Unidade Curricular: | Código: | ||
Organização e Gestão de Empresas | 777OGE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Ciência Política e Relações Internacionais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A presente Unidade Curricular visa introduzir ao alunos os conceitos e técnicas nucleares da gestão organizacional, dotando-os de: - Conhecimento das escolas e modelos nucleares de gestão; - Capacidade de compreensão sobre os contextos e dinâmicas organizacionais; - Capacidade crítica para o entendimento e participação nos processos de gestão; - Conhecimento e compreensão das áreas e funções da gestão organizacional; - Capacidade de planeamento e operacionalização de instrumentos de gestão. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Resumo Empresa Teorias Organizacionais: Gestão organizacional e responsabilidade social Funções da gestão Contexto internacional Fundamentos da estratégia empresarial Estrutura organizacional Recursos Humanos Gestão de marketing Planos e modelos negócio | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A Unidade Curricular na articulação entre os objetivos de aprendizagem e conteúdos programáticos descritos permitirá aos discentes: - Compreender o papel das organizações e dos negócios na criação de valor e o seu contributo para o crescimento da economia; - Adquirir uma visão global dos processos de gestão nas quatro funções básicas de gestão: planeamento, organização, direção e controlo; - Compreender a importância da gestão num contexto de turbulência, complexidade económica e social; - Compreender a interação entre as organizações e o meio envolvente. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas têm um cariz teórico-prático. A componente teórica tem caráter expositivo, suportada em bibliografia e material de estudo disponibilizado na plataforma de e-learning, e casos práticos de aplicação dos conceitos teóricos. A avaliação será continua e realizada através: - um teste (60%), - resolução de casos de estudo (10%) - trabalho final (30%) com apresentação em power-point e defesa | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A exposição conceptual, juntamente com a discussão de pontos de vista e estudos de caso permite aos alunos o conhecimento e análise critica dos temas abordados. Simultaneamente as temáticas e natureza dos trabalhos individuais potenciam o amadurecimento dos discentes relativamente às temáticas bem como ao alcance de competências gerais, profissionais e teóricas. | |||
Bibliografia: | |||
- Lisboa, J. et al. (Coord) (2011). Introdução à gestão das Organizações. Vida Económica. - GS Du Toit; BJ Erasmus; JW Strydom (2010). Introduction to Business Management. Oxford University Press Southern Africa. - Boddy, D. (2016) Management – An introduction. Pearson - Maçães, M. (2018) Manual de Gestão Moderna. Teoria e Prática, 2ª ed., Actual Editora - Ebert, R. e Griffin, R. (2018) Business Essentials, 12th Ed., Pearson. - Stewart R Clegg, Martin Kornberger,Tyrone S. Pitsis (2019) Managing and Organizations: An Introduction to Theory and Practice, 5th Ed., SAGE; |