Unidade Curricular: | Código: | ||
Metodologia do Trabalho Científico | 1180MTC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Mestrado | Criminologia | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
OA1 - Aprofundar conhecimentos sobre fundamentos, paradigmas, métodos e técnicas de investigação em criminologia; OA2 – Identificar e caracterizar detalhadamente as etapas inerentes ao processo de investigação; OA3 – Adquirir e ensaiar competências práticas relacionadas com a concepção e planeamento de uma investigação em criminologia; OA4 – Identificar diferentes obstáculos associados à investigação em criminologia; OA5 – Equacionar estratégias de resolução de problemas em matéria de investigação em criminologia. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1ª Unidade letiva = Introdução à Metodologia de Investigação - FASE CONCEPTUAL 1. Questões introdutórias 2. Planeamento de uma investigação 2.1. Escolher e formular um problema de investigação 2.2. Revisão da literatura e construção do marco teórico 2.3. Recursos bibliográficos 2.4. Delimitar o objetivo de investigação, as suas questões ou as hipóteses 2ª Unidade letiva = FASE METODOLÓGICA 3. O desenho da investigação 4. Os métodos de amostragem 5. Métodos de recolha de dados 3ª Unidade letiva = FASE EMPÍRICA 6. Análise de dados: orientações gerais e problemas frequentes 7. Apresentação dos resultados: orientações gerais e problemas frequentes 8. Comunicação dos resultados: do relatório de investigação à sua difusão 8.1. Regras básicas de escritas e erros/problemas frequentes 9. Regras básicas para a elaboração de uma revisão sistemática da literatura 10. Práticas de investigação | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da investigação científica: integrar conhecimentos, competências e capacidades para uma atuação ética; demonstrar conhecimentos e competências para planear uma investigação científica; Selecionar métodos e técnicas apropriados; Unidades 2 e 3 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da investigação científica quantitativa e qualitativa: Conhecer as principais técnicas de recolha de dados quantitativos e qualitativos; saber fazer o tratamento de dados; | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa e discussão dos projetos de pesquisa dos alunos. A avaliação será contínua consiste na execução de uma proposta de projeto de investigação na área da Criminologia (60%) e na apresentação e discussão oral desse trabalho (40%), assim como na execução de tarefas teórico-práticas e na pontualidade e a assiduidade do aluno. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores do conhecimento científico; Exposição, apresentação e debate sobre as vantagens e as limitações das investigações qualitativas e quantitativas; Debate individual e em grupo das diferentes opções entre os métodos quantitativa, qualitativo ou da complementaridade dos dois; Demonstrações; Exercícios práticos com base nos próprios projetos de pesquisa dos alunos; Unidade 2 e 3 - Exposição teórica de conteúdos caracterizadores da investigação quantitativa/qualitativa; Exposição, apresentação e debate sobre as diferentes formas de recolha e de tratamento de dados quantitativos/qualitativos; Demonstrações e exercícios práticos sobre a opção pelo método quantitativo/qualitativo, com base nos próprios projetos de pesquisa dos alunos; | |||
Bibliografia: | |||
Coutinho, C. P. (2013). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas - Teoria e Prática. 2ª Edição. Coimbra: Almedina BFP 001.8/COU/97503 Dantzer, M.L., Hunter, R. H., Quinn, S. T. (2018). Research methods for Criminology and Criminal Justice (4th Edition) USA: Jones & Bartlett Learning Fortín, M. (2009). O processo de investigação: da concepção à realização. Loures: Lusociência. King, N., Horrocks, C., & Brooks, J. (2019). Interviews in qualitative research (2nd Ed.) London: Sage. Kumar, R. (2019). Research methodology: A step-by-step guide for beginners (5th Ed.) London: Sage BFP 303/KUM Lisboa, M. (2016). Metodologias de investigação sociológica. Problemas e soluções a partir de estudos empíricos. Vila Nova de Famalicão: Edições Humus Pocinho, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas, Lda. Withrow, B. L. (2016). Research methods in crime and justice (2nd edition). New York: Routledge | |||
Docente (* Responsável): | |||
Ana Isabel Sani (anasani@ufp.edu.pt) Laura Nunes (lnunes@ufp.edu.pt) |