Unidade Curricular:Código:
Crime: Prevenção e Reinserção Social1178CPRS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1)Demostrar conhecimentos e capacidade de compreensão de dos conceitos, estratégias e técnicas básicas próprios da prevenção da criminalidade.
2)Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a analisar, sintetizar e integrar as diferentes perspectivas utilizadas, bem como uma atitude de investigação.
3)Saber planificar estratégias e programas intervenção relacionados com a criminalidade.
4)Desenvolver a capacidade para selecionar e interpretar informação relevante para formular soluções para situações complexas, fundamentando a sua argumentação do ponto social, científico e ético.
5) Desenvolver a capacidade de comunicar informação, ideias, problemas e soluções relativos ao fenómeno criminal.
6) Desenvolver competências que permitam aos alunos uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo, especialmente centrados na prevenção e intervenção da criminalidade.
Conteúdos Programáticos:
Unidade lectiva 1. A prevenção da criminalidade. O crime e a reinserção social.
Unidade lectiva 2. Planificação e implementação de programas de reinserção. O modelo do ciclo.
Estratégias de prevenção da criminalidade local baseadas na evidência. Sustentabilidade das estratégias e programas de prevenção da criminalidade. Desistência do crime e prevenção da reincidência.
Unidade lectiva 3. Os programas de reinserção em contexto prisional. A preparação para a liberdade. Programas de liberdade condicional. Os programas de reinserção para menores ofensores. Os programas de reintegração focados em grupos específicos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram seleccionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância para a área em estudo. A inclusão de diversas abordagens fornece aos alunos uma perspectiva compreensiva do real alcance desta área de estudo. Assim, os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, actualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento, encorajando uma investigação mais aprofundada, bem como a aplicação dos modelos teóricos apresentados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A execução pedagógica consta de aulas teórico-práticas com (1) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (2) demonstração da aplicação prática dos conceitos apresentados; e (3) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada.
A avaliação consistirá numa prova oral de aferição de conhecimentos (50% da avaliação) e um exercício prático (50%) no qual o aluno deverá demostrar os seus conhecimentos e capacidades para realizar a planificação de programas de prevenção.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A exposição dos modelos teóricos, assim como o debate dos mesmos, é fundamental para a compreensão dos alunos. A exposição é acompanhada de exemplos de aplicações práticas dos modelos teóricos apresentados, e é solicitado aos alunos que apresentem mais exemplos. Estas metodologias estimulam o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica aos modelos apresentados, bem como de uma atitude geral de investigação, de reflexão crítica e de busca de conhecimento.
Bibliografia:
Bandeira, A., et al. (2007). Projectos de inovação comunitária (…). Lisboa: Fund. AgaKhan.
Birxh, P & Sicard, L. (2020). Prisons and Community Corrections: Critical Issues and Emerging Controversies (Innovations in Corrections) Routledge
Hanser, R. D. (2020). A Brief Introduction to Corrections. London: Sage.
Negreiros, J. (2018).  Intervenção na Delinquência Juvenil. Perspectivas psico-forenses. Editora CRV.
Palminha, F. M. e Marques, M. J. (2007). Roteiro de Acompanhamento e Avaliação de Projectos de Intervenção Comunitária. Lisboa: Fund. AgaKhan.
Stohr, M. K. & Walsh, A. (2020). Corrections: From Research, to Policy, to Practice. London: Sage.
Soares Martins, J. & Simões, M. (2019). Crime, Desvio e Risco na Adolescência. Edição: Edições Sílabo.
UNODC (2012).Intr. Handbook on the Prevention of Recidivism and the Social Reintegration of Offenders. Viena: United Nations.
UNODC (2010).Ferramenta de avaliação de prevenção ao crime. Viena: United Nations.
Docente (* Responsável):
Gloria Jólluskin (gloria@ufp.edu.pt)