Unidade Curricular:Código:
Metodologia do Trabalho Científico994MTC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2MestradoCriminologia4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
OA1 - Aprofundar conhecimentos sobre fundamentos, paradigmas, métodos e técnicas de investigação em criminologia;
OA2 – Identificar e caracterizar detalhadamente as etapas inerentes ao processo de investigação;
OA3 – Adquirir e ensaiar competências práticas relacionadas com a concepção e planeamento de uma investigação em criminologia;
OA4 – Identificar diferentes obstáculos associados à investigação em criminologia;
OA5 – Equacionar estratégias de resolução de problemas em matéria de investigação em criminologia.
Conteúdos Programáticos:
1ª Unidade letiva = Introdução à Metodologia de Investigação - FASE CONCEPTUAL
1. Questões introdutórias
2. Planeamento de uma investigação
2.1. Escolher e formular um problema de investigação
2.2. Revisão da literatura e construção do marco teórico
2.3. Recursos bibliográficos
2.4. Delimitar o objetivo de investigação, as suas questões ou as hipóteses
2ª Unidade letiva = FASE METODOLÓGICA
3. O desenho da investigação
4. Os métodos de amostragem
5. Métodos de recolha de dados
3ª Unidade letiva = FASE EMPÍRICA
6. Análise de dados: orientações gerais e problemas frequentes
7. Apresentação dos resultados: orientações gerais e problemas frequentes
8. Comunicação dos resultados: do relatório de investigação à sua difusão
8.1. Regras básicas de escritas e erros/problemas frequentes
9. Regras básicas para a elaboração de uma revisão sistemática da literatura
10. Práticas de investigação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da investigação científica: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma atuação ética; demonstrar conhecimentos e competências para planear uma investigação científica; Selecionar métodos e técnicas apropriados;
Unidades 2 e 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da investigação científica quantitativa e qualitativa: Conhecer as principais técnicas de recolha de dados quantitativos e qualitativos; saber fazer o tratamento de dados;
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa e discussão dos projetos de pesquisa dos alunos. A avaliação será contínua consiste na execução de uma proposta de projeto de investigação na área da Criminologia (60%) e na apresentação e discussão oral desse trabalho (40%), assim como na execução de tarefas teórico-práticas e na pontualidade e a assiduidade do aluno.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do conhecimento científico; Exposição, apresentação e debate sobre as vantagens e as limitações das investigações qualitativas e quantitativas; Debate individual e em grupo das diferentes opções entre os métodos quantitativa, qualitativo ou da complementaridade dos dois; Demonstrações; Exercícios práticos com base nos próprios projetos de pesquisa dos alunos; Unidade 2 e 3 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da investigação quantitativa/qualitativa; Exposição, apresentação e debate sobre as diferentes formas de recolha e de tratamento de dados quantitativos/qualitativos; Demonstrações e exercícios práticos sobre a opção pelo método quantitativo/qualitativo, com base nos próprios projetos de pesquisa dos alunos;
Bibliografia:
Coutinho, C. P. (2013). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas - Teoria e Prática. 2ª Edição. Coimbra: Almedina BFP 001.8/COU/97503
Dantzer, M.L., Hunter, R. H., Quinn, S. T. (2018). Research methods for Criminology and Criminal Justice (4th Edition) USA: Jones & Bartlett Learning
Fortín, M. (2009). O processo de investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociência.
King, N., Horrocks, C., & Brooks, J. (2019). Interviews in qualitative research (2nd Ed.) London: Sage.
Kumar, R. (2019). Research methodology: A step-by-step guide for beginners (5th Ed.) London: Sage BFP 303/KUM
Lisboa, M. (2016). Metodologias de investigação sociológica. Problemas e soluções a partir de estudos empíricos. Vila Nova de Famalicão: Edições Humus
Pocinho, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas, Lda.
Withrow, B. L. (2016). Research methods in crime and justice (2nd edition). New York: Routledge