Unidade Curricular: | Código: | ||
Psicossociologia do Conflito: Negociação e Mediação | 777PCNM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Licenciatura | Ciência Política e Relações Internacionais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
1. Adquirir conhecimentos e capacidade de compreensão sobre o conflito, a gestão construtiva do mesmo, a negociação e a mediação; 2. Demonstrar conhecimentos teóricos no estudo do conflito e sua gestão, nomeadamente os procedimentos de negociação e mediação; 3. Saber identificar e problematizar as diferentes técnicas de gestão construtiva de conflitos, em diferentes âmbitos; 4. Ser capaz de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos a casos práticos; 5. Demonstrar uma atitude crítica e autocrítica; 6. Revelar capacidade de comunicação oral e escrita; 7. Recolher e organizar informação. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Análise do conflito internacional. Conceito, abordagens e tipologias. Competências de gestão construtiva de conflitos internacionais. A negociação. Conceito e características da negociação. Fatores estruturais da negociação. Estratégias e tácticas de negociação. Processos cognitivos na negociação e na mediação. A mediação internacional e diplomática. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos foram seleccionados com base na sua validade empírica, aplicabilidade e relevância para a área em estudo. A inclusão de diversas abordagens fornece aos alunos uma perspectiva compreensiva do real alcance desta área de estudo. Assim, os conteúdos programáticos dotam os alunos de uma base compreensiva, sólida, actualizada e válida do ponto de vista empírico, a partir da qual podem construir o seu conhecimento, encorajando uma investigação mais aprofundada, bem como a aplicação dos modelos teóricos apresentados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Contínua e final. Uma prova escrita e um trabalho individual ou de grupo (com 50% de ponderação cada um na nota final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A execução pedagógica consta de aulas teórico-práticas com (1) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (2) demonstração da aplicação prática dos conceitos apresentados; e (3) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. A avaliação consta de duas provas teóricas escritas, com o peso de 50% da nota final, cada. | |||
Bibliografia: | |||
Bercovitch, J. (2011). Theory and practice of international mediation. London: Routledge. Cunha, P. e Leitão, S. (2021). Manual de gestão construtiva de conflitos (4ª edição). Porto: Edições UFP. De Dreu, C. K. W. & Gelfand, M. J. (2008). The psychology of conflict and conflict management in organizations. New York: Lawrence Erlbaum. BFP Freitas, J. S. & Lacerda, J. (2016). A Mediação Facilitadora das Organizações Internacionais na Resolução de Conflitos: Uma Análise da Atuação da ONU da UA no Conflito entre o Sudão e o Sudão do Sul. Relações Internacionais, 51, 89-106. B-on Greig, J. M. & Diehl, P. F. (2012). International Mediation. Cambridge: Polity. Jeong, H-W. (2016). International negotiation: Process and strategies. Cambridge: Cambridge University Press. BFP Moore, C. (2014). The mediation process: Practical strategies for resolving conflict (4th Edition). New York: Jossey-Bass. |