Unidade Curricular:Código:
Teoria e História das Relações Internacionais777THRI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular visa a introdução dos alunos ao conhecimento da história política internacional, suscitadora do próprio objecto das RI: visa-se a compreensão das forças económicas e sociais, culturais e políticas subjacentes a esses processos. De igual forma, visa a introdução dos alunos ao conhecimento das teorias das RI: a compreensão dos quadros teóricos que balizam a disciplina e sua comparação e crítica.Capacidade de compreensão e integração dos conhecimentos adquiridos. Como competências, visa desenvolver a aplicação dos conhecimentos adquiridos para melhor compreensão da realidade política internacional; Capacidade de análise crítica no âmbito dos assuntos nacionais e internacionais; Capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal; Capacidade de investigação autónoma.
Conteúdos Programáticos:
Unidade Lectiva I: Relações Internacionais: a história
1. Antecedentes da divisão clássica.
2. Sistema de Estados vestefaliano.
3. O longo século XIX.
4. O século XX: as guerras e a ordem internacional.
5. Contemporaneidade: O pós 1945
Unidade Lectiva II: Relações Internacionais: a teoria
6. Enquadramento disciplinar das RI: teoria e métodos
7. Principais perspectivas teóricas sobre as RI.
8. Tipologia das organizações internacionais.
9. Teorias da integração: breve referência.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Esta unidade visa familiarizar os alunos com o âmbito teórico e metodológico do contexto histórico das Relações Internacionais e dotar os alunos das capacidades instrumentais preliminares para o trabalho académico.
2. Apresentação das perspectivas teóricas do estudo das Relações Internacionais, em particular do papel do Estado; Visa promover a reflexão crítica sobre mecanismos institucionais e seus resultados efetivos; fomentar o trabalho autónomo e crítico dos alunos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino inclui exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação é contínua, baseando-se na realização de duas provas escritas de avaliação (45%+45%), assim como na realização um trabalho de pesquisa em grupo apresentado em sala de aula(10%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
1 - Exposição teórica de conteúdos: Conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; compromisso ético. 2 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização da temática; desenvolvimento da capacidade de análise e síntese, comunicação oral e escrita e de gestão de informação e resolução de problemas; De comunicação interdisciplinar; de aplicação de conhecimentos na prática;de investigação; de trabalho autónomo.
Bibliografia:
BAYLIS, J. & SMITH, S. (2006). The globalization of world politics. An introduction to international relations, Oxford, Univ. Press. CDU 327
FERNANDES, A. J. (2015). Relações Internacionais. Evolução, Protagonistas e Teorias, Chiado Editora. CDU 327
GINSBERG, R. H. (2007). Demystifying the European Union, Plymouth (UK), Rowman & Littlefield.
HOBSBAWM, E. (2002). A Era dos Extremos. História Breve do Século XX 1914-1991. Lisboa, Presença. CDU 93/94"19"
HOLSLAG, Jonathan (2019), Guerra e Paz - Um História Política do Mundo, Alfragide: D. Quixote.
LOBO-FERNANDES, L. (2018), O problema da teoria em Morgenthau e Waltz Realismo(s), delimitações e crescimento científico em relações internacionais, RI, 58, IPRI-UNL.
MILZA, P. (2019). As Relações Internacionais de 1871 a 1914, Lisboa, Edições 70. CDU 327(4)
94(4)
NYE, J. S. (2011). Compreender os conflitos internacionais. Uma Introdução à Teoria e à História, Lisboa, Gradiva.