Unidade Curricular:Código:
Psicossociologia das Organizações1142PORG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Os conteúdos e método pedagógico da unidade curricular têm como objetivo que os estudantes sejam capazes de:
- Identificar o objeto e objetivos de estudos do comportamento organizacional e os seus níveis de análise;
- Identificar e caraterizar diferentes abordagens, clássicas e contemporâneas das organizações;
- Distinguir os conceitos de motivação e satisfação e os seus antecedentes e consequências;
- Discutir a pertinência da metodologia de coaching para a eficácia da liderança;
- Explicar o impacto da competência emocional nas organizações para a eficácia da comunicação e gestão de conflitos.
Conteúdos Programáticos:
Tópico 1 - Introdução ao comportamento organizacional: objeto e objetivo de estudo; níveis de análise.
Tópico 2 - A motivação para o trabalho e a satisfação com o trabalho.
Tópico 3 – Perspetivas clássicas das organizações e atuais desafios de gestão num ambiente VICA.
Tópico 4 – O coaching e a liderança.
Tópico 5 - Competência emocional como facilitador da comunicação e gestão de conflitos nas organizações.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão definidos para assegurar, que o aluno tome conhecimento do objeto de estudo do comportamento organizacional, os seus objetivos e as suas temáticas de estudo. De seguida, pretende-se que o aluno aprofunde conhecimentos sobre temáticas relevantes para conhecer a dinâmica do comportamento nas organizações nos seus diferentes níveis: individual, grupal e organizacional. Privilegiam-se temáticas como a motivação e satisfação; coaching e liderança; gestão emocional e gestão de conflitos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá pesquisa teórica, leitura, discussão de bibliografia específica, debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de uma prova escrita de conhecimentos, na execução de um trabalho teórico-prático, na apresentação e discussão oral desse trabalho, assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Tópicos I e II – No sentido de alcançar os objetivos pedagógicos definidos para os dois tópicos programáticos, as metodologias de ensino incluem os seguintes métodos e técnicas: exposição teórica de conteúdos; leituras individuais; debates, em grupo, de case studies; visionamento de vídeos; apresentações temáticas realizadas pelos alunos. Pretende-se com esta metodologia que o aluno saiba aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciar uma abordagem profissional na sua atividade futura, em contexto de trabalho. Os métodos de aprendizagem procuram, também, dotar os alunos de competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, a públicos diversos (especialistas e não especialistas). Como objetivo major, procura-se potenciar as competências que permitam ao aluno uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
Bibliografia:
*Cohen, Allan. R., & Fink, Stephen. L. (2003) Comportamento organizacional: Conceitos e estudos de caso. Rio de Janeiro, Campos: Editora Campus Ltda. [UFP]
*DuBrin, Andrew J. (2002). Fundamentals of organizational behavior (2nd ed.). Cincinnati, Ohio: Thomson/SouthWestern. [UFP]
*Ferreira, J. M., Neves, J., & Caetano, A. (Eds.) (2001). Manual de psicossociologia das organizações. Lisboa: McGraw-Hill de Portugal, Lda. [UFP]
*Kets de Vries, M. F. R., & Rook, C. (2018). Coaching challenging executives, Working paper series. Retrieved from https://sites.insead.edu/facultyresearch/research/doc.cfm?did=62702 [online]
*Nelson, D. L., & Quick, J. C. (2003). Organizational behavior. Foundations, realities, & challenges. Mason, Ohio: Thomson/South-Western. [UFP]
*Robbins, Stephen P. (2005). Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall. [UFP]