Unidade Curricular:Código:
Organizações Internacionais777OINT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O objectivo máximo desta unidade curricular é dar a conhecer a orgânica e funcionamento das instituições internacionais bem como o papel desempenhado por essas instituições na cooperação internacional. Assim, no final do semestre os alunos deverão ser capazes de identificar as principais organizações internacionais quanto à sua natureza e significado no sistema internacional. Deverão ainda entender os processos de mudança dessas organizações face aos desafios constantes na ordem internacional.
Conteúdos Programáticos:
A cooperação internacional. Noções fundamentais. A cooperação como um utensílio ao serviço do desenvolvimento. O estudo das organizações internacionais enquanto agentes activos da cooperação internacional. Conceito fundamentais. Análise da origem e natureza das organizações internacionais. O fracasso da Sociedade das Nações. A II Guerra Mundial e o aparecimento de novas organizações internacionais. Organizações internacionais para-universais. Organizações Regionais. Organizações de solidariedade inter-regional. O papel dos países desenvolvidos como principais agentes activos da cooperação internacional. As organizações internacionais no século XXI. Novos desafios: interdependência, integração e globalização. Actuais limitações das Organizações Internacionais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A presente unidade curricular evidência uma clara coerência entre os conteúdos programáticos e os seus objectivos. Os conteúdos programáticos desta UC incidem, nas áreas chave para a compreensão das OI, nomeadamente, ao nível dos conceitos centrais, tipologia, desafios e limitações. Este quadro de conteúdos traduzir-se-á na apresentação de estudos de caso relacionados com os mesmos, permitindo, deste modo, o cumprimento dos objectivos desta unidade curricular.
Assim, os conteúdos programáticos apresentados permitem o cumprimento dos objectivos estabelecidos, uma vez que proporcionam condições de análise crítica sobre estudos de caso em temas chave.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Estudo de caso 50% + Trabalho individual 40%+Participação em sala de aula e assiduidade 10%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dada a natureza dos conteúdos programáticos a tratar, consideramos que a metodologia prevista se afigura como a mais adequada com vista à consecução dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular. A par das aulas expositivas, destinadas à apresentação dos conceitos fundamentais e à introdução dos alunos nos conteúdos programáticos, estão previstos momentos de debate, a partir da informação facultada pelo docente e da pesquisa efetuada pelos discentes. Os alunos, sob a orientação do docente e depois de introduzidos nos conceitos fundamentais, serão estimulados a desenvolver pesquisa sobre as matérias que constituem o plano de estudos e, para efeitos de avaliação da unidade curricular, deverão realizar um trabalho de investigação.
Bibliografia:
ARMSTRONG, D. et al. (2004). International Organisation in World Politics. 3o ed., USA: Palgrave Macmillan.
BARNETT, Michael &Martha Finnemore (2004). Rules for the world: international organizations in global politics, Ithaca: Cornell University Press.
FERNANDES, Anto´nio Jose´ (2015). Relações internacionais: evolucão, protagonistas e teorias, Lisboa: Chiado Editora.
HURD, Ian (2014). International organizations : politics, law, practice, 2nd ed., Cambridge : Cambridge University Press.
KARNS, Margaret P. & Karen A. Mingst (s/d). International Organizations : the politics and processes of global governance.
SIMON, David (1999), Development as Theory and Practice – Current Perspectives on Development Co-operation, London: Longman.
TRENT, John E.(2007). Modernizing the United Nations system : civil society's role in moving from international relations to global governance. Opladen: Barbara Budrich Verlag.
Docente (* Responsável):
Carla Pinto Cardoso (ccardoso@ufp.edu.pt)
João Casqueira (jcasq@ufp.edu.pt)