Unidade Curricular:Código:
Psicologia Social777PSSO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Os conteúdos programáticos da unidade curricular, bem como os métodos de ensino-aprendizagem têm como objetivo permitir que os alunos adquiram as seguintes competências:
- Integrar conceitos, teorias, métodos e técnicas no domínio da psicologia social;
- Identificar características relevantes de indivíduos e de grupos através da administração de questionários, da realização de entrevistas e da observação;
- Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
- Desenvolver uma atitude crítica, bem como adotar valores éticos e deontológicos.
Conteúdos Programáticos:
Tópico I - Introdução à Psicologia Social: Objeto de estudo e objetivos da Psicologia Social; temáticas de estudo, investigação e intervenção; métodos, técnicas e etapas de investigação;
Tópico II - Preconceito e discriminação: atitudes; preconceito; categorização; ingroup/outgroup; Tajfel e os grupos mínimos; relação entre preconceito e discriminação; tipos de discriminação; estratégias de diminuição do preconceito: a hipótese do contacto; Elliot Aronson e a técnica do jigsaw; Sherif e a caverna dos ladrões; Albert Bandura e a aprendizagem vicariante;
Tópico III - Influência Social: Pressupostos da influências de acordo com Cialdini; Milgram e a obediência à autoridade; Asch e o conformismo; Sherif e a normalização.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão definidos para assegurar, que o aluno tome conhecimento do objeto de estudo da Psicologia Social, os seus objetivos e as suas temáticas e métodos de investigação. De seguida, pretende-se que o aluno conheça algumas das temáticas das áreas privilegiadas da Psicologia Social: como as pessoas pensam, se relacionam e se influenciam. Deste forma discutem-se conceitos nucleares como: atitudes; preconceito; categorização; influência social; obediência à autoridade; conformismo e normalização.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá pesquisa teórica, leitura, discussão de bibliografia específica, debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de uma prova escrita de conhecimentos (ponderação de 60%) e na realização de um trabalho teórico-prático (ponderação de 40%), apresentado sob a forma de relatório escrito e discutido em sala.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Tópicos I e II – No sentido de alcançar os objetivos pedagógicos definidos para os dois tópicos programáticos, as metodologias de ensino incluem os seguintes métodos e técnicas: exposição teórica de conteúdos; leituras individuais; debates, em grupo, de case studys; visionamento de vídeos; apresentações temáticas realizadas pelos alunos. Pretende-se com esta metodologia que o aluno adquire os conhecimentos teóricos relevantes sobre a temática e que, posteriormente, os aplique a casos práticos que poderão ocorrer na sua prática profissional futura.
Bibliografia:
Campos, A. (2001) Psicologia Social. RJ. Atlas.
Leyens, J. Ph, & Yzerbit, V. (2006). Psicologia Social. Lx. E.70.
Morales, J. (2004). Psicologia Social. Madrid. McGraw - Hill
Ross, E. A. (2018). Social Psychology-An outline and source book. Franklin Classics Trade Press.
Sabucedo, J. M. (2015). Psicologia social. Panamericana
Vala, J., & Monteiro, M.B. (2010) Psicologia Social. Lx. Gulbenkian.