Unidade Curricular: | Código: | ||
Marketing Político | 1142MKPO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Ciência Política e Relações Internacionais | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 78 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O programa da UC de Marketing Político, pretende transmitir aos alunos conhecimentos teórico-práticos, devidamente conceptualizados, que lhes permitam compreender a natureza do Marketing Político e a sua importância no actual contexto das sociedades industrializadas. Neste sentido, serão desenvolvidos os objectivos, os meios e as estratégias das intenções de voto, bem como, a acção eleitoral do Marketing político, de modo a que o aluno possa, quando necessite, colaborar ou desenvolver estratégias de Marketing para um partido ou entidade política. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Principios de Marketing; Os fundamentos do Marketing Politico, Perspectiva histórica do Marketing Político, Marketing Politico: instrumento de acesso e exercicio de poder, A comunicação política e os media, A investigação em Marketing político, Estratégia e acção eleitoral, Marketing Politico na Internet. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A disciplina visa contribuir para o conhecimento teórico e reflexivo acerca da relação entre o Marketing, os media e a política, através do desenvolvimento de capacidades críticas de “leitura” da relevância social da comunicação e do modus operandi dos media e da política nas sociedades contemporâneas. Para tal, a disciplina articula um ensino teórico-prático, composto por aulas expositivas do docente e por apresentações de trabalhos pelos alunos em aula, onde se pretende, igualmente, que utilizem um quadro teórico para trabalhar, de forma empírica, estudos de caso contemporâneos. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As aulas têm uma natureza teórico-prática, tendo os alunos uma intervenção fundamental no processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é contínua e presencial. A metodologia de ensino inclui a apresentação de conceitos e modelos teóricos, acompanhada de exemplos e casos práticos e pela realização de exercícios e trabalhos. A avaliação das competências será aferida com base na realização de 2 teste de avaliação (80%), na realização de 1 trabalho (20%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias propostas estão em coerência com os objectivos formulados para a unidade curricular dado que apostam na interpretação da teoria e na aplicação prática dos conceitos de Marketing e Comunicação politica estudados, procurando-se estabelecer um paralelismo entre a teoria e a prática aplicada a problemas reais de desenvolvimento de campanhas eleitorais, contribuindo deste modo para desenvolver a capacidade do aluno para aplicar este tipo de técnicas no desenvolvimento de campanhas eleitorais. | |||
Bibliografia: | |||
CACCIOTTO, M. (2015), Marketing Político. Coimbra: Conjuntura Actual Editora. FIGUEIRAS, R. (2012), Os Media e as Eleições Europeias, Legislativas e Autárquicas de 2009. Coleção Estudos de Comunicação e Cultura. Universidade Católica Editora. LEES-MARSHMENT, J. (2014), Political Marketing: Principles and Applications. New-York: Routledge. MAAREK, P. (2011), Campaigan Communication and Political Marleting. Boston: Wiley-Blackwell. MARTINS, M. (2007), Comunicação e Marketing Político, Contributos Pedagógicos. ISCSP , Univer. Técnica de Lisboa, Lisboa. SEPULVEDA, A. (2000), Marketing Político na Internet, Lisboa, Edições centro Atlântico WILLIAM, C. B. & Newman, B. I. (2018). Social Media, Political Marketing and the 2016 U.S. Election. New-York: Routledge. LEES-MARSHMENT, J.; Conley, B.; Elder, E.; Pettitt, R.; Raynauld, V. & Turcotte, A. (2019). Political Marketing: Principles and Applications. 3rd Edition. London: Routledge. |