Unidade Curricular:Código:
Microeconomia777MIC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Objectivos: Entender os princípios microeconómicos subjacentes ao comportamento dos consumidores e das empresas e a interação dos agentes em estruturas diferenciadas. Entender o mecanismo de preços como regulador dos mercados. Conhecer as teorias do consumidor, dos custos e da produção. Distinguir a análise microeconómica em diferentes estruturas de mercado.
Competências: aquisição de conhecimentos específicos em microeconomia; resolução de problemas; aplicação de conhecimentos em contextos diferentes; adaptação a novas situações; trabalho autónomo.
Conteúdos Programáticos:
CP0. ECONOMIA. MICROECONOMIA versus Macroeconomia
Escassez; Escolha; Bem/Recurso; Custo de Oportunidade; Consumo/Necessidade; Produção; Abordagem micro económica.
CP1. OFERTA, PROCURA E FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
As forças de mercado da Oferta e da Procura; Elasticidades e sua aplicação; Intervenção do Estado; Bem-Estar.
CP2. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Preferências; Restrição orçamental; Decisão ótima.
CP3. COMPORTAMENTO DO PRODUTOR: Produção e Custos. Estruturas de Mercado (Concorrência perfeita, Monopólio, Oligopólio).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CPO. Permite compreender os principais conceitos e objetivos da Economia e diferenciar entre a abordagem micro e a abordagem macroeconomia.
CPI. Permite compreender o funcionamento dos mercados de concorrência perfeita, através da análise do impacto no mercado resultante de alterações da oferta/procura; da relação entre elasticidades da oferta/procura e alterações ao equilíbrio; do impacto no mercado resultante da intervenção do Estado.
CP2. Permite compreender a tomada de decisões económicas de consumidores, relacionando preferências, curvas de indiferença e a restrição orçamental.
CP3. Permite compreender a tomada de decisões económicas de produtores em diversas estruturas de mercado, através da interpretação e relacionamento entre produto/custo total/médio/marginal em período curto e longo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A disciplina recorre a apresentação teórica, análise conceptual, cálculo e análise gráfica. As aulas são teórico-práticas, complementando a exposição teórica com a resolução de exercícios e estudo de casos. A avaliação consiste em 2 testes intermédios (50%+50%) ou exame final.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A articulação entre a exposição teórica, resolução de exercícios e reflexão sobre estudo de casos, possibilita seja a aquisição de conhecimentos específicos em microeconomia, seja a sua aplicação à resolução de problemas.
Bibliografia:
[1] Krugman, P. e Wells, R. (2021). Economics. 6th editio. Macmillan learning.
[2] Mankiw, N. G. (2021). Princípios de Microeconomia. 2ª Edição. Rei Livros.
[3] Mankiw, N. G. (2017). Principles of Economics. 8th edition. Cengage Learning.
[4] Mankiw, N. G. (2008). Introdução à Economia. São Paulo: Cengage Learning.
[5] Mankiw, N. G. (1999). Introdução à Economia. Princípios de Micro e Macroeconomia. Rio de Janeiro: Campus.
[6] Nabais, C. e Ferreira, R. (2011). Microeconomia - Lições e Exercícios. Lisboa: Lidel Edições Técnicas.
[7] Pinho, Micaela. (2019). Microeconomia - Teoria e Prática Simplificada, 4ª Ed. Lisboa: Edições Sílabo.
[8] Samuelson, P. A. and Nordhaus. W. (2012). Economia, 19ª edição. London: McGraw-Hill.