Unidade Curricular: | Código: | ||
Terrorismo e Medidas de Segurança | 1178TMSG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Criminologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
i) - Promover a integração de conceitos, teorias e conhecimento sobre a história e prática do terrorismo; ii) - Promover a aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimento e capacidades que permitam identificar e analisar o fenómeno terrorista, como um tipo de criminalidade muito grave e motivado por fins políticos; iii) - Familiarizar os alunos com a investigação, análise e prática de terrorismo e contraterrorismo mais recentes, neste domínio do conhecimento. Promover uma atitude critica e de pesquisa. iv) - Melhorar as capacidades de comunicação oral e escrita e de uma aprendizagem autocritica. v) - Encorajar a adotação de valores morais e éticos nos estudos sobre o terrorismo e em matérias relacionadas de segurança nacional. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Apresentação e organização da UC 2. Introdução ao estudo e definição de terrorismo 3. As causas do terrorismo: quatro níveis de análise 4. História do terrorismo: as quatro vagas 5. A nebulosa terrorista: ideologia, estratégias e modus operandi 6. O perfil psicológico do terrorista 7. Terrorismo, fundamentalismo religioso e Islão 8. Terrorismo e bombistas suicidas 9. Terrorismo e comunicação estratégica 10. Terrorismo e radicalização no ciberespaço 11. Terrorismo e contraterrorismo em Portugal 12. Contraterrorismo: Instrumentos, estratégias e dilemas 13. Prevenção dos extremismos e da violência política 14. Ameaça terrorista contemporânea: jihad global 15. O futuro do terrorismo | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área do Terrorismo, permitindo deste modo atingir os objetivos da unidade curricular, mais especificamente: possuir conhecimentos e capacidade de compreensão para o estudo do fenómeno do terrorismo; saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos na avaliação de situações e na implementação de medidas de segurança contra e anti-terrorista. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologias teórico-práticas onde se combina a exposição estruturada e articulada de conteúdos científicos sobre os diferentes pontos do programa com a promoção de discussões em grupo, previamente agendadas, para que os alunos sejam capazes de aplicar os seus conhecimentos a casos e situações concretas. - Teste escrito - 50% - Trabalho individual - 50% | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A utilização de uma metodologia teórico-prática nos termos acima descritos permite aos alunos adquirir conhecimento (por exemplo, através da leitura dos textos incluídos na bibliografia e da sua presença nas aulas), demonstrar a sua capacidade de reflexão crítica e de aplicação de conceitos a situações práticas (por exemplo, através das discussões de grupo e trabalhos) e de perspetivar analiticamente os conteúdos (designadamente, através dos testes escritos e trabalhos). | |||
Bibliografia: | |||
Ganor, B. (2017). The Counter-terrorism Puzzle: A Guide for Decision Makers, Nova Iorque, Routledge - BFP Hoffman, B. (2017). Inside Terrorism. Nova Iorque, Columbia University Press - BFP Hobsbawm, E. (2008). Globalização, Democracia e Terrorismo, Lisboa, Editorial Presença - BFP Townshend, C. (2018). Terrorism. A very short introduction, Oxford, OUP - BFP Sandler, T. (2018). Terrorism: What Everyone Needs to Know, Oxford, OUP Ventura, J.P. & Carvalho, C. M. (2020). Da Radicalização Ideológica ao Terrorismo, Lisboa, Diário de Bordo - BFP | |||
Docente (* Responsável): | |||
Lígia Afonso (ligiaa@ufp.edu.pt) |