Unidade Curricular:Código:
Macroeconomia777MAC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaCiência Política e Relações Internacionais6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A UC tem como objetivo observar como a forma as variáveis macroeconómicas fundamentais se relacionam, utilizar métodos diferenciados de mensurar o produto nacional, e compreender a dinâmica de funcionamento do modelo AD-AS. Pretende-se que no final da lecionação os alunos sejam capazes de compreender a fundamentação clássica e keynesiana da abordagem dos mercados de bens e serviços, monetário e do trabalho e de estabelecer uma análise critica dos principais efeitos da política macroeconómica. No âmbito do desenvolvimento de competências, destaque para: aquisição de conhecimentos específicos em macroeconomia; análise, síntese e gestão de informação; resolução de problemas em macroeconomia; capacidade de comunicação interdisciplinar; construção de argumentação complexa com dados de suporte; trabalho autónomo; capacidade de análise de dados fundamentais da economia portuguesa e europeia.
Conteúdos Programáticos:
0. Introdução
1. Contabilidade Nacional
1.1. O circuito económico
1.2. Identidades Fundamentais
1.2.1. Ótica do Produto
1.2.2. Ótica do Rendimento
1.2.3. Ótica da Despesa
1.3. Critérios de medição
1.3.1. PIB vs PNB
1.3.2. Líquido vs bruto
1.3.3. Pm vs cf;
1.3.4. PIB real vs PIB nominal
1.4. Análise de estatísticas
2. Curvas AS e AD
2.1. Procura e oferta agregadas
2.2. Os determinantes da procura agregada
2.3. Os determinantes da oferta agregada
2.4. Movimentos das curvas e ao longo das curvas
2.5. O equilíbrio
3. Perspetiva clássica
3.1. Premissas de base
3.2. O mercado de bens e serviços
3.3. O mercado de trabalho
3.4. O mercado do capital
4. Perspetiva keynesiana
4.1. Premissas de base
4.2. As funções consumo e poupança
4.3. A função investimento
4.4. O sector Estado
4.5. O sector externo
4.6. Determinação do equilíbrio
4.7. Os efeitos multiplicadores
5. Conclusões
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A disciplina procura dotar os alunos de uma compreensão do funcionamento de um sistema macroeconómico, nas perspetivas clássica e keynesiana. Inicia com a explicitação da relação entre o fluxo circular de rendimento, a contabilidade nacional e os modelos macroeconómicos. Neste âmbito, introduz os alunos aos conceitos fundamentais de medida em contabilidade nacional, que possibilitam, no âmbito da ótica da despesa, o entendimento da identidade macroeconómica fundamental subjacente ao exercício da política fiscal nas economias modernas. A observação do sistema macroeconómico é inicialmente estabelecida por recurso à análise gráfica das curvas AD e AS, estabelecendo-se uma leitura na perspectiva clássica e na perspectiva keynesiana dos seus principais determinantes e da correspondente formação dos equilíbrios.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino combina a apresentação de conceitos, medida e modelos teóricos. Estas ferramentas possibilitam o entendimento do funcionamento de um sistema macroeconómico, ao evidenciarem a relação entre mercados e a decorrente formação de agregados macroeconómicos. Todos os conteúdos são acompanhados de apresentação gráfica, dedução analítica e realização de exercícios. Procura-se igualmente a utilização de exemplos práticos e atuais do andamento macroeconómico das economias europeia e portuguesa.
SUJEITO A ALTERAÇÃO
TESTE 1 - cap. 1 a 3 - 60%
TESTE 2 - cap. 4 - 25% - OBRIGATORIMENTE PRESENCIAL
PARTICIPAÇÃO aferida pela resolução de exercícios individuais assíncronos - 15%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia utilizada combina a apresentação expositiva de conteúdos, com desenho e análise gráfica e dedução analítica de modelos. Nos itens 1 a 3, para além da componente teórica expositiva, é dada maior relevância ao trabalho gráfico e cálculo de agregados. Nos item 4, para além da componente teórica expositiva, é dada maior relevância ao trabalho gráfico e dedução analítica de multiplicadores. Em qualquer um dos itens programáticos os alunos são conduzidos na resolução de exercícios. Para além da resolução de problemas, a aplicação prática dos conhecimentos é igualmente estabelecida através do recurso a exemplificações do andamento atual da macroeconomia dos Estados, com referencia particular para as economias europeia e portuguesa.
Bibliografia:
Dunnet, A. (1990). “Para compreender a economia”. Lisboa: Calouste Gulbenkian.
Dornbusch, R. e Fischer, S. (1994). “Macroeconomia”. Boston: McGraw-Hill.
Krugman, P. e Wells, R. (2014). “Introdução à Economia”, 3/e. Rio de Janeiro: Elsevier.
Krugman, P. e Wells, R. (2018). “Economics.” NY: Worth Publishers.
Mankiw, N. G. (2014). “Introdução à Economia.” São Paulo: Cengage Learning.
Mankiw, N. G. e Taylor, M. P. (2017). “Economics.” Hampshire: Cengage Learning.
Pinho, M. (2018). “Macroeconomia – Teoria e Prática Simplificada.” Lisboa: Edições Sílabo.
Rossetti, J. P. (1990). “Introdução à Economia.” São Paulo: Atlas.
Samuelson, P. e Nordhaus, D. (2005).“Macroeconomia”. London: McGraw-Hill.
Samuelson, P. e Nordhaus, D. (1996). “Economia.” Lisboa: McGraw Hill.
Santos, J., Pina, A., Braga, J. e Aubyn, M. (2016). “Macroeconomia.” Lisboa: Escolar Editora.
Silva, J.C. (2011). “Macroeconomia”. Lisboa: Verlag Dashofer.