Unidade Curricular: | Código: | ||
Criminalidade, Desenvolvimento e Segurança Comunitária | 817CDSC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Mestrado | Criminologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os alunos que finalizem este curso deverão: a) Conhecer a origem e características do paradigma da prevenção da criminalidade de base comunitária e relacioná-lo com o modelo de polícia comunitária. b) Ser capazes de analisar de forma crítica programas de prevenção do crime de base comunitária. c) Construir programas de segurança comunitária aplicados a problemáticas específicas. d) Comunicar de forma oral e escrita os conhecimentos adquiridos e as suas aplicações. e) Saber ilustrar a relação entre desenvolvimento e criminalidade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
U.L1: Introdução à segurança comunitária. Antecedentes do conceito de segurança comunitária. Ordem pública e segurança cidadã. O sentimento subjetivo de segurança: o grande delito, o delito ordinário e os comportamentos não cívicos. Problemas tipicamente urbanos e participação cidadã. O paradigma da prevenção e o papel da comunidade. U.L.2: Modelo de policiamento comunitário e prevenção do crime. Modelo de policiamento proativo vs. modelo de policiamento reativo. Modelo de polícia comunitária ou de proximidade. Princípios e objetivos do policiamento comunitário. Experiências internacionais de policiamento comunitário. Programas de prevenção do crime baseados no paradigma da segurança comunitária. U.L.3: Desenvolvimento socioeconómico e crime. As primeiras luzes sobre a relação desenvolvimento-crime: escola cartográfica de Quetelet e Guerry. Crescimento económico e oportunidades criminais. Crescimento económico e sensação de segurança. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Esta unidade curricular tem por objectivo que os alunos diferenciem o paradigma da segurança comunitário de outros paradigmas de segurança e conheçam as suas vantagens e limitações na prevenção do crime e que saibam analisar a relação entre crescimento económico e crime. Os conteúdos centram-se nas características da segurança comunitária que a diferenciam de outros modelos de segurança. Os conteúdos incluem também a análise de programas de segurança comunitária desde uma perspectiva crítica que permita os alunos a compreender as dificuldades inerentes a uma prevenção do crime de base comunitária. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As metodologias de ensino centram-se a exposição teórica de conteúdos relativos aos diferentes paradigmas de segurança, a análise crítica de textos e programas de segurança comunitária e a elaboração de uma proposta de programa de segurança comunitária que tente ultrapassar as limitações dos já existentes. Avaliação: dois testes escritos (80%); participação (20%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Uma vez que se pretende que os alunos conheçam as bases do paradigma da segurança comunitária e as suas limitações na prevenção do crime, a metodologia de ensino centra-se, especialmente, no trabalho em sala de aula de análise crítica de relatórios e programas e na elaboração e comunicação oral e escrita de uma proposta de programa na qual os alunos possam demonstrar a sua compreensão das bases deste tipo de programas. | |||
Bibliografia: | |||
A docente fornecerá material suplementar (artigos científicos em inglês e português) e relatórios institucionais. Bento, A. (2017). O programa Escola Segura: prevenção, proximidade e comunidade. Etnográfica, 21 (2), pp.319-339. Biondi, K. (2017). Políticas prisioneiras e gestão penitenciária: incitações, variações e efeitos. Etnográfica, 21 (3), 555-567. Ferreira, E. (2019). European social models and "criminal" models: an exploratory approach. Sociologia, Problemas e Práticas, 90, pp. 31-53. https://doi.org/10.7458/SPP20199011654 Ferreira, E. (2011). Privação económica e criminalidade: o caso português (1993-2009. Sociologia, Problemas e Práticas, 67, pp. 107-125. Machado, C. (2004). Crime e insegurança: discursos do medo, imagens do “outro”. Lisboa: Ed. Notícias. Tilley, N. & Sidebottom, A. (2017). Handbook of crime prevention and community safety. New York : Routledge. BFP 343.9/HAN/96543 |