Unidade Curricular: | Código: | ||
Organizações Internacionais | 1142OINT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Ciência Política e Relações Internacionais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objetivo desta Unidade Curricular é promover conhecimentos essenciais da orgânica e do funcionamento das Organizações Internacionais - Instituições Internacionais Intergovernamentais - bem como o seu papel desempenhado na cooperação e na política internacionais. No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de formular análises críticas na identificação das principais Organizações Internacionais, quanto à sua natureza e significado no sistema internacional. Objetiva-se a capacitação da compreensão dos processos de mudança dessas Organizações face aos desafios constantes na ordem internacional. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Organizações Internacionais, cooperação e política internacionais; 2. Organizações Internacionais como agentes ativos das Relações Internacionais; 3. Origem e natureza das Organizações Internacionais; 4. O fracasso da Sociedade das Nações e o aparecimento de novas Organizações Internacionais após a II Guerra Mundial; 5. As Organizações Internacionais universais; 6. As Organizações Internacionais regionais; 7. As Organizações de Solidariedade Inter-regional; 8. As Organizações Internacionais no séc. XXI: os novos desafios da interdependência, da integração e da globalização; 9. As atuais limitações das Organizações Internacionais; 10. Ao longo de todo os temas do programa: Estudos de caso de Organizações Internacionais. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular incidem nas áreas chave para uma compreensão abrangente das Organizações Internacionais: conceitos centrais, tipologia, funções, desafios e limitações. Este quadro de conteúdos traduz-se, ao longo de todo o semestre, na apresentação de sessões teóricas e de sessões práticas de estudos de caso sobre as diversas organizações internacionais, com a participação ativa dos estudantes – capacitando assim, de forma progressiva, os estudantes para a análise crítica do tema. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Avaliação Teste Escrito: 30%; Trabalho de Investigação Escrito Individual: 50%; Prova oral: Apresentação e Defesa do Trabalho 20%. Para dar cumprimento ao exigido no desenvolvimento curricular e fazer face aos objetivos propostos: diversas metodologias de ensino/aprendizagem ativa. A aula expositiva não é dispensada, onde o debate de ideias e a expressão da opinião bem fundamentada é uma constante, com a análise e crítica política, das RI, da legislação e da jurisprudência do DIP. Paralelamente a resolução de problemas propostos permite um contacto muito próximo com a realidade de trabalho e com as dificuldades e etapas que vão sendo ultrapassadas num contexto real através de estudos de caso com análise crítica dos problemas da sociedade internacional contemporânea e de como o direito internacional enfrenta ou poderia enfrentar estes problemas. A acompanhar este processo incentiva-se o estudante à pesquisa e promove-se o seu estudo autónomo. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Dada a natureza dos conte dos programáticos, a metodologia prevista afigura-se como a mais adequada com vista à consecução dos objetivos de aprendizagem da unidade curricular. A par das aulas expositivas, destinadas à apresentação dos conceitos fundamentais e à introdução dos alunos nos conteúdos programáticos, pelo menos cinco momentos de debate estão previstos, a partir da informação facultada pelo docente e da pesquisa efetuada pelos estudantes. Após estudo aprofundado de conceitos essenciais, sob orientação do docente, os estudantes serão estimulados a desenvolver pesquisa sobre um dos pontos da matéria do programa e, para efeitos de avaliação da unidade curricular, deverá o entregar um trabalho escrito final. Este será objeto de apresentação e defesa, como elemento de avaliação e, sobretudo, de desenvolvimento de competências. | |||
Bibliografia: | |||
Bibliografia de Estudo: Campos, J. (Coord.) (2019). Organizações Internacionais. Almedina Editora. Duarte, M., Lanceiro, R., Duarte, F. (Coord.) (2020). Ordem Jurídica Global do Séc. XXI: Sujeitos e Atores no Palco Internacional. AAFDL Editora. Larres, K., Wittlinger, R. (Eds.) (2020). Understanding Global Politics: Actors and Themes in International Affairs. Routledge. Lanceiro, R., Freitas, T., Duarte, F. (Org.) (2021). Coletânea de Textos de Direito Internacional Público 2021. AAFDL Editora. Bibliografia Complementar: Brito, W. (2021). Direito Internacional Público. Editora Almedina. Lopes, J. (Coord.) (2020). Regimes Jurídicos Internacionais. Vol. I. Universidade Católica Editora. Miranda, J. (2016). Curso de Direito Internacional Público. 6.ª Edição. Editora Principia. |