Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicologia Social | 777PSSO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Ciência Política e Relações Internacionais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os conteúdos programáticos da unidade curricular, bem como os métodos de ensino-aprendizagem têm como objetivo permitir que os alunos adquiram as seguintes competências: - Integrar conceitos, teorias, métodos e técnicas no domínio da psicologia social; - Identificar características relevantes de indivíduos e de grupos através da administração de questionários, da realização de entrevistas e da observação; - Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; - Desenvolver uma atitude crítica, bem como adotar valores éticos e deontológicos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Tópico I - Introdução à Psicologia Social: Objeto de estudo e objetivos da Psicologia Social; temáticas de estudo, investigação e intervenção; métodos, técnicas e etapas de investigação; Tópico II - Preconceito e discriminação: atitudes; preconceito; categorização; ingroup/outgroup; Tajfel e os grupos mínimos; relação entre preconceito e discriminação; tipos de discriminação; estratégias de diminuição do preconceito: a hipótese do contacto; Elliot Aronson e a técnica do jigsaw; Sherif e a caverna dos ladrões; Albert Bandura e a aprendizagem vicariante; Tópico III - Influência Social: Pressupostos da influências de acordo com Cialdini; Milgram e a obediência à autoridade; Asch e o conformismo; Sherif e a normalização. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos estão definidos para assegurar, que o aluno tome conhecimento do objeto de estudo da Psicologia Social, os seus objetivos e as suas temáticas e métodos de investigação. De seguida, pretende-se que o aluno conheça algumas das temáticas das áreas privilegiadas da Psicologia Social: como as pessoas pensam, se relacionam e se influenciam. Deste forma discutem-se conceitos nucleares como: atitudes; preconceito; categorização; influência social; obediência à autoridade; conformismo e normalização. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá pesquisa teórica, leitura, discussão de bibliografia específica, debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de uma prova escrita de conhecimentos (ponderação de 60%) e na realização de um trabalho teórico-prático (ponderação de 40%), apresentado sob a forma de relatório escrito e discutido em sala. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Tópicos I e II – No sentido de alcançar os objetivos pedagógicos definidos para os dois tópicos programáticos, as metodologias de ensino incluem os seguintes métodos e técnicas: exposição teórica de conteúdos; leituras individuais; debates, em grupo, de case studys; visionamento de vídeos; apresentações temáticas realizadas pelos alunos. Pretende-se com esta metodologia que o aluno adquire os conhecimentos teóricos relevantes sobre a temática e que, posteriormente, os aplique a casos práticos que poderão ocorrer na sua prática profissional futura. | |||
Bibliografia: | |||
Campos, A. (2001) Psicologia Social. RJ. Atlas. Leyens, J. Ph, & Yzerbit, V. (2006). Psicologia Social. Lx. E.70. Morales, J. (2004). Psicologia Social. Madrid. McGraw - Hill Ross, E. A. (2018). Social Psychology-An outline and source book. Franklin Classics Trade Press. Sabucedo, J. M. (2015). Psicologia social. Panamericana Vala, J., & Monteiro, M.B. (2010) Psicologia Social. Lx. Gulbenkian. |