Unidade Curricular:Código:
Psicossociologia das Organizações777PORG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Os conteúdos e método pedagógico da unidade curricular têm como objetivo que os estudantes sejam capazes de:
- Identificar o objeto e objetivos de estudos do comportamento organizacional e os seus níveis de análise;
- Identificar e caraterizar diferentes abordagens, clássicas e contemporâneas das organizações;
- Distinguir os conceitos de motivação e satisfação e os seus antecedentes e consequências;
- Discutir a pertinência da metodologia de coaching para a eficácia da liderança;
- Explicar o impacto da competência emocional nas organizações para a eficácia da comunicação e gestão de conflitos.
Conteúdos Programáticos:
Tópico 1 - Introdução ao comportamento organizacional: objeto e objetivo de estudo; níveis de análise.
Tópico 2 - A motivação para o trabalho e a satisfação com o trabalho.
Tópico 3 – Perspetivas clássicas das organizações e atuais desafios de gestão num ambiente VICA.
Tópico 4 – O coaching e a liderança.
Tópico 5 - Competência emocional como facilitador da comunicação e gestão de conflitos nas organizações.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão definidos para assegurar, que o aluno tome conhecimento do objeto de estudo do comportamento organizacional, os seus objetivos e as suas temáticas de estudo. De seguida, pretende-se que o aluno aprofunde conhecimentos sobre temáticas relevantes para conhecer a dinâmica do comportamento nas organizações nos seus diferentes níveis: individual, grupal e organizacional. Privilegiam-se temáticas como a motivação e satisfação; coaching e liderança; gestão emocional e gestão de conflitos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá pesquisa teórica, leitura, discussão de bibliografia específica, debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de uma prova escrita de conhecimentos, na execução de um trabalho teórico-prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Tópicos I e II – No sentido de alcançar os objetivos pedagógicos definidos para os dois tópicos programáticos, as metodologias de ensino incluem os seguintes métodos e técnicas: exposição teórica de conteúdos; leituras individuais; debates, em grupo, de case studies; visionamento de vídeos; apresentações temáticas realizadas pelos alunos. Pretende-se com esta metodologia que o aluno adquira os conhecimentos teóricos relevantes sobre a temática e que, posteriormente, os aplique a casos práticos que poderão ocorrer na sua prática profissional futura.
Bibliografia:
- Caetano, A., Ferreira, J.M.C., & Neves, J.G. (2011). Manual de psicossociologia das organizações. Escolar Editora.
- DuBrin, A. J. (2002). Fundamentals of organizational behavior (2nd ed.). Mason, Ohio: South-Western/
- Kreitner, R. & Kinicki, A. (1998). Organizational behaviour. Boston, Massachusetts: Irwin McGraw-Hill.
- Robbins, S. P. (1999). Comportamento organizacional. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.
Docente (* Responsável):
Cristina Pimentão (pimentao@ufp.edu.pt)