Unidade Curricular:Código:
Psicossociologia do Conflito: Negociação e Mediação777PCNM
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
1. Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o conflito, a gestão construtiva do mesmo, a negociação e a mediação;
2. Demonstrar conhecimentos teóricos no estudo do conflito e sua gestão, nomeadamente os procedimentos de negociação e mediação;
3. Saber identificar e problematizar as diferentes técnicas de gestão construtiva de conflitos, em diferentes âmbitos;
4. Ser capaz de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos;
5. Demonstrar uma atitude crítica e autocrítica;
6. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita;
7. Recolher e organizar informação
Conteúdos Programáticos:
Análise do conflito internacional. Conceito, abordagens e tipologias.
Competências de gestão construtiva de conflitos internacionais.
A negociação. Conceito e características da negociação.
Fatores estruturais da negociação. Estratégias e tácticas de negociação.
Processos cognitivos na negociação e na mediação.
A mediação internacional e diplomática.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram seleccionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância para a área em estudo. A inclusão de diversas abordagens fornece aos alunos uma perspectiva compreensiva do real alcance desta área de estudo. Assim, os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, actualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento, encorajando uma investigação mais aprofundada, bem como a aplicação dos modelos teóricos apresentados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Contínua. Duas provas teóricas escritas (50% cada da nota final)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A execução pedagógica consta de aulas teórico-práticas com (1) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (2) demonstração da aplicação prática dos conceitos apresentados; e (3) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. A avaliação consta de duas provas teóricas escritas, com o peso de 50% da nota final, cada.
Bibliografia:
Cunha, P. (2008). Conflito e Negociação. Porto: Asa, 2ª edição.
Cunha, P. e Leitão, S. (2012). Manual de Gestão Construtiva de Conflitos. Porto: Edições UFP, 2ª edição.
De Dreu, C. K. W. & Gelfand, M. J. (2008). The Psychology of Conflict and Conflict Management in Organizations. New York: Lawrence Erlbaum.
Moore, C. W. (1998). O Processo de Mediação: Estratégias Práticas para a Resolução de Conflitos. Porto Alegre: Artmed, 2ª ed.
Docente (* Responsável):
Pedro Cunha (pcunha@ufp.edu.pt)