Unidade Curricular: | Código: | ||
Crime: Prevenção e Reinserção Social | 1178CPRS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Criminologia | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1)Demostrar conhecimentos e capacidade de compreensão de dos conceitos, estratégias e técnicas básicas próprios da prevenção da criminalidade. 2)Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a analisar, sintetizar e integrar as diferentes perspectivas utilizadas, bem como uma atitude de investigação. 3)Saber planificar estratégias e programas intervenção relacionados com a criminalidade. 4)Desenvolver a capacidade para selecionar e interpretar informação relevante para formular soluções para situações complexas, fundamentando a sua argumentação do ponto social, científico e ético. 5) Desenvolver a capacidade de comunicar informação, ideias, problemas e soluções relativos ao fenómeno criminal. 6) Desenvolver competências que permitam aos alunos uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo, especialmente centrados na prevenção e intervenção da criminalidade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Unidade lectiva 1. A prevenção da criminalidade. O crime e a reinserção social. Unidade lectiva 2. Planificação e implementação de programas de reinserção. O modelo do ciclo. Estratégias de prevenção da criminalidade local baseadas na evidência. Sustentabilidade das estratégias e programas de prevenção da criminalidade. Desistência do crime e prevenção da reincidência. Unidade lectiva 3. Os programas de reinserção em contexto prisional. A preparação para a liberdade. Programas de liberdade condicional. Os programas de reinserção para menores ofensores. Os programas de reintegração focados em grupos específicos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos foram seleccionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância para a área em estudo. A inclusão de diversas abordagens fornece aos alunos uma perspectiva compreensiva do real alcance desta área de estudo. Assim, os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, actualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento, encorajando uma investigação mais aprofundada, bem como a aplicação dos modelos teóricos apresentados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A execução pedagógica consta de aulas teórico-práticas com (1) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (2) demonstração da aplicação prática dos conceitos apresentados; e (3) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. A avaliação consistirá numa prova oral de aferição de conhecimentos (50% da avaliação) e um exercício prático (50%) no qual o aluno deverá demostrar os seus conhecimentos e capacidades para realizar a planificação de programas de prevenção. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A exposição dos modelos teóricos, assim como o debate dos mesmos, é fundamental para a compreensão dos alunos. A exposição é acompanhada de exemplos de aplicações práticas dos modelos teóricos apresentados, e é solicitado aos alunos que apresentem mais exemplos. Estas metodologias estimulam o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica aos modelos apresentados, bem como de uma atitude geral de investigação, de reflexão crítica e de busca de conhecimento. | |||
Bibliografia: | |||
Bandeira, A., et al. (2007). Projectos de inovação comunitária (…). Lisboa: Fund. AgaKhan. Birxh, P & Sicard, L. (2020). Prisons and Community Corrections: Critical Issues and Emerging Controversies (Innovations in Corrections) Routledge Hanser, R. D. (2020). A Brief Introduction to Corrections. London: Sage. Negreiros, J. (2018). Intervenção na Delinquência Juvenil. Perspectivas psico-forenses. Editora CRV. Palminha, F. M. e Marques, M. J. (2007). Roteiro de Acompanhamento e Avaliação de Projectos de Intervenção Comunitária. Lisboa: Fund. AgaKhan. Stohr, M. K. & Walsh, A. (2020). Corrections: From Research, to Policy, to Practice. London: Sage. Soares Martins, J. & Simões, M. (2019). Crime, Desvio e Risco na Adolescência. Edição: Edições Sílabo. UNODC (2012).Intr. Handbook on the Prevention of Recidivism and the Social Reintegration of Offenders. Viena: United Nations. UNODC (2010).Ferramenta de avaliação de prevenção ao crime. Viena: United Nations. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Gloria Jólluskin (gloria@ufp.edu.pt) |