Unidade Curricular:Código:
Crime e Adições780CADI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCriminologia6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
i) Adquirir conhecimentos a respeito das diferentes abordagens explicativas do fenómeno droga-crime; (ii) Ser capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos às práticas junto da população “especialistas droga-crime”; iii) Ser capaz de obter e interpretar indicadores referentes a casos droga-crime de forma a intervir adequadamente; iv) Ter capacidade de resolução de problemas identificados numa população droga-crime; v) Ser capaz de desenvolver conhecimentos adaptáveis ao quadro de intervenção junto de especialistas droga-crime.
Conteúdos Programáticos:
I - Contextualização histórica e epistemológica – as primeiras hipóteses e os primeiros estudos a respeito da relação droga-crime. O toxicodependente como delinquente e como vítima. Risco e proteção.
II - As abordagens deterministas da relação droga-crime. As explicações baseadas na relação causal.
III - As abordagens centradas nas estruturas do indivíduo como estando subjacentes à relação droga-crime.
IV - As abordagens centradas nos processos de instalação e desenvolvimento da relação droga-crime. O toxicodependente delinquente – análise funcional. O perfil e os “estilos” toxicodependente, delinquente e “especialista” droga-crime.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Unidades I, II e III - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível das diferentes abordagens explicativas sobre o fenómeno droga-crime: Dominar as diferentes abordagens explicativas do fenómeno droga-crime; Desenvolver e aplicar o quadro de análise e intervenção junto do especialista droga-crime.
Unidade IV - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento de competências ao nível da análise e intervenção em populações droga-crime: Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências que permitam distinguir os “estilos” toxicómano, delinquente e especialista droga-crime; Aplicar esses conhecimentos à identificação do especialista droga-crime; Desenvolver e aplicar o quadro de análise e intervenção junto do especialista droga-crime.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teórico-práticas e pesquisa bibliográfica com leitura e interpretação de textos, transmitindo as bases teóricas respeitantes aos principais pontos do programa, para posterior aplicação a casos específicos e de teor prático, através da elaboração de pequenos trabalhos cuja execução será acompanhada em contexto de sala de aula. Criação de espaços abertos ao debate sobre os trabalhos realizados.
A avaliação obedecerá a um processo contínuo e periódico de avaliação que integrará os seguintes elementos: a realização de duas provas escritas de avaliação com peso de 50% cada uma sobre a classificação final
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidades I, II, e III - Exposição teórica de conteúdos; Apresentação de exemplos que possibilitem a reflexão e a clarificação dos conceitos Unidade IV - Demonstrações; Exercícios práticos com base em casos práticos, com abertura de espaços para o debate.
Bibliografia:
Agra, C. (2002). Entre droga e crime (2ª ed.). Lisboa: Editorial Notícias (Biblioteca BFP 613.8).
Bennett, T. & Holloway, K. (2009). The causal connection between drug misuse and crime. British Journal of Criminology, 49 (4), 513-531. (B-ON)
Brochu, S. (2003). Drogue et violence: ... Toxicodependências, 9 (2), 61-70
Chris, A. (2017). Crime, drugs and social theory. New York: Routledge.
Contreras, C. (2019). Drugs, crime, space and time...Justice Quarterly, 37(2). 187-209. (B-ON).
Maia, R., Nunes, L., Caridade, S.,... Afonso, L. (2016). Dicionário Crime, justiça e sociedade. Lisboa: Edições Sílabo. (Biblioteca BFP 343.9)
Nunes, L. (2011). Droga-Crime: (Des)Construções. Porto: Edições UFP. (Biblioteca BFP 343.9:613.83)
Nunes, L. & Trindade, J. (2016). Crime e drogas. Relações psicológicas, comportamentais e jurídicas. Porto Alegre: LA.(Biblioteca BFP 343.9)
Sani, A. & Caridade, S. (2016). Práticas de intervenção... Lisboa: Pactor. (Biblioteca BFP 343.98)
Docente (* Responsável):
Laura Nunes (lnunes@ufp.edu.pt)