Unidade Curricular:Código:
Psicossociologia do Conflito: Negociação e Mediação777PCNM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1. Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o conflito, a gestão construtiva do mesmo, a negociação e a mediação;
2. Demonstrar conhecimentos teóricos no estudo do conflito e sua gestão, nomeadamente os procedimentos de negociação e mediação;
3. Saber identificar e problematizar as diferentes técnicas de gestão construtiva de conflitos, em diferentes âmbitos;
4. Ser capaz de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos;
5. Demonstrar uma atitude crítica e autocrítica;
6. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita;
7. Recolher e organizar informação.
Conteúdos Programáticos:
Análise do conflito internacional. Conceito, abordagens e tipologias.
Competências de gestão construtiva de conflitos internacionais.
A negociação. Conceito e características da negociação.
Fatores estruturais da negociação. Estratégias e tácticas de negociação.
Processos cognitivos na negociação e na mediação.
A mediação internacional e diplomática.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram seleccionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância para a área em estudo. A inclusão de diversas abordagens fornece aos alunos uma perspectiva compreensiva do real alcance desta área de estudo. Assim, os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, actualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento, encorajando uma investigação mais aprofundada, bem como a aplicação dos modelos teóricos apresentados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Contínua e final.
Uma prova escrita e um trabalho individual ou de grupo (com 50% de ponderação cada um na nota final).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A execução pedagógica consta de aulas teórico-práticas com (1) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (2) demonstração da aplicação prática dos conceitos apresentados; e (3) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. A avaliação consta de duas provas teóricas escritas, com o peso de 50% da nota final, cada.
Bibliografia:
Bercovitch, J. (2011). Theory and practice of international mediation. London: Routledge.
Cunha, P. e Leitão, S. (2021). Manual de gestão construtiva de conflitos (4ª edição). Porto: Edições UFP.
De Dreu, C. K. W. & Gelfand, M. J. (2008). The psychology of conflict and conflict management in organizations. New York: Lawrence Erlbaum. BFP
Freitas, J. S. & Lacerda, J. (2016). A Mediação Facilitadora das Organizações Internacionais na Resolução de Conflitos: Uma Análise da Atuação da ONU da UA no Conflito entre o Sudão e o Sudão do Sul. Relações Internacionais, 51, 89-106. B-on
Greig, J. M. & Diehl, P. F. (2012). International Mediation. Cambridge: Polity.
Jeong, H-W. (2016). International negotiation: Process and strategies. Cambridge: Cambridge University Press. BFP
Moore, C. (2014). The mediation process: Practical strategies for resolving conflict (4th Edition). New York: Jossey-Bass.