Unidade Curricular:Código:
Psicossociologia das Organizações777PORG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Os conteúdos e método pedagógico da unidade curricular têm como objetivo que os estudantes sejam capazes de:
- Definir comportamento organizacional e os seus níveis de análise;
- Identificar e caraterizar diferentes abordagens teóricas das organizações;
- Distinguir os conceitos de motivação e satisfação e os seus antecedentes e consequências;
- Explicar a importância dos processos de comunicação e liderança nas organizações;
- Caraterizar diferentes estratégias de resolução de conflitos.
Conteúdos Programáticos:
Introdução ao estudo do comportamento organizacional; Perspetivas teóricas sobre as organizações; Indivíduos e grupos nas organizações; Organização e mudança.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão definidos para assegurar, que o aluno tome conhecimento do objeto de estudo do comportamento organizacional, os seus objetivos e as suas temáticas de estudo. De seguida, pretende-se que o aluno aprofunde conhecimentos sobre temáticas relevantes para conhecer a dinâmica do comportamento nas organizações nos seus diferentes níveis: individual, grupal e organizacional. Privilegiam-se temáticas como a motivação e satisfação; comunicação; liderança e gestão de conflitos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá pesquisa teórica, leitura, discussão de bibliografia específica, debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de conhecimentos, na execução de um trabalho teórico-prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Tópicos I e II – No sentido de alcançar os objetivos pedagógicos definidos para os dois tópicos programáticos, as metodologias de ensino incluem os seguintes métodos e técnicas: exposição teórica de conteúdos; leituras individuais; debates, em grupo, de case studys; visionamento de vídeos; apresentações temáticas realizadas pelos alunos. Pretende-se com esta metodologia que o aluno adquire os conhecimentos teóricos relevantes sobre a temática e que, posteriormente, os aplique a casos práticos que poderão ocorrer na sua prática profissional futura.
Bibliografia:
Robbins, S., & and Judge,T. A. (2012). Organizational behavior. Pearson
Kreitner, R., & kinicki, A. (1997). Organizational behaviour. Irvin/McGraw-Hill
Docente (* Responsável):
Cristina Pimentão (pimentao@ufp.edu.pt)