Unidade Curricular:Código:
História do Pensamento Criminológico780HPCR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecimento e capacidade de compreensão: a) Conhecer e identificar as diferentes etapas do pensamento criminológico, as ideias principais de cada uma delas e os autores de referência apoiando-se em textos avançados.
Aplicação de conhecimentos e compreensão: a) Identificar as diferenças fundamentais entre as diferentes etapas do pensamento criminológico e as diferentes perspectivas que dessa evolução surgiram assim como sua aplicação prática a contextos reais; b) Compreender a problemática da medição do fenómeno criminal e as suas implicações; c) Desenvolver uma compreensão holística do fenómeno criminal.
Comunicação: a) Ser capaz de expressar o conhecimento adquirido de forma oral e escrita mostrando domínio dos conceitos.
Conteúdos Programáticos:
Unidade letiva I - Evolução histórica do pensamento criminológico
1.1. A etapa pré-científica da criminologia.
1.2. A Criminologia clássica.
1.3. As primeiras orientações científica.
1.4. A etapa científica da Criminologia.
Unidade letiva II – A Criminologia como ciência.
2.1. O objeto de estudo da Criminologia.
2.2. A Criminologia como ciência empírica e multidisciplinar.
2.3. O problema da medida.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos desta disciplina percorrem a concepção que as sociedades mantiveram sobre o crime e o delinquente ao longo dos séculos. Pretende-se com isto que o aluno saiba contextualizar as diferentes perspetivas e compreenda as bases históricas da criminologia actual. Analisando as diferentes formas de interpretação do fenómeno criminal que surgiram ao longo dos séculos o aluno poderá desenvolver uma visão holística desta problemática.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino estará focalizada na exposição teórica de conteúdos e na leitura de textos e elaboração de exercícios. A avaliação inclui duas provas escritas com um peso de 50% cada uma delas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino esta focalizada na exposição teórica de conteúdos e na leitura de textos e elaboração de exercícios e pretende favorecer a compreensão das ideias principais sobre a criminalidade de cada época e os autores principais e a forma como essas ideias foram evoluindo desde uma época denominada de pré-científica até a criminologia atual. A leitura de textos e a elaboração de reflexões permitirá ao aluno aplicar de forma prática os conteúdos teóricos e ganhar capacidade de argumentação sobre o fenómeno criminal.
Bibliografia:
*Cusson, M.( 2007). Criminologia. Cruz Quebrada: Casa das Letras
*Dias, J. F., & Andrade, M. C. (Eds.). (1997). Criminologia: O homem
delinquente e a sociedade criminógena. Coimbra: Coimbra Editora.
Liebling, A.; Maruna, S. & McAra. L. (Eds.)(2017). The Oxford Handbook of Criminology. New York : Oxford University Press.
**Maia, R., Nunes, L., Caridade, S., Sani, A., Estrada, R., Nogueira, C., Fernandes, H. & Afonso, L. (2016). Dicionário "Crime, Justiça e Sociedade". Lisboa: Edições Sílabo.
Newburn (Ed. 2009). Key Readings in Criminology. Devon : Willan Publishing.
Walsh, A. & Hemmens, C (2018). Introduction to Criminology: A Text/Reader. Singapure: Sage.