Unidade Curricular:Código:
Organizações Internacionais1142OINT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O objetivo desta Unidade Curricular é promover conhecimentos essenciais da orgânica e do funcionamento das Organizações Internacionais - Instituições Internacionais Intergovernamentais - bem como o seu papel desempenhado na cooperação e na política internacionais. No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de formular análises críticas na identificação das principais Organizações Internacionais, quanto à sua natureza e significado no sistema internacional. Objetiva-se a capacitação da compreensão dos processos de mudança dessas Organizações face aos desafios constantes na ordem internacional.
Conteúdos Programáticos:
1. Organizações Internacionais, cooperação e política internacionais;
2. Organizações Internacionais como agentes ativos das Relações Internacionais;
3. Origem e natureza das Organizações Internacionais;
4. O fracasso da Sociedade das Nações e o aparecimento de novas Organizações Internacionais após a II Guerra Mundial;
5. As Organizações Internacionais universais;
6. As Organizações Internacionais regionais;
7. As Organizações de Solidariedade Inter-regional;
8. As Organizações Internacionais no séc. XXI: os novos desafios da interdependência, da integração e da globalização;
9. As atuais limitações das Organizações Internacionais;
10. Ao longo de todo os temas do programa: Estudos de caso de Organizações Internacionais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular incidem nas áreas chave para uma compreensão abrangente das Organizações Internacionais: conceitos centrais, tipologia, funções, desafios e limitações. Este quadro de conteúdos traduz-se, ao longo de todo o semestre, na apresentação de sessões teóricas e de sessões práticas de estudos de caso sobre as diversas organizações internacionais, com a participação ativa dos estudantes – capacitando assim, de forma progressiva, os estudantes para a análise crítica do tema.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Avaliação Teste Escrito: 30%; Trabalho de Investigação Escrito Individual: 50%; Prova oral: Apresentação e Defesa do Trabalho 20%. Para dar cumprimento ao exigido no desenvolvimento curricular e fazer face aos objetivos propostos: diversas metodologias de ensino/aprendizagem ativa. A aula expositiva não é dispensada, onde o debate de ideias e a expressão da opinião bem fundamentada é uma constante, com a análise e crítica política, das RI, da legislação e da jurisprudência do DIP. Paralelamente a resolução de problemas propostos permite um contacto muito próximo com a realidade de trabalho e com as dificuldades e etapas que vão sendo ultrapassadas num contexto real através de estudos de caso com análise crítica dos problemas da sociedade internacional contemporânea e de como o direito internacional enfrenta ou poderia enfrentar estes problemas. A acompanhar este processo incentiva-se o estudante à pesquisa e promove-se o seu estudo autónomo.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Dada a natureza dos conte dos programáticos, a metodologia prevista afigura-se como a mais adequada com vista à consecução dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular. A par das aulas expositivas, destinadas à apresentação dos conceitos fundamentais e à introdução dos alunos nos conteúdos programáticos, pelo menos cinco momentos de debate estão previstos, a partir da informação facultada pelo docente e da pesquisa efetuada pelos estudantes. Após estudo aprofundado de conceitos essenciais, sob orientação do docente, os estudantes serão estimulados a desenvolver pesquisa sobre um dos pontos da matéria do programa e, para efeitos de avaliação da unidade curricular, deverá o entregar um trabalho escrito final. Este será objeto de apresentação e defesa, como elemento de avaliação e, sobretudo, de desenvolvimento de competências.
Bibliografia:
Bibliografia de Estudo:
Campos, J. (Coord.) (2019). Organizações Internacionais. Almedina Editora.
Duarte, M., Lanceiro, R., Duarte, F. (Coord.) (2020). Ordem Jurídica Global do Séc. XXI: Sujeitos e Atores no Palco Internacional. AAFDL Editora.
Larres, K., Wittlinger, R. (Eds.) (2020). Understanding Global Politics: Actors and Themes in International Affairs. Routledge.
Lanceiro, R., Freitas, T., Duarte, F. (Org.) (2021). Coletânea de Textos de Direito Internacional Público 2021. AAFDL Editora.
Bibliografia Complementar:
Brito, W. (2021). Direito Internacional Público. Editora Almedina.
Lopes, J. (Coord.) (2020). Regimes Jurídicos Internacionais. Vol. I. Universidade Católica Editora.
Miranda, J. (2016). Curso de Direito Internacional Público. 6.ª Edição. Editora Principia.