Unidade Curricular:Código:
Perfis Criminais e Prognóstico da Criminalidade: Fatores de Risco e Proteção817PCPC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1MestradoCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1) Perspetivar os modelos e instrumentos de avaliação de risco de reincidência, permitindo o desenvolvimento de competências de avaliação e investigação na área.
2) Desenvolver a capacidade de realizar a avaliação e gestão do risco de reincidência, destinados a diferentes públicos-alvo e problemáticas específicas, desde a avaliação inicial até à avaliação final, desde uma perspetiva multidisciplinar.
3) Desenvolver a capacidade para formular soluções problemas complexos relacionados com a avaliação e gestão do risco, integrando conhecimentos, desenvolvendo soluções, e refletindo sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais derivadas das soluções tomadas.
4) Desenvolver a capacidade de comunicar as conclusões sobre o risco de reincidência a especialistas e leigos de uma forma clara e sem ambiguidades;
5) Desenvolver competências que permitam aos alunos uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo autónomo, relativa à avaliação e gestão do risco.
Conteúdos Programáticos:
1. A avaliação do risco de reincidência
1.1 – Os fatores de fatores de risco e proteção de reincidência criminal
1.2. A predição da reincidência criminal através de instrumentos baseados na evidência
1.3. Métodos, técnicas e instrumentos de avaliação da reincidência
1.3.1. O julgamento clínico estruturado
1.3.2. O julgamento atuarial
1.4. O Modelo de Risco-Necessidade-Responsividade de Andrews e Bonta
1.5. A avaliação predictiva do risco e a gestão do caso
1.5.1. O Good Lives Model como paradigma para a redução do risco de reincidência
1.5.2. A avaliação das necessidades não criminógenas e o seu papel na gestão do risco
2. Elaboração de perfis como técnica de investigação criminal: Definição, tipos e aplicações
2.1. Profiling psicológico.
2.2. Profiling geográfico
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram seleccionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância actual para a área em estudo. Assim, os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, actualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento sobre perfis criminais e prognóstico criminal, encorajando uma investigação mais aprofundada, bem como a aplicação dos conteúdos apresentados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A exposição dos conteúdos, assim como o debate dos mesmos, é fundamental para a compreensão dos alunos. A exposição é acompanhada de exemplos de aplicações práticas dos conteúdos apresentados, e é solicitado aos alunos que apresentem mais exemplos. Estas metodologias estimulam o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica aos conteúdos apresentados, bem como de uma atitude geral de investigação, de reflexão crítica e de busca de conhecimento. A metodologia utilizada permite uma avaliação da medida em que os objectivos propostos foram cumpridos, assim como a aplicação de um método ativo, em que se conjugará uma vertente expositiva com a mais prática e de aplicação aos estudos dos alunos de mestrado. A avaliação consistirá numa prova oral de aferição de conhecimentos (50% da avaliação) e um exercício prático (50%) no qual o aluno deverá demonstrar os seus conhecimentos e capacidades relacionada com a realização da avaliação de risco da criminalidade.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição dos conteúdos, assim como o debate dos mesmos, é fundamental para a compreensão dos alunos. A exposição é acompanhada de exemplos de aplicações práticas dos conteúdos apresentados, e é solicitado aos alunos que apresentem mais exemplos. Estas metodologias estimulam o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica aos conteúdos apresentados, bem como de uma atitude geral de investigação, de reflexão crítica e de busca de conhecimento. A metodologia utilizada permite uma avaliação da medida em que os objectivos propostos foram cumpridos, assim como a aplicação de um método ativo, em que se conjugará uma vertente expositiva com a mais prática e de aplicação aos estudos dos alunos de mestrado.
Bibliografia:
Andrews, D.A. & Bonta, J. (2016). The Psychology of Criminal Conduct. New York: Routledge.
Andrews, D.A., Bonta, J. & Wormith, S. (2010). The Risk-Need-Responsivity (RNR) Model: Does Adding the Good Lives Model Contribute to Effective Crime Prevention? Crim. Justice and Behavior, 38(7),735-755.
Barbosa, F., Quadros, F. & Ribeiro, L (2012). Reincidência Criminal. Tópicos de Avaliação e Intervenção Psicossocial. Porto: Livpsic.
Canter, D. & Young, D. (2016). Principles of Geographical Offender Profiling. New York: Routledge
Kemshall, H. (2020). Risk in Probation Practice. New York: Routledge
Paulino, M. e Alho, L. (2018). Comportamento Criminal e Avaliação Forense. Lisboa: Pactor
Simões, M., Almeida, L. & Gonçalves. O. (2017). Psicologia forense : instrumentos de avaliação. Pactor.