Unidade Curricular: | Código: | ||
Política Demográfica e Movimentos Migratórios | 1142PDMM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Ciência Política e Relações Internacionais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
i. Assimilar os campos teóricos fundamentais sobre a política demográfica e os movimentos migratórios e suas implicações na sociedade global contemporânea. ii. Perceber a relação entre políticas de controlo de população e direitos da família; as consequências económicas, sociais e políticas dos programas de controlo/incentivo da natalidade iii.Entender as diferentes posições quanto à demografia familiar presentes em grupos étnicos numa mesma sociedade; Iv.Discernir sobre os grandes desafios contemporâneos em relação às alterações demográficas em diferentes contextos e realidades. v.Conhecer e compreender os grandes movimentos migratórios contemporâneos, suas origens, suas consequências e implicações politicas, culturais, económicas e ecológicas. vi.Adquirir competências para trabalhar na definição de políticas demográficas, e na previsão e gerência de conflitos associados a graves mutações demográficas, como é o caso das migrações. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Introdução à Unidade Curricular. Conceitos Gerais. Os conceitos de Demografia, População, Movimentos Migratórios e Politica Demográfica. 2: Políticas de Natalidade. Políticas de controlo demográfico: contracepção e esterilização; incentivos à Natalidade. 3: Movimentos Migratórios. 4: Movimentos Migratórios e Desafios Políticos. 5. Conclusão: Os desafios da Politica Demográfica | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1 - Os conteúdos programáticos privilegiam o aprofundamento de matérias teóricas específicas na área da sociologia da família e da demografia. Os discentes devem dominar os conceitos de estrutura familiar, género, população, estrutura populacional, migrações e teorias demográficas. Unidade 2 - Os conteúdos programáticos têm por objetivo possibilitar aos discentes a compreensão das políticas de controlo de natalidade. Os discentes devem compreender e dominar as dimensões biológicas culturais e sociais que influem nas políticas de natalidade. Unidade 3 - Os conteúdos programados aprofundam as implicações das migrações na estrutura demográfica de uma população e devem possibilitar aos discentes a compreensão das politicas migratórias. Unidade 4 – Os conteúdos programáticos pretendem possibilitar os conhecimentos fundamentais para que os discentes tomem consciência das profundas alterações nas sociedades contemporâneas e suas consequências nos movimentos migratórios. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, leitura e discussão de bibliografia específica bem como debates temáticos e reflexões críticas. A avaliação será contínua, baseando-se na realização da uma prova escrita de avaliação (60%), na execução de um trabalho prático, com apresentação e discussão oral desse trabalho (30%), assim como na execução de tarefas teórico-práticas em sala de aula e na pontualidade e a assiduidade do aluno (10%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Unidade 1- Exposição teórica de conteúdos. Leitura de artigos específicos sobre uma das temáticas, para aprofundamento e discussão. Unidade 2 - Exposição teórica de conteúdos. Apresentação de um Documentário. Unidade 3 - Exposição teórica de conteúdos. Leitura de artigos específicos sobre uma das temáticas, para aprofundamento e discussão. Unidade 4 - Exposição teórica de conteúdos. Leitura de artigos específicos sobre uma das temáticas, para aprofundamento e discussão. | |||
Bibliografia: | |||
Bharath Ganesh & Caterina Froio (2020). A “Europe des Nations”: far right imaginative geographies and the politicization of cultural crisis on Twitter in Western Europe, Journal of European Integration, 42:5, 715-732. Dias, Sónia; Gonçalves, Aldina (2007). Migração e Saúde. Rev. Migrações, nº 1: 15-26. Helbling, Marc. et al (2020). Restricting immigration to foster migrant integration? A comparative study across 22 European countries. Journal of Ethnic and Migration Studies, Vol. 46: 2603-2624. Müller, J.-W. (2017). What Is Populism? London: Penguin UK. Voltolini, Benedetta, et al (2020). Introduction: the politicisation of permanet crisis in Europa. Journal of European Integration, Vol. 42: 609-624. Vollset, Stein Emil et al (2020). Fertility, mortality, migration, and population scenarios for 195 countries and territories from 2017 to 2100: a forecasting analysisfor the Global Burden of Disease Study. The Lancet: www.thelancet.com [Published online July 14, 2020 | |||
Docente (* Responsável): | |||
Álvaro Campelo (campelo@ufp.edu.pt) |