Unidade Curricular:Código:
Marketing Político1142MKPO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O programa da UC de Marketing Político, pretende transmitir aos alunos conhecimentos teórico-práticos, devidamente conceptualizados, que lhes permitam compreender a natureza do Marketing Político e a sua importância no actual contexto das sociedades industrializadas. Neste sentido, serão desenvolvidos os objectivos, os meios e as estratégias das intenções de voto, bem como, a acção eleitoral do Marketing político, de modo a que o aluno possa, quando necessite, colaborar ou desenvolver estratégias de Marketing para um partido ou entidade política.
Conteúdos Programáticos:
Os fundamentos do Marketing Politico, O Marketing e a Política, Perspectiva histórica do Marketing Político, Marketing Politico: instrumento de acesso e exercicio de poder, A comunicação política e os media, A investigação em Marketing político, Estratégia e acção eleitoral, A comunicação como variável estratégica do Marketing Politico, Marketing Politico na Internet.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A disciplina visa contribuir para o conhecimento teórico e reflexivo acerca da relação entre o Marketing, os media e a política, através do desenvolvimento de capacidades críticas de “leitura” da relevância social da comunicação e do modus operandi dos media e da política nas sociedades contemporâneas. Para tal, a disciplina articula um ensino teórico-prático, composto por aulas expositivas do docente e por apresentações de trabalhos pelos alunos em aula, onde se pretende, igualmente, que utilizem um quadro teórico para trabalhar, de forma empírica, estudos de caso contemporâneos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas têm uma natureza teórico-prática, tendo os alunos uma intervenção fundamental no processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é contínua e presencial. A metodologia de ensino inclui a apresentação de conceitos e modelos teóricos, acompanhada de exemplos e casos práticos e pela realização de exercícios e trabalhos. A avaliação das competências será aferida com base na realização de 2 teste de avaliação (80%), na realização de 1 trabalho (20%)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação da teoria e na aplicação prática dos conceitos de Marketing e Comunicação politica estudados, procurando-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais de desenvolvimento de campanhas eleitorais, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para aplicar este tipo de técnicas no desenvolvimento de campanhas eleitorais.
Bibliografia:
CACCIOTTO, M. (2015), Marketing Político. Coimbra: Conjuntura Actual Editora.
ESPÍRITO SANTO, P.(2006), Sociologia Política e Eleitoral. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa.
FIGUEIRAS, R. (2012), Os Media e as Eleições Europeias, Legislativas e Autárquicas de 2009. Coleção Estudos de Comunicação e Cultura. Universidade Católica Editora.
LEES-MARSHMENT, J. (2014), Political Marketing: Principles and Applications. New-York: Routledge.
MAAREK, P. (2011), Campaigan Communication and Political Marleting. Boston: Wiley-Blackwell.
MARTINS, M. (2007), Comunicação e Marketing Político, Contributos Pedagógicos. ISCSP , Univer. Técnica de Lisboa, Lisboa.
SANTOS, M. (1996), Marketing Político, s.l., Edições CETOP.
SEPULVEDA, A. (2000), Marketing Político na Internet, Lisboa, Edições centro Atlântico
WILLIAM, C. B. & Newman, B. I. (2018). Social Media, Political Marketing and the 2016 U.S. Election. New-York: Routledge.