Unidade Curricular:Código:
Cultura e Criminologia Comparada878CCC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Objetivos de aprendizagem da 1ª Parte
1º Proporcionar conhecimento sobre os diferentes sentidos e conceitos de cultura, entendendo estes nas diferentes perspetivas teóricas da Antropologia;
2º Proporcionar conhecimento sobre os conceitos de Etnocentrismo; enculturação, aculturação,
interculturalismo e multiculturalismo;
3º Proporcionar competências para a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos objetivos 1 e 2 no âmbito do debate das dualidaes Universalismo/Relativismo Cultural e norma/desvio.
4 º Proporcionar conhecimento sobre os principais enquadramentos teóricos adstritos ao estudo das
culturas juvenis e suas características.
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Capacidade de análise da perspectiva criminal nas diferentes culturas.
Comparação entre o sistema criminal Brasileiro e Português
A-
Conteúdos Programáticos:
1. O conceito de Cultura
Diferentes sentidos e enquadramentos teóricos
2. Conceitos de Etnocentrismo; Enculturação; Aculturação; interculturalismo e multiculturalismo.
As dinâmicas culturais, a norma e o desvio
3. A dualidade universalismo/ relativismo e a identidade
As potencialidades e os custos de cada uma das posições.
4. Conceito de jovem e juventude
Perspetivas teóricas e características das subculturas juvenis
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1- Noção de cultura e perspectiva criminal
2- Comparação de diferentes sistemas Penais
3- Os problemas do multiculturalismo
4- Entrada e circulação de pessoas em países de acolhimento. o sistema de vistos
5- Breve exploração da ameaça do estado islâmico. suas origens e consequências
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A coerência entre os objetivos de aprendizagem é demonstrada pela correspondência explícita entre
os 4 pontos pelos quais se enunciam os objetivos de aprendizagem e os respetivos 4 pontos que
configuram os conteúdos programáticos.
Os conteúdos programáticos nas suas várias vertentes, refletem por um lado as grandes questões que colocam em paralelo a cultura e a criminalidade e por outro comparam os dois sistemas juridico /penais português e brasileiro.
A questão dos movimentos migratórios associados à criminalidade internacional, são abordadas do ponto de vista do sistema Schengen quanto ao seu enquadramento legal, mas também do ponto de vista do combate ao tráfico de seres humanos e ao auxilio à imigração ilegal .
A questão do Estado Islâmico proporciona a oportunidade para a análise dos sistemas juridico/penais islâmicos em comparação com os sistemas de carácter ocidental e democrático.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Método expositivo e ativo
1 teste com 50% de ponderação na nota final.
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1 teste com os restantes 50%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Tratando-se de uma UC inserida em 2º ciclo e recurso aos métodos expositivo e ativo, permite, não só expor os conhecimentos que os alunos deverão adquirir, mas também promover a reflexão, debate e comunicação sobre aos temáticas lecionadas. Tratando-se dum curso de mestrado , a metodologia baseia-se sobretudo na apresentação de casos, debate e análise, apelando à participação activa de todos os alunos. A utilização de meios audivisuais é também priveligiada.
Bibliografia:
1- Cuch, D. (2006), A noção de cultura nas ciências sociais, Lisboa, Fim de Século Edições.
2- Goldberg, D. (1994), Multiculturalism : a critical reader, Oxford, Blackwell.
3- Kramer, R. (2020). Culture, Crime and Punishment. London, Macmillan Education Limited.
4- Taylor, C. et al. (1998), Multiculturalismo : examinando a política de reconhecimento, Lisboa,
Instituto Piaget.
5- Aldeia Global- Karl Popper
6- Jiadismo Global - Pathé Duarte
7- Criminologia, teoria social e cultura: mapeando territórios discursivos
apostos ao crime e desvio- papper de Rita Joana Basílio de Simões-Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
8- Social Exclusion : Towards a n Analytical and Operative Frame work - BhallaA. and Lapeyre, F
9- Escape from Violence: Conflict and the Refugee Crisis in the Developing World .- Zolberg, A.R, et al . Oxford University Press