Unidade Curricular: | Código: | ||
Gramática da Comunicação | 780GRC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Criminologia | 3 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 39 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Conhecimento e capacidade de compreensão sobre as fases e características específicas da metodologia científica. Aplicação dos conhecimentos e compreensão na elaboração de um trabalho científico. Capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante, de forma a produzir um trabalho científico. Competência para comunicar de forma escrita / oral de modo estruturado, organizado e abrangente a vários a públicos. Competências de autoaprendizagem, especificamente na recolha e tratamento da informação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Metodologia do trabalho científico. Plágio académico. Leitura – Tipos de leitura; recolha e tratamento de informações. Produção escrita – As fases da composição: invenção, disposição, elocução. Tipologias textuais: contração textual (resumo, síntese); expansão textual (dissertação, comentário). Comunicação oral. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos apresentados cobrem as áreas de conhecimento essenciais e coerentes para atingir os objectivos, visto que visam as duas áreas principais: a metodologia do trabalho científico e o desenvolvimento das competências de leitura e escrita. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Num primeiro momento as aulas serão expositivas; depois serão eminentemente práticas, através da apresentação de exemplos e resolução de exercícios. A avaliação será contínua, contemplando uma frequência, a apresentação de um trabalho, e a realização de um portefólio: 12+6+2. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Sendo uma unidade curricular transversal e de natureza prática, as metodologias de ensino referidas são coerentes com os objetivos da disciplina. O objetivo é que os alunos adquiram as competências genéricas em termos de comunicação científica, oral e escrita em contextos diversos. | |||
Bibliografia: | |||
AA.VV. (2013). Gramática do Português. Lisboa, Fundação Calouste GulbenKian. Ceia, C. (2018). E-Dicionário de Termos Literários. [Em linha]. Fiorin, J. (2015). Argumentação. S. Paulo, Contexto. Freixo, M. (2018). Metodologia Científica. Fundamentos, Métodos e Técnicas. Lisboa, Instituto Piaget. Lipson, C. (2008). Doing honest work in college. Chicago, The University of Chicago Press. Lopes, E. J. M. (2016). “Plágio”. In Dicionário Crime, Justiça e Sociedade. Lisboa: Sílabo: 362-364. Oliveira, R. (2016). O texto e seus contextos. S. Paulo, Edições Parábola. |