Unidade Curricular:Código:
Criminalidade Organizada780CORG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
a) aquisição de conhecimento e capacidade de compreensão: Conhecer as principais correntes teóricas atuais que orientam o debate científico internacional sobre a definição de criminalidade organizada;
b) capacidade de aplicar os conteúdos a situações práticas: Compreender a especificidades dos processos de produção de conhecimento no domínio da criminalidade organizada;
c) selecionar a informação pertinente em função da situação-problema: Assimilar as dificuldades e limitações da criminalidade organizada enquanto objeto de investigação empírica;
d) desenvolver competências de comunicação e de análise crítica: Ser capaz de perspetivar a heterogeneidade da criminalidade organizada das suas características territoriais, organizacionais e estruturais em função do seu contexto de emergência:
Conteúdos Programáticos:
I – Enquadramento concetual
1. A análise do conceito de criminalidade numa perspetiva criminológica
1.1 As definições adiantadas pela comunidade científica – os seus contributos e limitações
1.2 O crime organizado enquanto objeto da criminologia e as possibilidades de produção de conhecimento sobre a criminalidade organizada
II – Enquadramento jurídico
1. A criminalidade organizada e a sua regulação no contexto do ordenamento jurídico português
2. A regulação da criminalidade organizada numa perspetiva de direito comparado
III – Perfis da criminalidade organizada.
1. Análise das organizações criminais tradicionais e atuais e respetivas características territoriais, organizacionais e estruturais:
1.1 Crime organizado em Itália
1.2 Crime organizado na Rússia
1.3 Crime organizado nos Balcãs
1.4 Crime organizado em países asiáticos
1.5 Crime organizado Portugal
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A frequência desta Unidade Curricular permitirá aos estudantes compreender os esforços que têm vindo a ser desenvolvidos pela Comunidade Científica com o intuito de delimitar o conceito de “crime organizado” enquanto objeto de conhecimento e ainda acompanhar a evolução das teorias sobre a criminalidade organizada. Para este fim, os alunos irão estudar os diferentes contributos teóricos sobre o conceito de crime organizado. Adicionalmente, a unidade curricular constituirá uma oportunidade para analisar de forma aprofundada e com um posicionamento crítico os padrões da criminalidade organizada, enfatizando-se as idiossincrasias e dificuldades das investigações empíricas num domínio tão sensível e, para este efeito, os alunos irão analisar um conjunto de case studies (criminalidade organizada em Itália, no Japão, na China, na Rússia, nos Países Balcãs e em Portugal).
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico-práticas - Exposição oral de conteúdos; exercícios recolha de bibliografia através das bases de dados subscritas pela Universidade; discussões em grupo para análise das temáticas da UC. A ministração da UC alia metodologias tradicionais de ensino – exposição de conteúdos, numa vertente prática (v.g. exploração de bases de dados sobre crime em tempo real; recurso à visualização de vídeos/documentários) com a implementação de atividades colaborativas com os alunos (debates, estudos de caso), de aplicação de conhecimentos, e exercícios de análise de dados de forma a que os alunos adquiram capacidade para recolher, analisar e interpretar, com autonomia dados sobre a criminalidade organizada. A avaliação integra uma vertente formativa (feedback que é dado aos alunos sobre o seu desempenho nos exercícios práticos); sumativa – presencial através de dois testes escritos.
Dois Testes Escritos 80%; -Trabalhos grupo e participação: 20%;
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Metodologias teórico-práticas onde se combina a exposição estruturada e articulada de conteúdos científicos sobre os diferentes pontos do programa com a promoção de discussões em grupo, previamente agendadas, para que os alunos possam desenvolver a sua capacidade argumentativa e crítica a partir das leituras dos textos incluídos na bibliografia.
Bibliografia:
Alexandre, C. & Balsa J. (2017). Um Sistema Multiagente no Combate ao Branqueamento de Capitais http://dx.doi.org/10.17013/risti.25.1-17
Fielding, N. (2017). The shaping of covert social networks: isolating the effects of secrecy. Trends in Organized Crime, 16-30.
Hagan, F. (2006). "Organized crime" and "organized crime": indeterminate problems of definition. doi:10.1007/s12117-006-1017-4
Le Blanc, M., Ouimet, M. & Szabo, D. (2008). Tratado de Criminologia Empírica ISBN 978-972-796-293-8
Maia, A. (2015). A corrupção em Portugal – abordagens distintas e um mesmo objeto. Média & Jornalismo, 14 (26), pp. 12-43.
KempSanaz, K., Zolghadriha, S, Gill P. (2020). Pathways into organized crime: comparing founders and joiners. Trends in Organized Crime, 23(3), pp.203-226.
Paoli, L. (2014). The Oxford Handbook of Organized Crime ISBN 019973044X