aberta.
Rickard, C. & Sinclair, S. (2018). Prototypes and same-gender bias in perceptions of hiring discrimination. Journal of Social Psychology. 158; 3; p285-p297
Stanciu, A. (2017). Stereotype-based faultlines and out-group derogation in diverse teams: The moderating roles of task stereotypicality and need for cognition. Journal of Social Psychology, 157, 3, pp. 352-365
Vala, J. & Monteiro, M.B. (Eds). (2013). Psicologia Social (6ª Ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian