Unidade Curricular:Código:
Terrorismo e Medidas de Segurança780TMSG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
i) - Promover a integração de conceitos, teorias e conhecimento sobre a história e prática do terrorismo;
ii) - Promover a aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimento e capacidades que permitam identificar e analisar o fenómeno terrorista, como um tipo de criminalidade muito grave e motivado por fins políticos;
iii) - Familiarizar os alunos com a investigação, análise e prática de terrorismo e contraterrorismo mais recentes, neste domínio do conhecimento. Promover uma atitude critica e de pesquisa.
iv) - Melhorar as capacidades de comunicação oral e escrita e de uma aprendizagem autocritica.
v) - Encorajar a adotação de valores morais e éticos nos estudos sobre o terrorismo e em matérias relacionadas de segurança nacional.
Conteúdos Programáticos:
1. Apresentação e organização da UC
2. Introdução ao estudo e definição de terrorismo
3. As causas do terrorismo: quatro níveis de análise
4. História do terrorismo: as quatro vagas
5. A nebulosa terrorista: ideologia, estratégias e modus operandi
6. O perfil psicológico do terrorista
7. Terrorismo, fundamentalismo religioso e Islão
8. Terrorismo e bombistas suicidas
9. Terrorismo e comunicação estratégica
10. Terrorismo e radicalização no ciberespaço
11. Terrorismo e contraterrorismo em Portugal
12. Contraterrorismo: Instrumentos, estratégias e dilemas
13. Prevenção dos extremismos e da violência política
14. Ameaça terrorista contemporânea: jihad global
15. O futuro do terrorismo
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área do Terrorismo, permitindo deste modo atingir os objetivos da unidade curricular, mais especificamente: possuir conhecimentos e capacidade de compreensão para o estudo do fenómeno do terrorismo; saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos na avaliação de situações e na implementação de medidas de segurança contra e anti-terrorista.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologias teórico-práticas onde se combina a exposição estruturada e articulada de conteúdos científicos sobre os diferentes pontos do programa com a promoção de discussões em grupo, previamente agendadas, para que os alunos sejam capazes de aplicar os seus conhecimentos a casos e situações concretas.
- Teste escrito - 50%
- Trabalho individual - 50%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A utilização de uma metodologia teórico-prática nos termos acima descritos permite aos alunos adquirir conhecimento (por exemplo, através da leitura dos textos incluídos na bibliografia e da sua presença nas aulas), demonstrar a sua capacidade de reflexão crítica e de aplicação de conceitos a situações práticas (por exemplo, através das discussões de grupo e trabalhos) e de perspetivar analiticamente os conteúdos (designadamente, através dos testes escritos e trabalhos).
Bibliografia:
Ganor, B. (2017). The Counter-terrorism Puzzle: A Guide for Decision Makers, Nova Iorque, Routledge - BFP
Hoffman, B. (2017). Inside Terrorism. Nova Iorque, Columbia University Press - BFP
Hobsbawm, E. (2008). Globalização, Democracia e Terrorismo, Lisboa, Editorial Presença - BFP
Townshend, C. (2018). Terrorism. A very short introduction, Oxford, OUP - BFP
Sandler, T. (2018). Terrorism: What Everyone Needs to Know, Oxford, OUP
Ventura, J.P. & Carvalho, C. M. (2020). Da Radicalização Ideológica ao Terrorismo, Lisboa, Diário de Bordo - BFP
Docente (* Responsável):
Paulo Batista Ramos (pbatista@ufp.edu.pt)