Unidade Curricular:Código:
Teoria e História das Relações Internacionais777THRI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular visa a introdução dos alunos ao conhecimento da história política internacional, suscitadora do próprio objecto das RI: visa-se a compreensão das forças económicas e sociais, culturais e políticas subjacentes a esses processos. De igual forma, visa a introdução dos alunos ao conhecimento da teoria das RI: a compreensão dos quadros teóricos que balizam a disciplina e sua comparação e crítica.Capacidade de compreensão e integração dos conhecimentos adquiridos. Como competências, visa desenvolver a aplicação dos conhecimentos adquiridos para melhor compreensão da realidade política internacional; Capacidade de análise crítica no âmbito dos assuntos nacionais e internacionais; Capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal; Capacidade de investigação autónoma.
Conteúdos Programáticos:
Unidade Lectiva I: Relações Internacionais: a história
1. Antecedentes da divisão clássica.
2. Sistema de Estados vestefaliano.
3. O longo século XIX.
4. O século XX: as guerras e a ordem internacional.
5. Contemporaneidade: O pós 1945
Unidade Lectiva II: Relações Internacionais: a teoria
6. Enquadramento disciplinar das RI: teoria e métodos
7. Principais perspectivas teóricas sobre as RI.
8. Tipologia das organizações internacionais.
9. Teorias da integração: breve referência.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
1. Esta unidade visa familiarizar os alunos com o âmbito teórico e metodológico do contexto histórico das Relações Internacionais e dotar os alunos das capacidades instrumentais preliminares para o trabalho académico.
2. Apresentação das perspectivas teóricas do estudo das Relações Internacionais, em particular do papel do Estado; Visa promover a reflexão crítica sobre mecanismos institucionais e seus resultados efetivos; fomentar o trabalho autónomo e crítico dos alunos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino inclui exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação é contínua, baseando-se na realização de duas provas escritas de avaliação (40%+40%), assim como na realização um trabalho de pesquisa em grupo apresentado em sala de aula(20%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
1 - Exposição teórica de conteúdos: Conceitos, teorias e conhecimentos da área científica; compromisso ético. 2 - Exposição teórica de conteúdos para caracterização da temática; desenvolvimento da capacidade de análise e síntese, comunicação oral e escrita e de gestão de informação e resolução de problemas; De comunicação interdisciplinar; de aplicação de conhecimentos na prática;de investigação; de trabalho autónomo.
Bibliografia:
BRAILLARD, Philippe (1990). Teoria das Relações Internacionais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
DUROSELLE, Jean-Baptiste (2013). História das Relações Internacionais, de 1919 a 1945, Lisboa: Edições Texto & Grafia, Lda.
GROOM, A.J.R., LIGHT, Margot (eds.) (1994). Contemporary International Relations: A Guide to Theory. London: Pinter Publishers Ltd.
HOBSBAWM, Eric (2002). A Era dos Extremos. História Breve do Século XX 1914-1991. Lisboa: Presença.
HUNTZINGER, Jacques (1991). Introdução às Relações Internacionais. Mafra: PE Edições.
MENDES, Nuno C. e COUTINHO, Francisco P. (org.) (2014). Enciclopédia das Relações Internacionais, Alfragide, Pub. Dom Quixote.
MOREIRA, Adriano (1996). Teoria das Relações internacionais. Coimbra: Liv. Almedina.
NYE, Joseph S. (2011). Compreender os conflitos internacionais. Uma Introdução à Teoria e à História. 2ª Ed., Lisboa, Gradiva.
SOUSA, Fernando e MENDES, Pedro (coord)(2014). Dicionário de Relações Internacionais, 3ªed., Porto, Ed. Afrontamento.
Docente (* Responsável):
Isabel Costa Leite (icleite@ufp.edu.pt)